View Blog 135
View Blog 135

6 dicas para um trader melhorar a sua performance

O trader precisa estar constantemente em desenvolvimento para melhorar a sua performance e atingir a sonhada consistência. Isso acontece pois o mercado financeiro está em constante mudança e o operador precisa sempre estar pronto para se adaptar às mudanças.

Pensando nisso, listamos neste artigo 6 dicas para você melhorar a sua performance e alcançar os seus objetivos. Não perca mais tempo, confira abaixo essas super dicas e comece a trilhar o caminho do sucesso!

1. Tenha uma rotina para melhorar a performance

A preparação é um dos requisitos para se atingir bons resultados no trading e melhorar a performance operacional. Por isso você deve ter uma rotina adequada. Não basta apenas acordar cedo, mas sim entender o que aconteceu nos outros mercados ao redor do mundo.

Um trader que pretende se destacar na profissão, precisa saber o que pode impactar o ativo que ele está posicionado ou pretende operar. Por isso os estudos já na noite anterior do pregão são de suma importância. Assim o operador estará mais protegido com uma menor chance de ser pego desprevenido pelo mercado.

Além disso, diariamente, você precisa ter uma rotina do que fazer antes, durante e depois das operações. Por exemplo, você pode praticar um exercício pela manhã para relaxar a mente e só então ler as notícias do mercado.

Desta forma, depois que o pregão fechar, durante a noite, você poderia analisar a sua performance do dia e verificar se suas operações ficaram dentro do seu gerenciamento de risco e da sua estratégia. 

Por fim poderá fazer seus estudos para o dia seguinte verificando até mesmo se não saiu nenhuma notícia no mercado global que poderia influenciar a cotação do ativo que irá operar no dia seguinte.

2. Especialize-se em uma técnica de análise de mercado

As metodologias de análise existem para dar uma base ao trader e facilitar o entendimento dos movimentos do mercado. No day trade as principais são a Análise Técnica que estuda os movimentos do preço de um ativo e o Tape Reading que busca entender quem de fato está movimentando o mercado, baseado no fluxo de ordens.

Não existe uma metodologia melhor que a outra, por isso você deve entender ambas e se especializar na técnica de análise que mais se adequá ao seu perfil. 

Você também pode optar por usar ambas em conjunto, o importante é sempre embasar a sua estratégia operacional em uma metodologia de análise. Entenda um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:

Análise técnica

A análise técnica tem como base a afirmação de que fatores passados do mercado influenciam o presente e o futuro. Ou seja, os padrões gráficos identificados irão indicar um movimento futuro, e o trader poderá então, antecipar esse movimento e realizar suas entradas.

Com essa metodologia aplicada corretamente é possível identificar com facilidade a tendência em que se encontra o ativo. Por exemplo, identificando uma tendência de alta, a análise sugere que o preço continuará subindo.

Análise de fluxo

A Análise de Fluxo ou Tape Reading, é um pouco diferente, pois o trader que utiliza esse tipo de metodologia faz uso de ferramentas que reúnem informações referentes ao fluxo de ordens. Por exemplo:

  • Livro de Ofertas: reúne as intenções de compra e de venda (ofertas) do mercado.
  • Times and Trades: nos mostra em tempo real os negócios fechados, especificando tamanho dos lotes, horário e os players que realizaram a negociação.
  • Volume at Price: é o volume de negócios separado por nível de preço.

Existem outras ferramentas, mas o objetivo é reunir informações para o trader saber quem de fato está movimentando o mercado. Assim o operador poderá realizar suas entradas na mesma direção do fluxo.

3. Esteja em constante aperfeiçoamento

Aperfeiçoar seus conhecimentos é fundamental, pois, como já foi dito, o mercado muda constantemente. O mercado de hoje é diferente do que foi há um ano e será muito mais dinâmico daqui a algum tempo.

Por este motivo, você precisa estar em uma constante em busca por conhecimentos. Então não fique em sua zona de conforto, e procure por novas capacitações e oportunidades de estudo.

Outro ponto importante é que atuar no mercado de forma profissional requer muita persistência. Por isso se você é iniciante, entenda que levará algum tempo para você ter resultados consistentes.

Até chegar o momento de ganhar dinheiro no mercado, o trader vai aprender muito, tanto a nível técnico, ou seja, aprender sobre informação, quanto a nível de comportamento — o que é chamado de mindset, que é saber como controlar a ansiedade, agir na hora certa e correr riscos.

Não há um tempo exato de maturação do trader, cada um possui uma realidade diferente, mas você deve entender que sim, talvez demore um tempo.

4. Desenvolva técnicas mentais

Quem já está no mercado financeiro a algum tempo, certamente já sentiu a pressão emocional que cai sobre o trader. Essa pressão está relacionado com a busca por resultados. Se o operador não tiver um bom controle emocional, essa pressão vai afetar diretamente em sua performance.

Existem algumas técnicas para aliviar a pressão psicológica e diminuir o estresse e a ansiedade. Separamos abaixo algumas dicas especiais para você fazer uso.

Controle a sua respiração

Saber como controlar a sua respiração pode acalmar a sua mente e, consequentemente, diminuir o estresse e a ansiedade. Em momentos de pressão, respire fundo, pois, dessa forma, você passará uma mensagem para o seu cérebro de que está calmo.

Ocupe sua mente

Para que os pensamentos negativos e de preocupação não distraiam a sua mente, é preciso mantê-la ocupada.

Foque nas suas estratégias para melhorar os seus resultados e não se estresse com desempenhos fora do esperado.

Aprenda a relaxar

O relaxamento é um método poderoso no controle da ansiedade e na diminuição do estresse. Essa técnica ajuda a relaxar progressivamente os músculos, libertando-o da tensão muscular e reduzindo as suas preocupações.

Ao relaxar, a sua mente foca na sensação de bem-estar, abandonando, automaticamente, os pensamentos negativos.

5. Mantenha hábitos saudáveis

Manter hábitos saudáveis ajudam o operador de mercado a se manter equilibrado e principalmente com a mente em um bom estado.

Começando por uma boa alimentação, crie uma rotina para se alimentar de forma adequada. Não dispense o café da manhã, pois ele é responsável por repor as energias que foram gastar enquanto você dormia. 

Além disso, dê sempre preferência para frutas e verduras, reduzindo o consumo de alimentos gordurosos que causam má disposição.

Praticar atividades físicas regularmente, além de aumentar a disposição e a produtividade, ajuda a equilibrar a mente. Com o corpo e mente alinhados e você estará mais preparado para operar em alta performance.

6. Faça um plano de trading

O planejamento é fundamental para definir quais estratégia serão utilizadas para alcançar seus objetivos. Além do mais, por meio dele será possível evitar erros que já foram cometidos e controlar emoções intensas que possam surgir em momentos de tensão.

Portanto, um trader profissional — que realmente deseja viver de mercado — deve adotar o planejamento para alcançar o sucesso e alavancar seus ganhos.

O plano de trading é composto por diversas definições sobre o que você fará durante e fora do trading. Abaixo listamos alguns questionamentos que devem ser feitos a si mesmo durante o seu planejamento:

  • Qual ativo irá operar?
  • Em que período deseja realizar usas operações?
  • Qual será a sua rotina de preparação?
  • Quais serão suas metas de ganho?
  • Quais serão seus limites de perda?
  • Qual será o tamanho das suas posições?
  • Como será o seu capital alocado para o trading?

Esses são apenas alguns dos vários questionamentos que devem ser feitos para a elaboração de um plano de trading eficiente. Porém, mesmo bem estruturado ele precisa ser constantemente reavaliado, a fim de verificar o que pode ser otimizado para a sua realidade atual.

Para um trader, melhorar a sua performance é uma tarefa que exige muita dedicação, pois o mercado financeiro é complexo e está em constante mutação. Portante, estudo muito, livre-se do comodismo e tenha a flexibilidade necessária para melhor se adaptar ao mercado.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e veja também como viver apenas do mercado financeiro.