View Blog 068
View Blog 068

Como investir em dividendos e ter sucesso na Bolsa de Valores?

Saber como investir em dividendos é uma das grandes aspirações dos traders que desejam diversificar sua atuação no mercado, obtendo mais possibilidades de ganhos. Desde que os ativos tenham um rendimento interessante, eles podem oferecer bons percentuais para os acionistas de grandes empresas.

Este post vai mostrar em detalhes o que são os dividendos, como funciona a operação e o que fazer para ter bons resultados. Confira!

O que é o dividend yield?

Os traders tradicionais estão muito acostumados a operar com a valorização de ativos, fazendo assim, entradas e saídas de posições, ganhando com essa variação de valores. Entretanto, há um mercado que pode ser lucrativo e que está paralelo a isso, funcionando por meio dos dividendos.

Aplicar nessa possibilidade depende sempre da verificação do índice que mostra se aquele papel de uma empresa vai render bons valores — chamamos esse indicador de dividend yield.

Basicamente, ele mede o quanto será retornado a um acionista no momento em que receber seus dividendos. De forma simples, você encontra o dividend yield dividindo o valor dos dividendos daquela empresa nos últimos meses pelo valor atual de um ativo.

Como é a operação com esses ativos?

A operação com dividendos é muito simples: consiste na compra de papéis de empresas, especialmente aquelas mais sólidas e que garantem, inicialmente, a segurança de um ativo que não vai perder tanto valor.

A partir do momento em que o trader adquire um papel, ele passa a ser um acionista e, de forma simples, tem direito aos dividendos que essa empresa paga aos sócios. Entretanto, por lei, a obrigação é de destinar apenas 25% de seu faturamento líquido para os dividendos.

Tipos de pagamentos

De modo geral, há dois tipos de pagamento de dividendos: com papéis e com dinheiro. Na primeira opção, algumas empresas distribuem seus dividendos oferecendo mais ativos de forma proporcional ao que o acionista já tem. No modelo mais tradicional, esse pagamento é feito em capital.

Como ter uma boa rentabilização?

De certo modo, os dividendos já são uma opção que oferecem rentabilidades interessantes, especialmente porque as empresas que abrem seus capitais e trabalham dessa forma são mais estáveis. Entretanto, os valores pagos não são tão altos, por isso é importante saber escolher bem os ativos.

É fundamental ter uma carteira de dividendos variada, buscando opções de empresas de diversos segmentos e que são atestadamente mais seguras. Isso garante um bom volume de valores entrando, o que possibilita reinvestir cada vez mais e criar um rendimento consistente.

Antes de adquirir o papel de uma empresa, é fundamental se manter informado sobre seu histórico de pagamentos e buscar saber mais sobre sua estabilidade. Quanto mais segura e próspera for essa companhia, especialmente a longo prazo, maiores as chances de colher bons dividendos.

O trader que quer saber como investir em dividendos também precisa saber que ele não vai mudar seu patamar financeiro em curto prazo. Esse tipo de operação pode ser muito mais interessante para quem quer construir um patrimônio a longo prazo, especialmente pensando em aposentadoria.

Viu como não tem mistério na hora de saber como investir em dividendos? Esse tipo de ativo é uma ótima opção para traders que querem diversificar suas atuações e aumentar suas possibilidades de ver seu patrimônios crescer.

Curtiu as dicas? A atuação do trader no dia a dia precisa de apoio de ferramentas digitais que tornem seu trabalho mais preciso. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.