148911 atencao trader veja porque ficar atento aos upgrades de seu software
148911 atencao trader veja porque ficar atento aos upgrades de seu software

Saiba a importância de um software para atuar no mercado financeiro

Se você é um trader que está em busca de sucesso no mercado financeiro deve estar ciente de que esse é um objetivo possível, mas que exigirá tempo, conhecimento e dedicação. Diante disso, a tecnologia pode ser uma grande aliada, afinal, é muito importante realizar um upgrade de software para se manter atualizado e competitivo.

A volatilidade do mundo das finanças exige que o trader tenha a capacidade de lidar com suas emoções na mesma proporção em que desenvolve competências técnicas e analíticas. Nesse contexto, garantir os upgrades do seu software assume papel de destaque, uma vez que pode ampliar a sua visão para as possíveis oportunidades.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar a importância do uso de plataformas financeiras atualizadas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

A importância de um software atualizado para atuação no mercado financeiro

Nos últimos anos, a popularização do mercado financeiro produziu mudanças consideráveis no mercado de capitais. Se antigamente atuar no Day Trade (Dia de Negócios) era algo exclusivo de profissionais e investidores, hoje cada vez mais pessoas se interessassem por ações e consideram aplicar nelas.

A essência do Day Trade está nas operações de compra e venda dos mesmos ativos na Bolsa de Valores. Nem todas as ações, no entanto, se enquadram nessa categoria, ou seja, podem ser executadas com prazos mais longos e com menores riscos.

Nesse contexto, o uso de uma plataforma financeira visa melhorar a vida do trader, seja em termos de análise ou operação. Independentemente do perfil da negociação, manter o software atualizado garante a inclusão de funções novas ou mesmo de alguma melhoria e recurso já existente na ferramenta.

Frequência de upgrades de seu software

Em linhas gerais, podemos dizer que existem três tipos de traders atuando no mercado:

  • o independente e autônomo — que atua com capital próprio e assume os riscos de suas decisões;

  • o Broker — traders que não tomam decisões, mas que atendem a ordens e executam tarefas de maneira eficiente;

  • o institucional ou profissional — que trabalha com capital dos outros, atuando na compra e venda de fundos, mesas proprietárias etc. Está sob tutela de instituições financeiras.

A periodicidade da atualização de um software financeiro depende de diversos fatores, que variam de acordo com as necessidades e contextos que o mercado financeiro apresenta para determinado momento. 

No geral, quando mais atualizações e novidades aparecerem no mercado de capitais, mais alternativas surgem para o trader desenvolver novas técnicas e estratégias de sucesso.

Um ponto importante a ser levado em consideração é que a dinâmica de mudanças do mercado financeiro faz com que as ferramentas percam utilidade rapidamente, sendo, portanto, necessário estar sempre atento a esses fatores.

Para não ser prejudicado e tirar proveito das rápidas alterações do mercado de capitais, o trader deve ficar atento a uma série de dicas.

Teste ferramentas diversas e escolha a que ofereça melhores resultados

Um trader que almeja o sucesso deve buscar ferramentas que melhor se adaptem aos seus objetivos e prazos. É preciso que o investidor realize testes e tenha bastante “tempo de tela” — expressão do mercado financeiro que significa que o trader deve estudar seu segmento de atuação.

Invista em conhecimento e formação

O bom trader precisa estar preparado para identificar e aproveitar as melhores oportunidades assim que elas aparecem. Porém, essa tarefa exige conhecimento contínuo e formação atualizada.

O mercado financeiro atua de maneira independente à vontade do trader, sendo assim, é preciso ter uma visão mais ampla do seu funcionamento antes de agir. Para adquirir essa habilidade, a educação é o caminho de maior êxito. Esse conhecimento pode ser encontrado em vídeos sobre o tema, blogs especializados, livros etc.

Desenvolva sua rede de networking

Estabelecer uma rede de networking é muito importante para qualquer área de atuação, e no mercado de capitais isso não é diferente. A troca de experiências e informações é relevante tanto para entender o mercado quanto para fazer o melhor uso possível das ferramentas existentes nele.

Outro benefício é que o trader pode aprender a ter mais disciplina e controle emocional em possíveis momentos de adversidades, se preparando melhor para lidar com contratempos ou mesmo reverter perdas temporárias.

Principais recursos de um sistema para trader que precisam estar sempre atualizados

As melhorias promovidas nos softwares para atuação no mercado financeiro seguem a mesma lógica de qualquer outro mercado.

Podemos pensar no setor automotivo, por exemplo, no qual cada versão de determinado modelo de carro busca oferecer novos itens de tecnologia, design e conforto, a fim de facilitar a vida do consumidor.

As empresas que oferecem plataformas financeiras também estão em busca dessa excelência, que tende a simplificar cada vez mais o entendimento e uso dos softwares pelos investidores. Entre os diversos recursos de análise disponibilizados em um sistema estão:

  • banco de dados;

  • matriz de operações; 

  • relatórios;

  • estudos gráficos;

  • book de ofertas (livro de ofertas);

  • volume at price (volume sobre o preço); 

  • times & trades (tempo e negócio).

Já entre os recursos operacionais, podemos destacar:

  • Chart Trading;

  • SuperDOM;

  • Boleta Day Trade.

Diferenciais a serem considerados para escolher uma plataforma financeira

Existem várias opções de plataformas financeiras no mercado de capitais de acordo com diversas expectativas, prazos e objetivos. O indicado é que o trader encontre opções que ofereçam recursos inovadores e que sejam capazes de facilitar testes de novas estratégias.

Um grande diferencial a ser considerado são plataformas que oferecem recursos como o replay de mercado financeiro via servidor, no qual o trader não precisa gravar a tela para consultar as suas ações do dia anterior, bastando solicitá-las via plataforma mesmo.

De maneira geral, as empresas têm adotado a prática de monitorar as sugestões dos clientes em canais próprios, como site e/ou redes sociais. Esse acompanhamento das novidades e notícias é essencial para o desenvolvimento de novas medidas e análise de resultados.

Neste artigo falamos sobre a importância de se ter um software sempre atualizado de acordo com as novas funções exigidas e demandas de sua área de atuação. Vimos também que o upgrade de software disponível garante maior entendimento do cenário do momento e, consequentemente, melhores negócios.

Se você quer saber mais dicas sobre o tema, assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

O seu endereço de e-mail não será publicado.