View Blog 047
View Blog 047

20 filmes sobre o mercado financeiro que você precisa assistir

Quem não deseja melhorar sua relação com o dinheiro, não é mesmo? Desde aprender conceitos simples de finanças, saber como montar da melhor forma sua carteira de ações, até mesmo estruturar um bom planejamento financeiro pessoal. Além disso, assistir a filmes que nos passam bons hábitos financeiros pode fazer toda a diferença no nosso dia a dia.

Vamos lá? Faça sua escolha e descubra como você pode aplicar cada aprendizado na sua vida, ao mesmo tempo em que se diverte! Prepare desde já a pipoca!

Aprenda ao máximo com os filmes sobre finanças

Antes de irmos para nossa lista, confira os insights e os aprendizados que você pode obter depois de assistir à essas produções:

  • Saia da zona de conforto e arrisque, sempre conhecendo as possíveis consequências;
  • Uma base de conhecimento é essencial. Não espere resultados apostando na sorte;
  • Quando o assunto é dinheiro, nem tudo pode ser 100% controlado, mas o risco pode ser gerenciado;
  • Ganhos fáceis, rápidos e constantes não existem. Dedique-se para uma boa performance.

Então, alguma ideia dos filmes que compõem nossa lista? Continue a leitura para conferir!

1. Rogue Trader (A Fraude)

O filme de 1999 traz o ator Ewan McGregor como um funcionário do Barings Bank. Ele começa como escriturário, mas tem ambição e deseja subir na carreira. Até se tornar corretor da bolsa da empresa em Singapura.

Ele precisava montar operaçõesno mercado futuro e opções. O seu primeiro ano é excepcional, com ótimos ganhos, se não fosse por um detalhe: ele agiu ilegalmente em diversas situações e escondeu perdas sofridas em uma conta da empresa.

Por isso, começa uma “bola de neve” de perdas que traz consequências catastróficas. O filme mostra como é importante seguir regras, ser transparente e acompanhar tudo de perto.

2. Wall Street: Poder e Cobiça

A produção de 1987 traz Michael Douglas (Gordon Gekko) e Charlie Sheen (Bud Fox) como protagonistas e mostra os bastidores da bolsa de valores de Nova York, um universo que pode ser cercado de ganância, poder e frieza.

Fox tem Gekko como um grande ídolo. Porém, ele percebe que muitas companhias querem apenas lucrar, mesmo que isso traga perdas aos investidores.

Como o filme mostra, é preciso ter cuidado no mundo dos negócios e não se deixar levar por atitudes e momentos que serão prejudiciais no futuro.

3. O Lobo de Wall Street

Um dos trabalhos mais recentes sobre mercado financeiro, o filme de 2013 traz Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort, um corretor de títulos que realmente existiu.

A trama explica como Belfort usou brechas do sistema para enriquecer e fazer a sua própria companhia virar uma gigante do setor. Entretanto, o envolvimento com esquemas ilegais, fraudes e a rotina regada a festas e gastos fizeram com que o destino do executivo não fosse dos melhores.

Aprenda o que você deve fazer – e o que não deve – para ter sucesso no mercado financeiro com o filme.

4. À Procura da Felicidade

A produção de 2007 conta a história real de Chris Gardner, interpretado por Will Smith. Ele é um pai de família que se vê em uma péssima situação: separado, sem dinheiro, com um filho pequeno e sem fonte de renda.

Depois de fracassar como vendedor, ele consegue um estágio não remunerado em uma corretora de ações. E, em paralelo aos problemas financeiros, ele mantém a esperança de que poderá ser efetivado na companhia e, com isso, ter um futuro de sucesso.

Por ser inspirada em fatos reais, a trama se relaciona diretamente com o que é vivenciado por muitos profissionais altamente capacitados, ou com grande potencial, que encontram dificuldade para se destacar no mercado.

Uma aula de persistência e de como ser inteligente dentro do universo comercial, mesmo com vários obstáculos.

5. A Grande Aposta

Vencedor do Oscar 2016 de melhor roteiro adaptado, o filme traz Brad Pitt, Steve Carell, Christian Bale e Ryan Gosling como agentes financeiros que, de formas diferentes, antecipam-se à crise de 2008.

Todos apostam que a “bolha imobiliária” vai estourar a qualquer momento, e assim, começam uma verdadeira saga para entender como isso acontecerá e como eles podem faturar em cima disso.

Um dos grandes trunfos da produção é explicar o “economês” de um jeito divertido e bem didático. Logo, é um daqueles filmes essenciais para quem ama o assunto.

6. Inside Job

Esse na verdade é um documentário que venceu o Oscar no ano de 2011. Dirigido por Charls Fergunson e narrado por Matt Damon, “Inside Job” expõe e analisa os fatos que acarretaram a grande crise econômica de 2008.

A obra é baseada em extensas pesquisas e conta com entrevistas de jornalistas, economistas e políticos, todos nomes renomados em suas respectivas áreas.

A produção ainda mostra como a combinação de desregulamentação, negligência e ganância levaram o mercado ao colapso. Dividida em cinco partes, começa no cenário econômico mundial no começo do século 21. No decorrer do documentário, podemos ver as consequências do estouro da bolha imobiliária e os responsáveis pelo cenário. 

Embora o excesso de informação e detalhes o transformem em uma escolha mais indicada para os já iniciados no mercado financeiro, “Inside Job” é uma aula de economia que não pode ser ignorada.

7. Grande demais para Quebrar

Esse filme é baseado no livro homônimo do jornalista Andrew Sorkin, com o mesmo nome, e é a dramatização da crise de 2008 pelos olhos de Henry Paulson, Secretário de Tesouro dos Estados Unidos na época. 

O enredo se concentra na busca de Paulson e sua equipe, junto com grandes nomes de Wall Street, para salvar a economia norte-americana em meio aos momentos de maior instabilidade daquele período.

O nome do filme vem de uma tese que ganhou força em meio às perturbações econômicas do fim da década passada. Essa expressão transmite a ideia de que a ruína de algumas empresas, como instituições financeiras gigantescas, pode trazer consequências devastadoras para toda a sociedade.

8. Quants: Os Alquimistas de Wall Street

Esse é outro documentário, agora dirigido por Marije Meerman que retrata as atividades dos quantative analysts (quants). Esses profissionais são especializados em estabelecer modelos matemáticos e estatísticos avançados para definir valores e riscos em alguns setores do mercado financeiro, como nos hedge funds.

Baseado em uma pesquisa acadêmica, o filme questiona a atuação dos quants e se as análises desenvolvidas por eles são, de fato, baseadas em dados confiáveis. Além disso, até que ponto estratégias financeiras podem ser elaboradas a partir de modelos matemáticos que não levam em consideração diferentes perfis, personalidades e realidades? Essa é a pergunta-chave que a obra tenta responder. Indispensável para qualquer pessoa que se relacione com a renda variável.

9. Jogo do Dinheiro

Esse filme narra a história de Lee Gates, um diferente apresentador de TV que dá dicas de investimento em seu programa televisivo. Interpretado pelo ator George Clooney, Gates é sequestrado enquanto está ao vivo. O sequestrador é um homem indignado por ter perdido seu dinheiro ao seguir as indicações do apresentador.

Por trás desse prejuízo, está um esquema de corrupção mundial, que mostra como o mercado financeiro global é interligado. Em meio à tensão do sequestro, podemos dar boas risadas com as piadas, e vemos críticas ao sistema capitalista. Um bom filme principalmente para ligar o tema mercado financeiro ao entretenimento.

10. O Mago das Mentiras

Esse filme é inspirado na história real de Bernard Madoff, também conhecido como Bernie Madoff, um dos maiores investidores de Wall Street. Condenado por uma das mais longas fraudes já descobertas, ele foi responsável por uma sofisticada operação, conhecida como Esquema Ponzi, considerada a maior fraude financeira da história dos Estados Unidos.

Com esse filme, você consegue entender como funciona o esquema de pirâmide financeira, que sempre promete altos rendimentos, mas que na maior parte das vezes, não passa de um golpe.

É interessante ver como ele conseguiu manter o esquema por tantos anos, enganar tantas pessoas com suas mentiras, inclusive reguladores norte-americanos. E como se deu a descoberta da fraude por uma jornalista, levando-o à prisão e condenação de 150 anos em uma cadeia de segurança máxima.

O renomado ator Robert De Niro interpreta Madoff no papel principal. O filme ainda conta com atuações de Michelle Pfeiffer como a esposa de Madoff, Ruth. Vale muito a pena assistir.

11. Enron: Os mais espertos da sala

Na forma de um documentário sobre o mercado financeiro, mostra a Enron, uma empresa americana do setor de energia, que em meados de 2001 quebrou. Ela chegou a ser a 7ª maior companhia dos Estados Unidos, até seus executivos fugirem com todo o capital da empresa. Essa fraude fiscal detonou os investimentos dos acionistas, porque os papéis perderam completamente o valor.

A obra conta, em ordem cronológica, todos os detalhes sobre essa queda meteórica da empresa, que quebrou devendo mais de 13 bilhões de dólares.

Assistindo essas fraudes contábeis, você aprende de maneira didática os riscos das apostas que são superficialmente atrativas. Da mesma forma, o documentário apresenta alguns termos e movimentos que qualquer pessoa que quer investir na bolsa de valores – e antes construir uma boa reserva de emergência –  precisa conhecer.

12. Margin Call: O dia antes do fim

Quantos filmes já falamos aqui sobre a crise de 2008? Vários, não é mesmo? Mas foi das principais crises globais, pegando de jeito a economia mundial. Margin Call é mais um desses filmes que retrata esse momento. 

Imagina que uma empresa está demitindo todos os funcionários em razão da crise. Um deles, no momento de deixar a empresa, entrega um pen drive com um projeto dele para um dos funcionários que continuará na companhia. Quando esse olha o pen drive, percebe que a empresa quebrará se aquele projeto entrar em ação. E é exatamente o que acontece. Logo que o projeto é aplicado, as ações da companhia caem 25%.

Em apenas um dia eles precisam lidar com todo o capital da empresa. Como fazer? Vender tudo, e rápido. Antes que algum investidor descubra que aquelas ações já não valem nem um centavo. Ficou animado para assistir? Se divirta com um momento de adrenalina pura do mercado financeiro.

13. Capitalismo: Uma história de amor

O diretor Michael Moore, levou seu estilo agitado, com várias polêmicas, para o universo de Wall Street. No filme, ele entrevista não somente grandes nomes da economia e da política, como também pessoas comuns. 

Vale destacar que Moore aproveita o filme para criticar duramente o capitalismo, que na sua opinião,  corrompeu os ideais de liberdade previstos na Constituição dos Estados Unidos, visando uma geração de lucros cada vez maiores para um grupo seleto da sociedade, enquanto que a maioria perde cada vez mais direitos. O filme é uma boa pedida para analisar e talvez tirar conclusões desconhecidas de Wall Street.

14. À caça de Madoff (Chasing Madoff)

A dica número 14 é um documentário lançado em 2010 que acompanha as investigações que levaram Bernard Madoff a ser preso. O filme tem entrevistas com Harry Markopolos – um dos principais nomes a entregar Madoff -, Frank Casey, Neil Chelo, entre outras importantes figuras que entregaram o executivo, preso em 2008 suspeito de uma fraude que pode ter chegado aos US$65 bilhões. Curioso? Vale a pena assistir!

15.O Primeiro Milhão (Boiler Room)

Essa produção conta com nomes famosos como Vin Diesel e Ben Affleck, e mostra um universo parecido com o da empresa de Jordan Belfort: um cenário de festas, carros, mulheres, viagens, drogas e investigações do FBI. Porém, diferente da produção de Scorsese, “O primeiro milhão” se passa em cenário fictício.

16. O Homem que mudou o Jogo

Esse é um filme de 2011 e mostra a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente de um time de baseball, o Oakland Athletics.

Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), Billy desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80. Quer um filme sensacional e inteligente? Essa é a escolha!

17. Wall Street: O dinheiro nunca dorme

Vamos falar de mais um filme sensacional, agora de 2010. Após cumprir pena por fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas) deixa a prisão. Impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele dedica seu tempo a realizar palestras e a escrever um livro, onde critica o comportamento de risco dos mercados.

Um dia, após uma das palestras, ele é abordado por Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street. Ele vive com Winnie (Carey Mulligan), filha de Gekko que não fala mais com ele, e usa essa proximidade para conseguir sua atenção.

Jacob deseja conselhos sobre como agir com Bretton James (James Brolin), um grande investidor que fez com que seu mentor, Lewis Zabel (Frank Langella), tivesse que vender sua tradicional empresa por uma ninharia. Gekko decide ajudá-lo, pedindo em troca que Jacob o ajude a se reaproximar de Winnie.

Para aqueles que gostam de tramas que envolvem fraudes monetárias, esse filme é o mais indicado entre todos sobre finanças. O drama tem como pontos altos questões como cobiça, crise e dinheiro.

18. Becoming Warren Buffett

Esse é um documentário lançado em 2017 pela HBO e conta um pouco mais sobre a vida do megainvestidor Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo e uma referência em se tratando da estratégia de investimento Value Investing.

A obra aborda situações da infância de Buffett, seus hábitos e rotinas atuais, especialmente quanto ao funcionamento da sua empresa, a Berkshire Hathaway.

Para quem quiser saber mais sobre a trajetória pessoal e profissional desse grande investidor norte-americano, o documentário é imperdível. Além de claro, aprender muito sobre um estilo de vida considerado ideal para investidores e futuros investidores.

19. Fome de Poder

Estrelado por Michael Keaton, Fome de Poder conta a história do McDonald’s, desde seus primeiros anos como uma lanchonete familiar até se tornar uma das maiores referências em fast food de todo o mundo. 

É um filme que mostra como um gestor visionário e extremamente competente consegue expandir uma pequena empresa e criar valor aos seus acionistas, ano após ano, por décadas.

Se você está procurando filmes sobre investimentos com histórias inspiradoras de sucesso, você achou o título que precisa assistir.

20. Quem quer ser um milionário?

Quem nunca ouviu falar desse filme, não é mesmo? Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual.

Um dia ele se inscreve no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”. Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos da sua vida as respostas das perguntas feitas. 

Ambição, pensamento estratégico, escolhas e uma chance para mudar de vida. O filme, dirigido por Danny Boyle, a partir de uma adaptação do livro Q&A, de Vikas Swarup, aborda ensinamentos valiosos. Prepare a pipoca!

Gostou? Indique as nossas dicas aos amigos e compartilhe este texto nas redes sociais.