View Blog 166
View Blog 166

Calendário Econômico: Aprenda o que é e como utilizar!

O Calendário Econômico é um recurso extremamente útil para os traders e investidores do mercado, pois proporciona informações importantes sobre eventos de impacto no mercado financeiro.

Construir uma boa rotina de preparação para as operações é fundamental na carreira de qualquer trader, pois estar bem preparado poderá te fornecer vantagens na hora de escolher seus trades. Pensando nisso, vamos te mostrar neste artigo todos os detalhes que você precisa saber sobre o Calendário Econômico. Confira a seguir!

O que é o Calendário Econômico?

O Calendário Econômico é uma agenda organizada dos eventos que podem impactar o mercado financeiro. Essa agenda é pré-estabelecida, então traders e investidores podem consultar e verificar quais os dias e horários os relatórios e dados que possuem importância para o mercado financeiro, serão divulgados.

A agenda econômica é bastante completa e contempla eventos como divulgação de PMI (Purchasing Managers’ Index), Folha de Pagamento Não-Agrícola (Payroll), datas e horários de divulgação de taxas de juros, entre outros eventos.

Um trader que está consultando o Calendário Econômico poderia notar que na quinta-feira, às 10:30, seria divulgado dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos, e às 15:00 teríamos reunião do Copom para decisão de taxa de juros no Brasil.

Então, esse operador de mercado teria certeza que o dia em questão poderia ser afetado por altas volatilidades, principalmente nos horários de divulgação dos dados. Com isso, ele poderia estruturar o seu plano de ação e gerenciar suas posições de uma melhor forma.

Confira na imagem abaixo, como é a estrutura do Calendário Econômico do Profit Pro:

Calendário Econômico 1
Calendário Econômico 1

Quais as principais informações do Calendário Econômico?

O Calendário Econômico possui uma estrutura bastante simples, onde os eventos divulgados são separados por datas, então é possível consultar não somente os relatórios que serão divulgados no dia, mas também realizar projeções das próximas semanas.

Além disso, cada evento é classificado em três níveis diferentes de impacto. Por isso, o operador que estiver realizando a consulta também saberá quais os eventos que terão mais ou menos impacto sobre o mercado financeiro.

Vale lembrar que não há como ter certeza sobre o real impacto do evento sobre o mercado, e se de fato irá gerar alguma forte movimentação, porém com essas informações o trader poderá antecipar cenários e ajustar suas posições, estando mais preparado.

É possível também consultar os dados divulgados por país. Desta forma, o operador de mercado terá mais um filtro do impacto dos dados no mercado. Por exemplo, um dado divulgado nos Estados Unidos terá uma influência muito maior que um dado divulgado na Austrália.

Entenda os valores de cada evento da agenda econômica

O Calendário Econômico, também informa os valores dos dados divulgados, separados de quatro formas: o valor Atual, o valor Anterior, o valor de Previsão e o Consenso. Entenda a seguir.

  • Atual: Basicamente indica o valor mais recente do dado divulgado no evento, ou seja, o valor que foi divulgado no dia.
  • Anterior: Indica o valor divulgado no evento anterior, para que se possa comparar a evolução dos dados divulgados.
  • Previsão: Indica o o valor projetado com base no último valor divulgado, assim é possível comparar se o valor divulgado ficou próximo do esperado.
  • Consenso: É uma previsão média realizada por um grupo de especialistas, que pode ser considerado como um ajuste da previsão.

Quais os principais eventos do Calendário Econômico?

Alguns dos eventos publicados no Calendário Econômico possuem maior valor para os traders e investidores do mercado. Isso porque são dados bastante esperados e que possuem certa recorrência. São eles:

  • Decisão de Taxas de Juros
  • Dados sobre Inflação
  • Balança Comercial
  • Decisões a nível federal

Lembrando que esses eventos podem ter origem tanto em nível nacional como internacional. Por isso é importante entender que normalmente dados de eventos nos Estados Unidos e do Brasil poderão ter um impacto maior no nosso mercado.

O trader e suas rotinas de preparação

Se você é um trader autônomo, um trader de uma mesa proprietária ou de alguma tesouraria, é imprescindível que você acompanhe os principais eventos da agenda econômica.

A divulgação dos relatórios e eventos que compõem o calendário econômico podem gerar fortes volatilidades e, com isso, boas oportunidades podem ser encontradas. Outro ponto é que o acompanhamento desses eventos mantém o profissional de mercado muito mais preparado.

Estruturar uma boa rotina de preparação pode ser um diferencial na carreira de um profissional de mercado. Saber os eventos que poderão impactar o dia, fará com que o trader esteja pronto para gerir suas posições sem tomar decisões com base no emocional.

Além disso, conferir os eventos dos próximos dias e semanas no calendário econômico, auxiliará o operador a realizar projeções futuras e antecipar movimentos. Vale lembrar que é importante não só conferir a agenda econômica, mas sim todas as notícias que possam impactar o mercado financeiro.

Como utilizar o Calendário Econômico?

Mencionamos anteriormente que o Calendário Econômico é composto pelos principais eventos que podem gerar impacto nos mercados financeiros. O trader ou investidor pode realizar a consulta e identificar quais os eventos e horários em que os dados serão divulgados.

Lembrando que cada evento poderá ter um impacto diferente no mercado. É possível se guiar utilizando o próprio nivelamento de impacto do Calendário Econômico. 

Calendário Econômico 3
Calendário Econômico 3

Também é importante para o trader não analisar somente dados isolados, mas sim entender a evolução e o histórico do comportamento do mercado diante de eventos relevantes.

Por exemplo, o operador poderá analisar e chegar a conclusão que evento X normalmente causa um impacto grande no ativo que ele opera. Então poderá se preparar para encarar os movimentos eufóricos ou encerrar suas posições antes mesmo do evento se repetir no futuro. 

No Profit, você tem a possiblidade de consultar o Calendário Econômico diretamente na plataforma, sem a necessidade de utilizar ferramentas externas, possuindo um arsenal completo de análise e trading de forma integrada.

Ainda não sabia dessa novidade? Confira o vídeo completo para mais detalhes!

Além disso, preparamos um material completo na nossa central de ajuda, caso você queira se aprofundar ainda mais no uso do Calendário Econômico dentro do Profit. Confira aqui.