View Blog 187 1
View Blog 187 1

Como fazer um estudo de mercado eficiente?

Um estudo de mercado eficiente é a base para se conseguir retornos sólidos no mundo do trading. O estudo de mercado é o que fornece ao trader, a confiança necessária para realizar suas operações.

Porém para que o estudo seja feito de uma forma eficiente, são necessárias ferramentas avançadas e um bom conhecimento de campo. Pensando nisso montamos um passo a passo para você aprimorar a metodologia dos seus estudos de mercado, potencializando ainda mais seus ganhos.

A importância de um estudo de mercado eficiente

Para o operador de mercado, há duas principais maneiras de se fazer um bom estudo de mercado. O primeiro é através da análise técnica, que visa identificar padrões gráficos que sinalizam a continuidade de um movimento. 

Já a segunda maneira é através do tape reading (análise de fluxo), que busca identificar a direção do mercado baseado no volume de negociações e posicionamento dos players do mercado, ou seja, tentando identificar quem de fato está movimentando o mercado.

Cada tipo de análise contribuiu para o estudo de mercado de alguma forma, por isso é interessante o trader saber como elas funcionam.

Análise Técnica

Esse tipo de análise estuda os movimentos passados do preço e busca identificar padrões que sugerem que os movimentos se repitam. Ou seja, os padrões gráficos identificados irão indicar um movimento futuro, e o trader poderá então, antecipar esse movimento e realizar suas entradas.

Aplicando a análise técnica corretamente é possível identificar a tendência em que se encontra o ativo. As tendências de alta e de baixa sugerem que o preço continuará caindo ou subindo respectivamente. E também há a tendência que chamamos de consolidação, onde o preço se move muito pouco e lateralmente.

Com essa identificação feita, o trader poderá escolher os melhores pontos de acordo com a sua estratégia. Por exemplo: O operador pode estruturar uma operação logo após identificar os níveis de preço onde houve rejeição, ou seja, suportes e resistências ou até mesmo após identificar um canal de tendência, podendo surfar nos movimentos.

Análise de Fluxo

A análise de fluxo busca identificar a direção do mercado através do estudo dos fluxos financeiros do mercado. Esse tipo de análise identifica em que ponta estão os maiores players e com que frequência esses players estão negociando e tomando (agredindo) os lotes do book.

A identificação da direção do fluxo auxilia o trader a se orientar quanto aos interesses do mercado. Isso proporciona ao operador saber em quais regiões os grandes players estão posicionados e se eles irão de fato defender seus níveis de preço de interesse.

O trader pode estruturar suas operações seguindo os fluxos e aproveitando as pequenas distorções do mercado para realizar suas operações. Ou também poderá identificar os pontos de interesse das grandes corretoras e bancos para montar uma operação mais longa.

Por exemplo: O trader João, identifica que uma corretora que atende players institucionais está agredindo na compra. Aproveitando esse fluxo, ele atua comprando também. Logo após isso, a agressão desse participante encerra, e então outros quatro players menores iniciam um fluxo vendedor. Ele então aguarda a confirmação de um volume maior para fechar a posição comprada e ainda buscar uma operação de venda.

Escolhendo as ferramentas

Para fazer um estudo qualificado são necessárias ferramentas adequadas para cada tipo de análise. As funcionalidades escolhidas são tão importantes quanto as teorias estudadas, pois são elas que irão auxiliar na aplicação das técnicas de análise.

A seguir vamos abordar algumas ferramentas de cada tipo de análise e como elas podem lhe auxiliar a realizar um estudo de mercado eficiente e que pode potencializar seus ganhos.

Ferramentas para Análise Técnica

Se você prefere utilizar os gráficos, uma das maneiras mais eficientes para se fazer um estudo é primeiramente identificar a direção da tendência. Isso auxilia o trader a identificar movimentos mais amplos e evita cair nas consolidações do mercado.

Nossa primeira sugestão é utilizar o recurso de desenho Canal, disponível no Profit. Ele irá lhe auxiliar na identificação da direção de uma tendência com facilidade. Com o canal de tendência em destaque fica muito mais fácil estruturar uma operação, tanto a favor como contra a tendência predominante.

Canais
Profit – Canal.

Um indicador clássico e que não poderá faltar no seu estudo é a Média Móvel. Ela nada mais é que uma linha móvel que representa a média dos valores de um determinado período. O segredo aqui é que ela pode ser calibrada a vontade, então teste as variáveis ao máximo e descubra a melhor calibragem para sua estratégia.

Você também pode incluir mais de uma média móvel em seu gráfico, com calibragens diferentes. Assim você pode até mesmo criar uma estratégia baseada no cruzamento destas médias ou usar elas para confirmar a direção da tendência.

Media Móvel
Profit – Media Móvel (20).

Existem muitas outras ferramentas e indicadores que podem ser usados em conjunto com a análise técnica, então explore a sua plataforma ao máximo.

Ferramentas para Análise de Fluxo

Para a Análise de Fluxo, o operador precisa observar informações diferentes que não são obtidas através do gráfico. Para isso, são necessárias ferramentas específicas para esse tipo de análise. 

A primeira delas é o Livro de Ofertas. Ele já muito conhecido no mundo do trading pois nos possibilita enxergar as intenções de oferta por nível de preço, ou seja, em quais níveis de preço as ordens estão apregoadas.

Com essa ferramenta o trader poderá ver onde os players tem mais interesse em comprar ou vender, identificando assim o fluxo inicial do mercado.

Book
Profit – Livro de Ofertas 

A segunda ferramenta essencial para um estudo através da análise de fluxo é o Times and Trades. É nele que podemos  ver o que de fato foi negociado no mercado, desde comprador, vendedor, quantidades negociadas e até mesmo quem tomou a iniciativa para realizar o trade.

Com essa ferramenta o trader poderá identificar quem está realizando os negócios e verificar como está a posição dos grandes players. Assim poderá realizar suas entradas com base no tamanho do volume negociado e na abertura de grandes posições. 

Times and Trades
Profit –Times and Trades.

Aplicando as análises de mercado

Escolhendo o tipo de análise para o estudo e identificando as melhores ferramentas, está na hora de fazer a aplicação destes conceitos. Abaixo vamos dar um exemplo de dois traders que estão operando na mesma hora, porém estão usando técnicas diferentes para a mesma situação. 

Duas análises um movimento

Dois operadores de mercado estão analisando o mesmo movimento. O trader João, analista técnico, identificou uma tendência de alta, e estava aguardando o preço chegar próximo do seu Canal para realizar uma compra, acreditando na sequência do movimento de alta.

Do outro lado, o trader Rafael, analista de fluxo, identifica no Times and Trades que um grande player começa a agredir na compra, tomando todos os lotes que estão sendo ofertados no book. Rafael nota que as intenções de oferta de venda começam a cair e o player que ele identificou continua na ponta compradora. Ele então realiza sua entrada esperando surfar no movimento de alta que está por vir. 

Ambos os traders posicionados aguardam o desenrolar do movimento para tomarem suas próximas atitudes. Minutos depois, João identifica que o preço está chegando próximo a uma resistência.

Visando aproveitar o movimento e aumentar seu lucro, ele então prepara outra operação. João apregoa mais um lote logo após a resistência, e estrutura sua operação de scalping, com alvo pequeno.

Na mesma hora Rafael identifica outros players entrando na ponta compradora. Em seu Livro de Ofertas ele nota que as ofertas de venda estão sendo tomadas com velocidade e então decide entrar com mais um lote, acreditando na força do movimento.

Fim do movimento

O movimento de alta esperado acontece, a resistência é rompida e ambos estão com bons resultados naquele pregão. 

João então identifica a formação gráfica OCO, um padrão que sugere uma possível reversão de movimento. Analisando também que o preço estava próximo ao topo do Canal de Alta, ele então decide encerrar sua operação.

Já Rafael, identifica rapidamente que outros dois grandes players surgiram interessados na ponta vendedora. O player que anteriormente estava agredindo a ponta compradora, começa a reduzir o tamanho de seus lotes. Rafael então decide encerrar sua operação também.

Mesmo ambos fazendo estudos de mercado diferentes, os dois encerram suas operações com gain.

Pratique para ser um vencedor

Para que o trader possa fazer um estudo de mercado qualificado e eficiente é necessário que ele domine não somente a teoria mas também a prática, isto é, que ele saiba aplicar as técnicas e utilizar as ferramentas com maestria.

A prática leva à perfeição no mercado. Melhor ainda, é quando se é possível testar estratégias sem arriscar o capital. Para isso, foi desenvolvido o simulador. Nele o trader pode botar em prática os seus estudos sem pôr em risco o seu capital. 

Por exemplo: o simulador do ProfitPRO possibilita que o trader pratique suas estratégias dispondo de todo o ferramental analítico avançado de análise técnica e de tape reading. Com todo o arsenal a sua disposição e sem nenhum tipo de risco financeiro você certamente irá acelerar seu processo de aprendizagem e potencializar seus ganhos no longo prazo.

Além do mais, com um ambiente simulado você também poderá explorar as ferramentas que não conhece sem nenhuma preocupação, e ir testando se elas se adequam ao seu perfil.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário! Aproveite e faça um teste gratuito do ProfitPRO e faça seu estudo de mercado com um ferramental analítico de alta performance.