Blog 11.08 2
Blog 11.08 2

5 habilidades que todo trader deve aprender com os atletas olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 chegaram ao fim e já deixaram saudades. Pelo menos o próximo encontro dos principais atletas do mundo está logo ali e a espera será mais curta. Em 2024 é a vez da cidade de Paris sediar o maior evento esportivo do globo.

Quem acompanha as Olimpíadas sabe que independente se você gosta de esportes ou não, é possível aprender muito com as histórias que são contadas ao longo do evento. Casos de superação, de determinação, resiliência e criatividade são marcas das disputas e vão muito além de três posições do pódio e uma medalha no peito, embora estas conquistas também fiquem para a história.

Principais características

Por isso, todo operador do mercado financeiro, e principalmente o day-trader, pode (e deve) usar alguns exemplos olímpicos como inspiração na hora de se lançar no mundo da renda variável, em busca de gains. 

Seja se espelhando nas habilidades motoras e no reflexo apurado dos atletas de alto nível; seja no controle emocional ou na capacidade de se reinventar, há lições importantes que os Jogos Olímpicos ensinam para quem opera na bolsa de valores.

Aqui separamos algumas habilidades que todo trader pode aprender com o maior evento esportivo do mundo. Confira a lista a seguir e veja quais habilidades você já têm e quais ainda precisa conquistar.

1 – Reflexo aguçado e poder de decisão certeira

shutterstock 406515913

 

Na vida de day-trade, a agilidade no gatilho é fundamental para operações vencedoras. Se você deixa escapar o momento certo de comprar ou vender um ativo, pode ter sido tarde demais. As operações day-trade acontecem em uma janela muito curta de tempo (às vezes em questão de segundos), então saber o momento certo do “clique” certeiro é crucial para acertar a operação.

Com ferramentas como Super Dom, onde você pode apregoar ordens de compra e venda de qualquer ativo pelo fluxo de ordens, além de definir previamente quando quer entrar ou sair de uma operação, ou o Chart Trading, que te permite mais agilidade na hora de operar pelo gráfico. Ambas estão disponíveis no Profit Pro e facilitam o aperfeiçoamento dos seus reflexos.

Você sabe que se deixar escapar o momento, pode ser o fim de um bom trade. No tiro esportivo, esporte que integra as Olimpíadas desde 1896, a mesma agilidade e precisão também é cobrada. 

 

2 – Visão ampla para analisar todo o cenário que o cerca

shutterstock 1869964831

No basquete, o tique-taque entre parceiros de time faz parte de uma estratégia vencedora e é o que leva à cesta. Iniciado em 1936 nas Olimpíadas de Berlim, o basquete requer dos jogadores uma visão panorâmica aguçada para localizar seus companheiros de quadra sem mesmo precisar olhá-los diretamente, e assim fazer um passe perfeito rumo ao garrafão. 

Quem não conhece o universo de códigos, indicadores e gráficos do mercado financeiro vai achar que é impossível compreender as oscilações da bolsa através de um amontoado de números e tickers. No entanto, para o trader essas informações são quase como uma língua nativa que ele interpreta em fração de segundos.

Ademais, todo trader deve estar atento ao cenário macroeconômico do ativo que está operando. Assim como no basquete, ter uma visão panorâmica do mercado é muito importante e vai te ajudar a aprimorar sua Análise de Mercado. A prova disso está no setup de day-traders, sempre repletos de gráficos, cotações e diversos outros tipos de indicadores. Muitas vezes, usando vários monitores durante as operações. 

Vale lembrar que através da ferramenta “Screening” você consegue personalizar que ativos da B3 que quer acompanhar e tem a possibilidade de realizar varreduras no mercado. Além disso, consegue filtrar os ativos que estão de acordo com a sua estratégia. Dessa forma, fica muito mais fácil focar sua visão nos segmentos de mercado mais adequados às suas operações.

 

3 – Capacidade de encontrar oportunidades antes dos demais e surfar na onda primeiro

shutterstock 1606377220

Estreia na última edição das Olimpíadas, o surfe é disputado entre dois atletas que ficam 30 minutos na água em busca das melhores ondas. Se a onda é boa, as manobras ficam muito mais fáceis, mas se a onda é ruim, entrar nela pode ser desperdício de tempo e um esforço em vão. No mundo dos trades, a lógica é a mesma.

Você até pode ser um bom trader, mas você precisa estar sempre atento e preparado para encontrar e aproveitar as boas oportunidades do mercado quando elas surgirem.  Para conferir mais conteúdos sobre como encontrar ativos que se adaptem melhor às operações day-trade, geralmente os que apresentam maior volatilidade, confira nossos conteúdos sobre o tema.

Assim como no surfe, é preciso ir em busca das melhores oportunidades e, quando possível, “surfar primeiro a onda”. Por isso, é preciso ficar ligado na maré do mercado e visualizar a onda que pode te fazer vencer. Mas, principalmente, identificar as ondas que vão te derrubar.

 

4 – Treinamento à exaustão para alcançar bons resultados 

shutterstock 691058692 1 min

Ninguém nasce atleta de alto nível da noite para o dia. Todos que já competiram nos Jogos Olímpicos treinaram muito até conseguir chegar no melhor desempenho de suas modalidades, e assim galgar espaço na maior competição esportiva do mundo.

É preciso muita dedicação, determinação e insistência até chegar ao topo da carreira, mas isso só vem com esforço e MUITO treinamento. Para o trader é a mesma coisa: estudar o mercado e treinar operações no simulador é o que faz a diferença na hora de operar de verdade no mercado financeiro. Além disso, o aprendizado vem com muita “tentativa e erro”.

No Profit Pro, você pode treinar suas estratégias de mercado através da ferramenta “Replay de Mercado”, onde é possível voltar à uma dia específico do passado para revisar e estudar suas operações novamente, identificando assim possíveis erros e melhorar sua análise e estratégia de operação.

É como diz aquele ditado: “O sucesso do dia para noite vem depois de anos de dedicação”.

Saiba ganhar, mas entenda que perder também faz parte do processo

shutterstock 650418481

Uma das características que quase todo ser humano carrega (para não dizer todos) é não gostar de lidar com a perda. Na realidade, “saber perder” é uma das habilidades mais difíceis de se ter, mas ao mesmo tempo é uma das mais importantes para nossa evolução. Até porque, perdendo também se aprende.

Nos Jogos Olímpicos vemos muitos casos do tipo: aquela equipe ou atleta que dá seu máximo, que enfrenta as dificuldades, que encara o medo, mas mesmo assim não garante um espaço no pódio. Isto é normal e faz parte do aprendizado e do aprimoramento do atleta. 

Para o trader, perder também é uma lição importante (diria até fundamental). Faz parte do jogo, não precisa se desesperar, nem apostar todas as fichas numa estratégia errada só para provar que está certo, ou não aceitar que é impossível ganhar todos dias. ANa plataforma profissional Profit Pro, há diversas ferramentas que vão te ajudar a gerenciar seus riscos. Ferramentas como o Stop Loss podem assessorar com controle de suas perdas. 

Já as Ordens OCO e Trailing Stop podem auxiliar no controle das perdas e potencializar os seus ganhos! Por isso, é importante usar o Gerenciamento de Risco da plataforma como uma forma de ter a tecnologia da Nelogica a seu favor e evitar deteriorar seu capital em razão de um pico emocional que pode ofuscar uma análise eficiente em um dia de perdas.

Lembre-se de Simone Biles, a maior ginasta do mundo, que após sofrer uma lesão nas Olimpíadas de Tokio 2020 decidiu não competir na edição, mas mesmo assim demonstrou grandeza e consciência de que aquele não era o momento certo de se arriscar. Perder também faz parte da vida, então não se desespere, respire e siga atrás de seus objetivos.

Siga nos acompanhando

Se você quer saber mais sobre o universo do mercado finaceiro e ficar ligado nas notícias que impactam o mercado, siga nos acompanhando nas redes sociais e no Blog.Nelogica. Até logo e bons trades!