Lidando com as emoções no trading
Lidando com as emoções no trading

Aprenda a lidar com as emoções durante o trading

Muitos traders querem a fórmula perfeita para obter o sucesso no mercado financeiro e viver somente das suas operações. O fato é que uma grande parcela deles, aqueles que são expulsos do mercado porque não obtiveram consistência nos seus trades, não sabem que, nesse mundo, lidar com as emoções, é fator decisivo. 

Sabemos quais os cenários mais difíceis que você precisa encarar e as dificuldades recorrentes de um trader. Então, prepare-se, porque vamos te ajudar a lidar com o seu psicológico durante suas operações!

Conheça a lógica por trás das suas operações

Gráficos, candles, books, e preocupações diárias em como você vai conseguir melhorar suas técnicas para otimizar suas operações. O fato é que nada disso adianta se não houverem três coisas fundamentais: você se conhecer, você conhecer a essência do mercado em que atua, e disciplina.

Faz parte da capacidade humana se adaptar em novos ambientes, sob novas circunstâncias, mas o mercado financeiro, é um ambiente bem particular.

As percepções que você têm dele e suas ações e medidas, tudo isso depende exclusivamente de você. O que acontece é que todo ser humano têm certa dificuldade em assumir total responsabilidade pelos acontecimentos; depositando a culpa no próprio mercado.

Nesse artigo vamos te ajudar com soluções inteligentes e práticas de situações que todo trader dá aquela escorregada. Afinal, um trading feito de maneira consciente e assertiva, impacta significativamente nos seus resultados.

Renove as ideias pré estabelecidas

O misto de ideias pré estabelecidas com a falta de rever suas ações e pensamentos, muitas vezes é uma maneira bem comum do seu subconsciente te sabotar.

Existem muitas crenças limitantes que foram forjadas em nossas mentes desde pequenos. Crescemos com elas. Isso interfere diretamente na maneira como tomamos nossas decisões no mercado, não importa se você ainda está no simulador ou já opera na conta real.

Para mudarmos essa realidade precisamos moldar nosso mindset, e isso não é uma tarefa fácil.

É preciso agir

Você precisa descobrir quais são suas ideias pré estabelecidas que atrapalham suas operações. Descubra, confronte e crie novas crenças, que sejam alinhadas com a sua disciplina, para liberar todo o seu potencial no trading.

Uma maneira que pode te ajudar a mudar seus pensamentos, é começar procurando algo que você deveria e gostaria de fazer nas suas operações e não faz. Por exemplo, usar os stops nas operações. Agora, se pergunte, qual a justificativa que você têm para não fazer?

Achar que não vale a pena stopar porque muitas vezes o mercado dá a volta por cima e você consegue sair no zero a zero ou no positivo, é o que a maior parte dos trades responderiam.

É claro que todos querem ser disciplinados, porque sabem que esse é um das regras fundamentais para atingir o sucesso no mercado. O fato é que aquele pensamento de que você pode finalmente conseguir a reviravolta que nunca conseguiu, faz ignorar sua regra número um de disciplina.

Após isso, quase sempre o prejuízo vem. O trader atribui a culpa a quem? Ao fato do mercado ser imprevisível, o que serve de justificativa para seu comportamento.

Lembra que no começo do artigo falamos que é comum atribuir seus resultados negativos ao mercado? Esse é um exemplo típico.

Observe a forma como você está lidando com as perdas, e o que você faz após elas. Afinal, se culpar e assumir um sentimento de derrota também não é o caminho mais indicado. Faça uma autocrítica necessária e observe os pontos que precisam de melhorias, para obter um resultado melhor nos seus trades.

E claro, amanhã é um novo dia!

Hesitou? Temos um problema!

Achar que stops nem sempre valem a pena, demonstram algumas coisas sobre você. Você não está sendo 100% objetivo nas suas decisões!

Se você não colocar limites nas suas operações e seguir uma rotina firme, nada adianta fazer análises perfeitas. Você não têm consistência.

Durante um trading, muita coisa passa na sua cabeça. Se não estiver certo dos seus objetivos, tudo pode se tornar uma bola de neve.

A falta de disciplina para seguir seus métodos, acaba sendo prejudicial. Normalmente depois disso você não admite que estava errado. Levando ao receio de sair da operação e novamente estar errado na próxima. Imagina seu resultado do dia, da semana, ou do mês, prejudicados.

Ao duvidar de si mesmo, você vai começar a enxergar suas limitações, e isso apavora.

O medo de entrar em operações ruins, gera alguns danos psicológicos, e ele funciona como uma forma de ciclo.

Isso paralisa você, e assim que hesita, seu trade está perdido, simplesmente porque seus psicológico está comprometido.

Se você notou que hesitou antes de enviar uma ordem, suas ações precisam ser revistas. É preciso identificar o que está causando isso. Desenvolver sua autoconfiança incluso.

Auto confiança te ajuda a fazer o que precisa ser feito, sem ficar parado olhando para a tela. Saber lidar com as suas emoções e trabalhar dia após dia para melhorar esse seu lado, muitas vezes é mais eficaz que definir novas estratégias de trading.

Se seu caso estiver muito crítico, uma boa saída é voltar, nem que seja por um curto período, aos simuladores.

Isso pode incluir treinar em simuladores, por exemplo, que te dão mais confiança na hora de operar em uma conta real. Assim, como todo trader consistente, você saberá quando clicar e reconhecer a melhor a oportunidade.

Opere com moderação

Não é preciso estar em todas as oportunidades e nem operar em todo o tempo que o pregão funcionar. Até porque, não há oportunidades reais a todo momento.

Compreenda quando é hora de ficar de fora e não fazer operação alguma, e quando é um bom momento de entrar no mercado. Dessa maneira, você vai estar no caminho certo para se tornar um bom trader.

Traders de Alta Performance pegam um pouco do mercado e saem em seguida. Inclusive se eles têm perdas seguidas, entendem como um sinal de que algo está errado e que o melhor é deixar para operar em outro momento.

Pode parecer algo simples, mas esses exercícios psicológicos e essas percepções, são extremamente necessárias, nessas áreas onde a alta performance é imprescindível. E esse é exatamente o caso do trading.

Não basta apenas conhecer técnicas e estratégias, você vai precisar construir um alicerce psicológico para aguentar a pressão e vencer os desafios dessa atividade fascinante. Lembre que não é só de gráficos, candles e books que vive um trader consistente.

Achou relevante  esse conteúdo para seus trades? Conte pra gente quais suas maiores dificuldades. Nosso trabalho é ajudar você a obter tão sonhada consistência no mercado financeiro.