View Blog 164
View Blog 164

Veja como Edu Moraes se tornou um Trader de Alta Performance

Ser um trader com ganhos consistentes não é algo que se consegue da noite para o dia. Muitos que possuem esse desejo, mas não entendem o que precisa ser feito para chegar até esse patamar.

Luiz Eduardo Moraes, mais conhecido como Edu Moraes, soube tirar ganhos expressivos do mercado. Como? Ele contou para nós como foi sua trajetória, dos primeiros passos até o sucesso. Contando todos os detalhes, falou também de como o Profit se tornou essencial nas suas operações e quais são seus futuros projetos. Quer saber mais sobre esse fera da bolsa de valores? Então, acompanha que vem muita inspiração por aí!

Conheça o Edu Moraes

De programador a trader, professor e empresário. Edu Moraes é curitibano e fazia parte dos milhões de brasileiros com a vontade de melhorar sua situação financeira. Mas queria que sua melhora de vida fosse por meio de um propósito claro e através de muito trabalho.

Edu era programador, mas sem nenhum diploma. Ele queria aprender o mais rápido possível sobre como programar, mas não tinha tanto dinheiro e o tempo disponível de uma graduação normal para conseguir isso.

Foi então que conseguiu aprender em uma instituição, em um tempo muito pequeno e com um valor reduzido. Mas não obteve certificação. Vontade era o que não faltava.

A ideia de entrar para o mercado financeiro veio após assistir ao filme “À Procura da Felicidade”. Esse era todo seu conhecimento sobre a bolsa de valores até então.

Depois disso, ele viu uma saída para mudar sua situação financeira. Mas afinal, o que era preciso fazer para viver de mercado? Isso seria possível de alcançar?

“O mercado financeiro mudou minha vida”, e é com essa frase, do próprio Edu Moraes, que vamos começar a te contar como foi sua trajetória. Preparado?

A virada de chave demorou

Existem algumas fases comuns que todo Trader de Alta Performance passa. O começo difícil e os prejuízos que ocorrem – dada a falta de preparação ao começar nas operações -. Após isso vem a necessidade de rever e traçar seu próprio perfil, estratégias e análises.

“Percebi que para operar na bolsa de valores não precisa de muito dinheiro. Existe a margem reduzida”, conta. Foi com essa descoberta que Edu conseguiu entrar nas operações pela primeira vez.

Mas para ele, essa fase inicial no mercado, em que as perdas são comuns, foi um pouco mais pesada.

“Nos primeiros meses de operações, quando operava por conta, cheguei a perder 30 mil reais. Isso foi em 2016. Foi meu primeiro grande loss”, lembra.

Isso se deu principalmente porque não usava uma metodologia que fazia tanto sentido para ele. Não fazia parte do seu perfil.

Era preciso mudar seu modo de encarar seu dia a dia na bolsa de valores.

Quando tudo fez sentido

Os aprendizados que surgiram a partir dessa grande perda não foram poucos.

“Quando perdi o pouco que eu tinha, vi que as mudanças precisavam ser significativas Estudava até de madrugada e revia todas as palestras que a Nelogica disponibilizava na época”, lembra.

“Além disso, sou cristão e ia para as operações pedindo ajuda para Deus. Era um momento em que tudo dava errado. Mais ou menos nesse período, ganhei 4 aulas de um curso em que uma dessas aulas quem ministrava era o Bo Williams. Isso fez toda diferença” explica.

Edu conheceu uma nova estratégia que fazia muito mais sentido para ele. Entendeu que conhecer seu perfil na hora de operar, fazia toda diferença, além de ir atrás de mais conhecimento.

“Minha virada de chave foi nessa época. Foi nesse período que eu consegui melhorar minhas operações. Junto a isso, em janeiro de 2017, comecei a operar através do gráfico Renko. Foi quando tudo se alinhou e fez sentido.” lembra

A Importância da Nelogica na vida do Edu Moraes

A Nelogica teve um papel fundamental na sua virada de chave. Tanto como plataforma, quanto como criadora de conteúdo voltado a quem opera no mercado financeiro.

“A Carol Paiffer operava com o Profit. Se ela usava, significava que era uma boa plataforma. Assinei em 2016, na época que eu ainda estudava sobre o mercado. Cheguei a pesquisar sobre outras plataformas para conhecer, mas o Profit é simples de entender, além de completo, para todos os perfis.” conta

“Eu costumo falar que 50% do meu resultado, se deve à plataforma, porque ela me dá todas as condições de fazer boas operações. Todo meu arsenal está lá” explica.

Mais que no momento das operações, como plataforma, a Nelogica esteve presente. “Graças a Nelogica eu consegui aprimorar meus estudos. Sempre acompanhei as Webinars que eram disponibilizadas. Ajudou muito, conheci nomes importantes do mercado”. conta

No que se baseia suas operações hoje e a rotina pesada de um Trader de Alta Performance

Edu Moraes passou por um começo difícil no mercado, mas atingiu a alta performance. Hoje ele possui conhecimento e disciplina suficiente para tirar bons resultados do mercado.

Sua metodologia está muito atrelada a uma forte de gestão de risco. Essencial, segundo ele.

“Como eu opero no Renko, sempre vou entrar na inversão do Renko. O Renko nada mais é do que um gráfico de preço, você vê o preço se movendo. Então quando meus indicadores mostram esse sinal de inversão, já configuro meu stop para sempre estar abaixo dessa inversão”, conta.

“Dólar, DI futuro, Índice, são os principais que eu opero hoje. E acompanho também o índice Nasdaq, e o S&P 500”, fala.

Já a rotina, ficou um pouco pesada. Os traders sabem o quanto a disciplina é fundamental nessa vida. Com Edu, as coisas não são diferentes.

“A rotina é pesada. Desde agosto (2018) estamos trabalhando com o desenvolvimento do projeto Profissão Trader. Isso intensificou um pouco mais as coisas. Eu opero das 9 horas ao meio dia. Depois tocamos os projetos e atendo meus alunos. Têm dias que trabalho até às 22 horas”, conta.

Essa vontade de disseminar conteúdo e ser um mentor para milhares de brasileiros, veio através de pedidos de quem o acompanhava e sabia dos seus resultados obtidos no mercado. Esse foi o ponto chave para atingir totalmente o propósito de vida que ele queria.

Os 3 principais aprendizados que Edu tirou do mercado

Todo trader que deseja vencer no mercado  precisa se atentar para o fato de que bolsa de valores não é um jogo de sorte. Muito pelo contrário.

Edu Moraes destacou quais foram os maiores aprendizados que obteve nesse tempo operando.

“As pessoas precisam tratar a profissão de trader, como uma profissão séria, como qualquer outra” fala. Isso deixa clara a necessidade que os traders têm de estudar e simular operações antes de entrar de fato no mercado. Se está tendo resultados negativos constantemente, pode ser que esse período não tenha sido suficiente e você precisa rever seus métodos.

“Operar se assemelha a estar numa empresa. Você possui metas, responsabilidades, horários.” explica. Operar não é fazer o que você deseja a qualquer momento. No artigo Diário de um Day Trader: Veja como é a rotina desses investidores, falamos como a rotina de um trader pode ser repleta de desafios e disciplina.

Além disso, a disciplina que falamos agora, está muito ligada a outro aprendizado fundamental que Edu tirou do mercado: “Não vou mover meu stop, tenho que ter disciplina” afirma. Afinal, gerenciamento de risco é algo que faz toda a diferença nos seus resultados, é deve ser levado a sério.

As expectativas para o futuro

Um trader pode sempre otimizar mais suas operações, assim como sua vida. Da mesma forma que devemos pensar dessa forma em todas as diferentes profissões que podemos escolher, com o trading não é diferente.

“Eu olho para minha história daqui pra frente e tenho a certeza que quero inserir o máximo de pessoas possíveis no mercado financeiro, tornar possível para todos. Meu lema é que o mercado financeiro é para todos, independente da escolaridade e situação financeira”, conta.

Edu Moraes sabe que obter consistência na vida de trader custa muito tempo de estudo, persistência, controle emocional e disciplina. Passar esse conhecimento adiante é, de certa forma, gratificante. É seu principal objetivo daqui para frente.

“Eu nunca desisto”.

Gostou desse artigo? Edu Moraes e outros estão participando da nossa websérie Traders de Alta Perfomance, então aperta o play para conferir. Ah, não esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube para não perder nenhum conteúdo!