de trader para trader
de trader para trader

A importância de seguir seu plano de trading

Olá, me chamo Leonardo Werneck e resolvi aceitar o convite da Nelogica e voltar a escrever um pouco sobre minha experiência como investidor na Bolsa de Valores, como trader, propriamente dito. Afinal de contas já são 24 anos nessa função e dentro dessas duas décadas o que não me faltam são histórias, casos, bons e ruins, vitórias, decepções, alegrias, enfim, tudo que normalmente vivemos ao longo de nossa vida profissional. Espero que gostem da leitura tanto quanto gosto de escrever para vocês.
Sendo assim, vamos dar início à nossa coluna batizada de “Trader para Trader”.

Porque seguir o plano de trading

Tudo que nos preparamos para fazer na vida, se quisermos fazer bem feito, vai exigir uma certa organização da nossa parte. Um plano criado anteriormente que pretendemos e devemos seguir no decorrer dos acontecimentos futuros. Contextualizando diretamente para a Bolsa de valores, um investidor/trader que sonha em um dia ganhar dinheiro do mercado, precisa entender essa questão. Chamamos isso de plano de trading ou plano operacional.
Você, depois de ter aprendido uma estratégia para visualizar as oportunidades de operações, idealiza o que seria seu mundo ideal, ou seja, que tipo de mercado você sabe que consegue acertar mais, lucrar mais. Que tipo de operação dentro desse mercado funciona de forma perfeita. Com isso em mente, você anota em uma espécie de diário.

Primeiros passos do plano de trading

Por exemplo, gosto muito de operar às terças-feiras, acho que com a pausa do final de semana o mercado na segunda é meio preguiçoso. Dentro do pregão das terças sei que as operações nos gráficos mais curtos são bem certeiras, pois geralmente terça vemos o mercado andando com um bom volume, para cima ou para baixo. Então, em meu diário faço essa anotação.
De forma simples, comecei a criar meu plano de trade. Ou seja, se eu decidir segui-lo à risca, devo não mais operar os outros dias, somente às terças. Quando for operar nesse dia, procurarei operações nos gráficos mais rápidos, pois foi essa a minha anotação, esse é o meu plano. Agora basta que eu respeite e repita esse processo toda semana. Viu que não é nenhum bicho de sete cabeças essa história de criar seu trading plan. Na verdade não é mesmo, o desafio, meu amigo, é segui-lo.
Claro que em meu exemplo fui bem simplista com a estrutura operacional de só operar um dia da semana. O que você precisa entender aqui é a mecânica mental, o processo que usamos para criar essa lista do que fazer e o que não fazer para operar e se comportar durante uma operação.

Definindo gain, loss e parâmetros operacionais

Voltando ao meu plano de trade, poderia acrescentar a ele que, quando iniciada uma operação, eu não sairia dela com menos de 150 pontos de lucro, no mini-índice futuro. Então até atingir 150 pontos, não saio. Caso o mercado viesse contra a minha entrada, teria como padrão usar sempre 90 pontos de stop loss. Veja que, dessa forma, vou adicionando condições, fatores que vão sendo acrescentados ao meu plano. O objetivo é reunir o maior número dessas condições que nos farão manter o controle emocional, que vão manter nosso foco durante todo o processo operacional.
Lembre-se da minha dica inicial e muito importante: inicie seu plano de trade com o que você pensa em ser o ideal, o perfeito. Vá aumentando esse escopo para o menos ideal, para o mais ou menos. Vá fazendo isso até onde sua relação de aceitar o risco for permitindo. Claro que você pode ser aqueles traders que só querem operar no dia elencado como o mais sensacional, não há problema algum nisso. Apenas aceite que esses dias não vão acontecer toda hora. Se você entender isso, terá uma ótima experiência com o mercado.
O maior segredo é repetir a mesma coisa todo santo dia. Seguir seu plano. Acredite, isso será um divisor de águas na sua vida no mercado financeiro.
Vou ficando por aqui!
Me siga no Instagram, tem sempre uma novidade que posto por lá, além de você poder acompanhar meu dia-a-dia como trader, leo_werneck_oficial, e curta o canal do Youtube da Nelogica para estar atento sempre ao melhor conteúdo para o trader!