View Blog 160
View Blog 160

Começando no tape reading? Confira essas 3 ferramentas essenciais!

Tape reading é uma metodologia muito usada para analisar o mercado. O trader que utiliza as ferramentas características da leitura de mercado, sabe que precisa dos recursos mais avançados e otimizados do mercado.

Por essa razão, vamos te apresentar as 3 ferramentas essenciais para você que está iniciando suas operações e escolheu o tape reading para te ajudar nos estudos. Preparado?

Conheça o tape reading

A tradução literal dele já passa uma pequena ideia de como essa análise funciona. Seria algo como “lendo a fita’.

Para auxiliar quem opera no mercado, existem diversas metodologias. As principais são a análise gráfica, a análise fundamentalista e, finalmente, o tape reading.

A análise fundamentalista fica um pouco distante dos objetivos de um trader. Isso porque, para um day trader ou swing trader, as análises que mais interessam são aquelas a curto prazo, e não a longo prazo como se baseia a fundamentalista.

Falando da análise gráfica, ela é geralmente a mais conhecida e usada pelos que ficam posicionados pouco tempo. No geral, seus indicadores e todo seu arsenal gráfico é de mais fácil entendimento se comparado com a análise de fluxo.

O tape reading acaba sendo uma técnica que busca identificar o comportamento dos participantes do mercado. Isso não é algo fácil e nem se aprende rápido. Mas é uma das análises mais assertivas quando utilizadas com conhecimento.

Um exemplo bem simples no que ela se baseia, é que quando a identificação foi que naquele momento os players querem comprar, o trader vai comprar. O mesmo vale para a venda.

Note que o principal aqui é identificar e rastrear como os grandes players estão posicionados. Ou seja, suas ações dependerão muito de como o game está.

Note a psicologia por trás da análise de fluxo

Você já entende no que se baseia o tape reading. Mas sabe porque essa análise consiste em observar o grande participante? É muito mais do que simplesmente seguir o “efeito manada”.

É importante identificar o padrão de comportamento de grandes fundos de investimentos e bancos para observar como o mercado virá a se comportar. Dessa forma, é possível prever a tendência que se seguirá. Suas escolhas nas operações terão agora um embasamento real.

Depois do que falamos, resta a dúvida: Como fazer essa análise?

Separamos 3 ferramentas que vão te ajudar a começar na análise de fluxo com propriedade. Confere!

Livro de Ofertas, a primeira das ferramentas essenciais para o tape reading

O livro de ofertas é uma ferramenta do mercado que apresenta todas as ofertas de um ativo, simultaneamente. É essencial para qualquer trader conhecer os preços que estão sendo protegidos com grandes ofertas, por exemplo.

Com a ferramenta, é possível retirar ofertas não relevantes ao trader, focando em ordens de grande lotes ou de players específicos.

Um ponto importante que os traders que estão iniciando no mercado devem observar, é verificar qual o volume significativo de ofertas que podem impactar o andamento dos ativos, visualizando a atuação passiva dos players nas montagens de posição e zeragens.

Além disso, é fundamental monitorar com ele as ofertas relevantes e qual a atuação dos grandes players. Com isso, a força de liquidez compradora ou vendedora do mercado pode ser melhor observada.

Não esqueça ainda que uma opção é visualizar o book na vertical, com o SuperDOM. Assim, você pode analisar a profundidade do mercado com a possibilidade de abrir boletas para envio de ordens.

Times and Trades

Para operações de curtíssimo prazo é mais do que necessário verificar as agressões do mercado. Esses são os eventos que realmente movimentam os preços dos ativos.

O Times and Trades além de mostrar os negócios efetuados, introduz novos conceitos. Ele apresenta os players mais atuantes no ativo, de modo gráfico, e deixa claro quem tomou a iniciativa do negócio, ou seja, quem foi o agressor de cada trade. Resumindo, ele é o histórico de todos os negócios realizados no ativo.

Normalmente, o trader o acompanha na periodicidade diária, porque precisa visualizar quais foram os trades realizados naquele dia.

Para entender a lógica do Times and Trades é fundamental compreender o conceito de agressão.

Ele nada mais que o negócio fechado. Você tomou a iniciativa de fechar o negócio? Então você é o agressor! Ou seja, quem aceita a oferta de um trader é o agressor. Aquele que agride a oferta que estava no book.

Como funcionam as negociações da bolsa

Os negócios na Bolsa acontecem dessa maneira: alguém oferta e alguém agride. O Times and Trades desvenda como esses negócios foram fechados.

Deixando essa visão mais real para o mercado, o preço de um ativo só sobe quando os players estão agredindo a preços cada vez maiores. Da mesma forma, só entra em queda quando estão agredindo a preços cada vez menores. Observe que quem faz preço no mercado é quem agride as ofertas no book.

Agora, você deve estar se perguntando, porque algum trader colocaria uma oferta no book ou agrediria alguma oferta no book? Isso depende da necessidade do próprio player.

Quem coloca uma oferta no book tem uma necessidade menor de comprar ou vender em relação a quem agride uma oferta no book. Quem agride precisa por algum motivo, naquele exato momento, comprar ou vender aquele ativo. E essas ferramentas de tape reading servem justamente para rastrearmos essa necessidade desse grande player.

Volume at Price

O Volume At Price nada mais é do que o volume por faixa de preço. Então, você sabe se em uma dada faixa de preço ocorreu ou não ocorreu grandes negociações. Com essa ferramenta é possível Identificar níveis de preço com alto volume de negociação e de atuação dos players, percebendo regiões de defesa de preço e de baixo interesse.

Também, é possível perceber rápidas oportunidades a partir do saldo de agressão, distinguindo compras que superaram vendas em certa região ou ao contrário.

É possível ainda utilizar nos seus estudos a quantidade de contratos de ações ou o volume financeiro total.

Essa e as demais ferramentas buscam se adaptar ao melhor modo de entender o mercado, se baseando-se em um leitura de mercado que otimiza ao máximo seu tempo.

Gostou desse conteúdo? Que tal conferir a importância de seguir seu plano de trading?