A temporada de resultados corporativos do 2º trimestre de 2021 está aberta nos Estados Unidos. Ela chega acompanhada de importantes divulgações das principais instituições do mercado financeiro.
Por ser a maior economia do mundo, os balanços trimestrais das empresas americanas impactam em todas operações e resultados dos mercados financeiros globais. Por isso, é importante ficar ligado na agenda cheia de divulgações que estão por vir nesta e nas próximas semanas.
Tradicionalmente, os primeiros a publicarem seus resultados são os grandes bancos, como JP Morgan, Goldman Sachs, Bank of America, entre outros. Além disso, empresas que representam juntas mais de 83% do valor de mercado do índice S & P 500 devem reportar seus dados durante a temporada. Este é o período mais importante do trimestre para o mercado de ações americano.
Não é só para os EUA, pois esses resultados influenciam muito nos balanços das empresas e instituições ao redor do mundo e também são norteadores de qual caminho a economia global deve seguir. Nesta semana, a Pepsi divulgou seus resultados, por exemplo, junto dos bancões e da TSMC.
Os resultados podem mostrar como está a recuperação da economia americana frente à pandemia e como o mercado está reagindo. Os estímulos monetários por parte dos bancos centrais, principalmente do Federal Reserve (o banco central americano) e os fiscais por parte do governo americano, com a distribuição de cheques emergenciais e o progresso da vacinação devem pesar positivamente nos balanços.
Como acompanhar as bolsas americanas?
Diversas empresas bem conhecidas pelo grande público anunciam suas performances na próxima semana. Mas você sabe como acompanhar esses resultados e medir o impacto deles sobre o mercado financeiro brasileiro?
Você sabia, por exemplo, que através do Profit Pro é possível acompanhar os principais índices das bolsas americanas e as grandes empresas listadas nesses pregões?
No Profit Pro é possível assinar a ferramenta “Módulos Opcionais” para conferir as bolsas americanas. Entre eles, está o “Módulo US Equities”, composto pelo Sinal Internacional da Nasdaq, conhecido por ser o segundo maior mercado de ações em capitalização do mundo e da NYSE, uma das bolsas mais antigas do mundo.
Há também o “Módulo NYSE”, onde você tem acesso ao sinal de mais de 3.300 ativos da conhecida bolsa de Nova York, um dos importantes centros financeiros do mundo, situada no coração dos EUA.
Outra maneira de acompanhar o mercado de ações americano pelo Profit Pro é monitorando índices de extrema relevância para os EUA, como o S&P 500 (ISPFUT) e o Dow Jones (DJI), que estão já disponíveis na plataforma. Basta digitar o código desses índices em um “Novo Gráfico” ou na “Grade de Cotações” e acompanhar as oscilações do mercado minuto a minuto.