View Blog 018
View Blog 018

5 mitos que afetam a atuação de traders no mercado

A Internet é uma fonte inesgotável de informações e, por isso, pode ser muito útil para obter conhecimento sobre o mercado de capitais. No entanto, é preciso ter muito cuidado com os mitos, lendas e notícias falsas que, além de gerarem desinformação, podem atrapalhar a atuação de traders no mercado e causar grandes prejuízos.

Por isso, investigamos os cinco mitos mais difundidos sobre o mercado financeiro na web e preparamos este artigo com a intenção de expor a verdade por trás deles. Confira!

1. Os indicadores não funcionam

O motivo de esse mito ter atingido tamanha proporção repousa no fato de que muitas pessoas não conhecem o real significado do termo “indicador”. Como consequência, acabam criando expectativas exorbitantes em estratégias montadas exclusivamente com base nesses parâmetros.

Indicadores são fórmulas matemáticas baseadas em padrões de mercado e podem ser usados para ajudar o trader em determinados pontos, embora não sejam necessariamente infalíveis.

Por mais óbvio que isso possa parecer, precisamos entender que a função de um indicador é apenas a de indicar, de forma clara, a oscilação de preços. Ou seja, nenhum dado dirá ao investidor o momento exato de comprar ou vender seus papéis.

2. Operações day trade sempre representam alto risco

A verdade é que não existe uma diferença significativa na gestão de riscos em operações de day trade ou de swing trade (com mais de um pregão de duração). Dentre as diferenças entre day-trade e swing trade está o fator psicológico: para quem vive de day-trade o gerenciamento de risco deve estar bem alinhado ao número de operações realizadas e cada dia é um novo dia.

Em ambos os casos, é recomendável que o trader calcule e administre os riscos a partir do dimensionamento da posição e do stop loss. O objetivo é limitar eventuais prejuízos estabelecendo um limite aceitável de perdas, já que não é possível ganhar todas.

3. Estratégias complexas são sempre as melhores

A maioria dos investidores começa no mercado com uma estratégia bastante simples e que costuma gerar um retorno pequeno. Com o tempo, a confiança cresce e ficamos com a ideia de que, quanto mais complexa for a estratégia, melhor será o resultado.

A verdade é que a diferença entre as perdas e os ganhos, em termos percentuais, é pequena até mesmo no caso dos grandes traders. Portanto, se você encontrou uma estratégia que esteja lhe rendendo resultados modestos, saiba que está no caminho certo!

4. Seguir os passos de outros traders é garantia de sucesso

Já tivemos a oportunidade de mencionar que não podemos acreditar em tudo aquilo que lemos na Internet. Muitos depoimentos em fóruns e blogs especializados retratam visões bastante imprecisas a respeito de fenômenos multifatoriais e complexos ligados ao mercado de capitais.

Mas e se a visão for a de um investidor experiente e renomado na área financeira? Bom, nesse caso, também temos que ter bastante cautela! A biografia de um grande investidor pode ser um fator motivacional intenso, mas temos que ter cuidado para não copiar técnicas e estratégias sem antes questioná-las.

Isso porque muitas experiências podem ser narradas de uma forma bastante pessoal — o que é bom em um determinado momento, pode não ser o melhor para outra pessoa em uma situação completamente diferente.

5. O mercado financeiro é uma fraude

A ideia de que o mercado financeiro é manipulado para favorecer interesses internos e obscuros é um mito bastante difundido na web. Por mais que o brasileiro esteja acostumado a ser bombardeado todos os dias com notícias sobre corrupção, não podemos acreditar que essa seja a regra no mercado de capitais.

A verdade é que alguns investidores que não têm compromisso real com o mercado e nem com suas próprias aplicações acabam não se saindo muito bem em operações pontuais e, como resultado, desqualificam o sistema como um todo, prejudicando a atuação de traders no mercado de capitais.

E aí, gostou desta publicação? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!