Padrões de Candlestick

8 padrões de candlestick essenciais para dominar a leitura de mercado!

À primeira vista, acessar uma plataforma de negociação e encontrar inúmeras barras verdes e vermelhas é assustador, não? Em adição ao impacto visual, há diversos comentários – que obviamente devem ser levados a sério – sobre a dificuldade de se obter êxito na profissão trader. 

No entanto, com empenho, dedicação e estudo você com certeza pode se tornar um case de sucesso ao adquirir conhecimentos considerados básicos, mas que são, justamente, os pilares de todo o conteúdo  sobre Análise Técnica que virá adiante. 

Para auxiliar nesta jornada de formação, além de conhecer os padrões gráficos que podem alterar o movimento dos preços, nós, do time de conteúdo da Nelogica, trouxemos um artigo relevante a quem está iniciando seus estudos: os padrões de candlestick essenciais e a leitura de suas combinações.

Permaneça conosco para adquirir mais uma habilidade analítica e aprenda a colocá-la em prática no Profit!

 

O que é candlestick?

Também conhecidos como velas, Candlestick são formações gráficas geradas durante a movimentação do preço para cima ou para baixo. Embora esses movimentos pareçam aleatórios, investidores desde o século 18 utilizam informações provenientes dos candles para tentar prever o futuro do preço de um ativo. A combinação das velas geram os padrões de candlestick que iremos estudar hoje!

 

Origem

Tudo começou quando um investidor japonês chamado Homma Munehisa descobriu que, enquanto oferta e demanda determinam o preço de um bem, as emoções também possuem influência sobre o mercado.

Na representação a partir dos candles é possível identificar o sentimento dos players através da coloração que, na maioria das vezes, é verde para formações positivas e vermelha para negativas.  

Candlestick
Exemplo de candles coloridos em tons diferentes

 

Anatomia do Candle

Antes de mais nada, é importante mencionarmos que o candlestick apresenta quatro dados básicos: máxima, mínima, abertura e fechamento. 

Outro ponto importante – e maior diferencial – é a possibilidade de observar o chamado pavio (quando houver), uma estrutura que mostra a amplitude do movimento de máximas e mínimas

Já o corpo real é o intervalo formado entre o preço de abertura e o de fechamento. Quando o corpo real tem fechamento menor que opreço de abertura, temos um candlestick negativo. Se o corpo real tiver fechamento maior que o preço de abertura, temos um candlestick positivo. 

Em comparação ao gráfico de barras, os candlesticks são mais fáceis de interpretar visualmente, pois apresentam de modo mais claro a movimentação dos preços. 

Padrões de candlestick
Informações obtidas através da formação Candlestick

 

Conceitos importantes 

  • Candlestick são formações gráficas geradas durante um determinado timeframe/periodicidade;
  • Máxima, Mínima, Abertura e Fechamento são os dados que definem o tamanho do pavio e do corpo real, estabelecendo a forma com que o candle será desenhado; e
  • É importante lembrar que os padrões de candlestick não são garantias de movimentação, mas sim tendências de que algo pode vir a ocorrer.

 

Agora que você já tem conhecimento sobre os conceitos básicos em torno dos candles, vamos avançar para leitura e interpretação dos mesmos. 

 

Padrões de Candlestick

Por definição, os padrões de candlestick são ferramentas para analisar a movimentação dos preços ao longo do tempo. São formados por 1 ou mais candles que, dependendo da forma com que são dispostos no gráfico, apontam para uma direção.

 

Marubozu 

O Marubozu possui um corpo real grande e sem pavios, sendo chamado de candle de força. Como os pavios são indicativos de força contrária, sua ausência na formação da vela sugere força do movimento atual de mercado, reforçando a tendência vigente.

Padrões de Candlestick
Exemplo de Marubozu

 

Existem duas interpretações para cada tipo de Marubozu (alta e baixa) em diferentes tendência:

Em tendência de alta

  • Quando colorido em verde, indica permanência da tendência vigente e grande força do movimento; 
  • Porém, quando colorido em vermelho, significa força dos vendedores na tentativa de reverter a tendência.

Em tendência de baixa

  • O Marubozu verde ao ser formado em um movimento de baixa indica força dos compradores e reversão da tendência para um movimento de alta; 
  • Já o vermelho, neste mesmo tipo de tendência, indica continuidade do movimento.

 

Doji 

Nesta formação de candlestick os valores de fechamento e abertura são idênticos. Tal igualdade sugere que há indecisão por parte do mercado sobre qual caminho seguir. Frequentemente, o Doji assemelha-se a uma cruz.

Padrões de Candlestick
Exemplo de Doji

 

Martelo (Hammer) 

O martelo é uma das formações mais conhecidas, sendo encontrado normalmente em tendências de baixa. Para caracterizar o cabo de um martelo, o pavio inferior deve ser no mínimo duas vezes maior que o corpo da vela, enquanto o pavio superior menor que o corpo do candle (o ideal é que inexista).

Martelo ou Hammer

 

A cor da vela não precisa ser levada em consideração para fins didáticos, importando apenas o pavio inferior. Seja como for, o último deve ser maior para explicitar a força dos compradores e a subsequente reversão da tendência. 

 

Martelo invertido

Assim como o martelo convencional, essa variação é formada ao final da tendência de baixa. Contudo, o pavio superior longo reforça que os vendedores estão operando com maior força e tentando reverter a tendência. É idêntico ao martelo normal, mas do lado inverso.

Padrões de Candlestick
Exemplo de Martelo Invertido ou Inverted Hammer

 

Estrela cadente

A estrela cadente é um padrão similar em estrutura ao martelo invertido. No entanto, este candle de reversão incide no final de tendências de alta, ao contrário do martelo invertido que é característico das tendências de baixa.

Padrões de Candlestick
Exemplo de padrão Estrela Cadente

 

Mais confiável após as tendências de longa duração, os investidores em geral não possuem o costume de utilizar tal padrão como parâmetro em tendências curtas. Como indica uma reversão na tendência de alta, a estrela cadente deve possuir um corpo real pequeno e pavio superior extenso, explicitando a força vendedora dentro do candle.

 

Estrela da manhã (Morning star) 

Este é um padrão de combinação entre três (3) tipos distintos de candlestick, surgindo sempre em um movimento de tendência de baixa. Destes três, o primeiro indica uma baixa, seguido de um Doji e, logo após, a formação de um candle de alta que sinaliza a reversão do movimento inicial.

Exemplo de combinação de candles que resultam no padrão Estrela da Manhã

 

Harami (Mulher grávida)

Essa formação é uma das mais populares por nem sempre executar o que se propõe. Então, em alguns momentos, encontrar um Harami no meio do pregão não é garantia de reversão, mas sim de consolidação do mercado. Para tanto, é necessário aprender a analisar o contexto de seu surgimento e a força dos players.

Apelidado de “Mulher grávida” por seu formato lembrar uma mulher e um bebê ou barriga, o Harami é uma combinação de duas velas: a primeira apresenta pavio superior grande, mesmo que tenha o corpo real longo; a segunda é menor e seu pavio inferior é bem menor, o que reforçamos, lembra a uma mãe envolvendo um bebê com o corpo.

Nesse sentido, vale lembrar que existem dois tipos de Harami, sendo o padrão de baixa caracterizado pela vela “mãe” colorido de verde e o bebê de vermelho, ambos surgindo no final de uma tendência de alta.

Exemplo de Harami de baixa

No Harami de alta, a mãe é colorida em vermelho e o bebê aparece em verde, evidenciando a mudança do movimento. 

Exemplo de um Harami de alta

 

Além disso, outra analogia possível é pensarmos em uma mãe cedendo suas as forças ao filho para que ele possa crescer, rompendo o preço para cima.

 

Bebê abandonado (Abandoned baby)

O bebê abandonado é, tradicionalmente, um padrão de reversão de alta. Exibido após um último suspiro dos vendedores, esta combinação é composta por três candles, sendo um central posicionado acima do pavio dos outros dois, gerando um gap e deixando o “bebê abandonado” isolado dos demais.

Observe na imagem abaixo a segunda vela apresentando o padrão descrito.

Padrões de Candlestick
Exemplo de padrão Bebê Abandonado

 

Finalizando

Ufa! Quantas informações novas para absorver, não é mesmo?

E estamos apenas começando, pois há uma infinidade de conteúdos a serem estudados em busca de resultados consistentes. 

Dessa forma, leia os demais conteúdos do Blog da Nelogica, observe a movimentação do gráfico ao vivo, e tente identificar os Padrões de Candlestick no simulador. Para todas essas tarefas, utilizar uma plataforma confiável é de extrema importância. Clique aqui para resgatar seu período gratuito de teste do Profit Pro e tenha acesso às inovadoras ferramentas que só a Nelogica disponibiliza aos traders, sejam eles iniciantes ou profissionais.

Até a próxima!