View Blog 180
View Blog 180

A melhor lista de livros do Mercado Financeiro que você precisa ler!

O mercado financeiro pode tanto fazer parte da sua vida como um trabalho full time ou como um hobby. Não importa; o que interessa é que ler é essencial na vida de qualquer pessoa, e conseguir unir isso com o que você ama é o ideal.

Foi pensando nisso que resolvemos te indicar os melhores livros do mercado financeiro, seja qual for seu nível de experiência, ou seu perfil de investidor. Se prepare para a lista de leituras mais completa que você vai encontrar, e que vai fazer realmente a diferença na sua atuação no mercado!

Livros são para todos

A literatura é a base mais antiga para qualquer educação, inclusive a financeira. Os grandes investidores sabem disso e se mantém leitores vorazes. E claro, leituras referências sobre o mercado financeiro podem te ajudar não somente a investir com mais inteligência, mas também servir como apoios para você chegar em um patamar maior.

Separamos os principais livros do mercado financeiro de acordo com o seu nível e perfil no mercado. Tudo para te ajudar a escolher os que mais fazem sentido para você nesse momento. Acompanha!

Aqueles para os iniciantes no mercado

Ainda não investe, leva esse mundo como um hobby, ou está começando agora sua vida no mercado? Então presta atenção nessa lista!

Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker

Nesse livro, Eker fala como é possível substituir uma mentalidade destrutiva por aquilo que ele chama de “arquivos de riqueza”. Ele elenca 17 diferenças entre a forma como os milionários pensam e como as pessoas medianas pensam.

Dessa forma, você vai aprender como as pessoas bem-sucedidas lidam com dinheiro, vida e negócios, te ajudando também a rever os seus conceitos e a iniciar no mundo das finanças com o pé direito.

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Talvez seja o livro para iniciantes mais conhecido, e um dos maiores clássicos sobre investimentos.

Robert acaba usando muito, das suas próprias experiências pessoais, conceitos sobre construção de riqueza, finanças pessoais e empreendedorismo. O ponto central da obra é a diferença entre o pai pobre sem controle financeiro e o pai rico que mostra o caminho do sucesso financeiro para o filho.

O livro acabou fazendo tanto sucesso, que o autor escreveu uma obra complementar, chamada Independência financeira – O guia do pai rico; mostrando a forma de pensar sobre dinheiro no dia a dia e também os maiores obstáculos que impedem as pessoas a alcançarem a riqueza. Os livros são uma boa oportunidade para renovar seus pensamentos sobre as suas finanças e suas crenças acerca do mercado.

O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Considerado por Warren Buffett o melhor livro de investimentos da história, a obra de Graham ensina fundamentos básicos da análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de aplicar seu dinheiro em renda variável. Para ilustrar esses conceitos, o autor utiliza relatos de eventos históricos, ou seja, seus exemplos são extremamente palpáveis.

Graham é considerado um dos maiores investidores da história dos Estados Unidos. Você vai conhecer na prática as estratégias utilizadas por ele para alcançar o sucesso financeiro no longo prazo. Impossível não gostar desse livro!

O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason

Esse livro mostra que pessoas comuns podem construir riqueza do zero, e que para isso acontecer, basta a mudança de hábitos e pensamentos. Essa é a obra perfeita para te dar a motivação que você precisa para iniciar seus investimentos.

Os Grandes Investidores, de Glen Arnold

O livro de Arnold reúne as filosofias dos principais investidores ao redor do mundo, como George Soros e Buffett. Ele mostra como essas personalidades acumularam riqueza e o que pode ser aplicado nas estratégias de investimento de cada um para você ser um vencedor no mercado de ações.

Filosofias de Investimento, de Aswath Damodaran

Essa é uma das referências no mercado financeiro, mas principalmente para aqueles que que estão iniciando e se interessam mais pela análise fundamentalista.

Mas claro, o livro também abrange outras linhas de investimentos. Desta forma, se você ainda não encontrou a sua, a leitura pode ajudar como definir a melhor estratégia.

Aqueles para os investidores intermediários

Essa lista de leituras foca bem no perfil de quem já tem alguma experiência ou conhecimentos no mundo do mercado financeiro. Preparado para aprender ainda mais?

Os Axiomas de Zurique, de Max Gunther

Esse livro mostra como agem os banqueiros suíços e o que é possível utilizar de seus ensinamentos para ganhar dinheiro em qualquer parte do mundo.

As principais ideias são relacionadas a risco, intuição, mobilidade, esperança e padrões. E claro, como enriquecer a partir dessa filosofia. O livro é puro ensinamento do começo ao fim. Vale muito a pena!

Demonstrações Financeiras, de Benjamin Graham

Mais um do mestre Benjamin Graham. Esse é uma ótima pedida para quem quer obter conhecimentos mais técnicos.

Ele foca bastante em contabilidade e no balanços das empresas, o que é essencial um investidor saber quando faz uma análise fundamentalista para investir em ações, por exemplo.

Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett, de Mark Tier

Mais um dos clássicos que merecem ser lidos. Esta obra sintetiza 23 hábitos em comum entre estes dois diferentes investidores. Ou seja, vão ter muitos ensinamentos que você pode levar para sua vida financeira e pessoal, afinal, elas andam juntas.

Aprenda os diversos caminhos que você pode trilhar para chegar ao sucesso financeiro!

Aqueles para os investidores agressivos

Qual amante do mercado não brilha os olhos quando ouve falar da bolsa de valores, não é mesmo? Essa lista é para você que quer se especializar ainda mais em renda variável.

Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher

Pensa em um clássico da área de investimentos em ações. O livro de Fisher oferece uma boa compreensão do mercado acionário e explora técnicas de avaliação para que haja um maior envolvimento entre o investidor e seu investimento.

O autor elabora uma lista com 15 pontos considerados fundamentais na hora de escolher bons ativos na bolsa.

Os Ensaios de Warren Buffett, de Warren Buffett

Quer algo melhor do que aprender com o mestre do mercado de ações? Nesse livro, o próprio Buffett ensina sobre sua própria forma de investir. Os assuntos são desde ações ordinárias, fusões e aquisições, até mesmo finanças corporativas.

Security Analysis, de Benjamin Graham

Apenas o livro que Buffett diz utilizar como seu guia de investimentos.

Nessa obra, Graham explica os princípios e técnicas sobre diversificação de ativos, análise técnica e precificação de ações. Você entenderá como o valor de uma companhia pode ser analisado e avaliado para operações de médio e longo prazo.

Stocks for the Long Run, de Jeremy Siegel

Esse basicamente é um guia para investir em ações com mais rentabilidade e otimizando seus riscos. O autor mostra como você pode ter alta lucratividade no mercado da renda variável montando estratégias voltadas para o longo prazo.

The Intelligent Asset Allocator – William Bernstein

Investe há algum tempo e quer aperfeiçoar suas operações? Essa obra é a melhor pedida!

Bernstein mostra como você pode diversificar os seus investimentos, fazer análises de balanços das empresas e a fazer ponderação de riscos. Um guia para sua vida no mercado!

The Outsiders, de William Thorndike Jr

Esse livro busca uma visão não somente técnica, mas de como é uma companhia no seu anterior. Ele traz uma análise do desempenho de grandes empresas e de seus líderes.

Você vai entender a importância da alocação de capital e de recursos humanos. É uma obra diferenciada e vale a leitura!

Aqueles para os Traders

É claro que não poderíamos esquecer dos livros mais voltados aos traders. E aqui não importa se você é um trader iniciante ou já opera há algum tempo. Confira essa lista de peso!

Com a obra Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

Nada melhor do que uma primeira recomendação de impacto. Então que tal um autor do prêmio Nobel da Economia?

Esse livro traz bons ensinamentos sobre riscos, tomada de decisões e o impacto das notícias ruins sobre nós. São fundamentos essenciais para o trabalho dos Traders, afinal eles precisam lidar o dia inteiro com possíveis breaking news.

Memórias de um operador da Bolsa, de Edwin Lefèvre

Lefèvre conta a história de Larry Livingston, pseudônimo de Jesse Livermore, um dos maiores especuladores de todos os tempos. Livermore começou a apostar em pequenas corretoras fraudulentas e ganhou milhões logo após o final da Primeira Guerra Mundial. E sempre que havia algum movimento estranho nas Bolsas, Livermore era tido como o culpado, devido a suas especulações constantes. É um livro incrível!

A lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb

Esse livro traz uma profunda análise sobre o evento. No mundo dos tradings, é necessário considerar a ocorrência destes fenômenos. Ela acaba mostrando como podemos lidar com essas eventualidades.

Traz ainda o conceito anti-fragilidade para entender como podemos nos beneficiar com os cisnes negros no mercado financeiro.

Magos do Mercado: Entrevistas com Top Traders, de Jack D. Schwager

Imagina uma obra que reúne entrevistas com profissionais renomados da área. Não tem como ser ruim, não é mesmo?

Além do aprendizado óbvio que ele traz, é uma das grandes referências para aprender sobre lidar com as emoções e riscos que esta profissão traz. Além disso, você aprenderá diversos conceitos sobre análise técnica.

Superprevisões: A arte e a ciência de antecipar o futuro, de Philip Tetlok

É um livro completo sobre como você pode aumentar a sua capacidade de previsão dos fatos em 60%. Curioso? Corra para a livraria!

Long-Term Secrets to Short -Term Trading, de Larry Williams

Williams é um dos grandes investidores do mundo trader e ensina, de forma prática, como fazer análises de riscos, volatilidade e padrões de lucros. Essa obra é recomendada tanto para Traders iniciantes, quanto para avançados. Você não pode perder!

É tanto conhecimento que esses livros nos, passam, que é impossível não querer devorá-los. E claro, ninguém nunca chega em uma curva de aprendizado perfeita. Então se aperfeiçoar é sempre necessário.

Além disso, você também pode obter mais conhecimento de outras formas. Se você não possui o hábito da leitura, há outras formas de consumir os melhores conteúdos.

No canal do Youtube da Nelogica, você possui acesso à vídeos feitos por especialistas em trading e profissionais que se dedicam a te ensinar a investir melhor. Confira aqui!