Como otimizar sua rotina de estudos com os novos recursos do Profit

Que um trader profissional investe horas em frente a tela de um computador você com certeza já sabe. No entanto, a maior parte deste tempo não é utilizado somente para operar: o diferencial dos vencedores na batalha entre touros e ursos é, em grande parte, o tempo de tela investido em estudos.

A tão buscada consistência é alcançada por aqueles que conhecem o seu operacional, testando entradas no simulador e buscando traduzir o significado de padrões gráficos em certos contextos. Tais padrões podem ser visualizados com maior facilidade se destacados por meio linhas, retângulos, e outros recursos inclusos no Profit!

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar com detalhes como otimizar sua rotina de estudos a partir das novas ferramentas presentes na plataforma. Contudo, antes vamos relembrar o que exatamente são estudos gráficos. Fique conosco até o final para conferir!

O que são estudos gráficos?

São recursos imprescindíveis para destacar visualmente os pontos que um trader acredita serem importantes em suas análises. Ao delimitar uma certa área do gráfico ou um movimento de mercado através de um estudo, é possível identificar padrões de comportamento dos players, facilitando a leitura do contexto em que se está inserido e proporcionando uma tomada de decisão assertiva.

Existem diversos estudos no Profit para complementar suas análises de mercado, validados pela comunidade trader ao longo dos anos. O suporte e a resistência, por exemplo, são primordiais na análise técnica clássica, que além de demarcarem níveis de preço com altas chances de reversão ou pausa de um movimento, traduzem fatores psicológicos da maioria do mercado em determinado momento do pregão.

Suporte e Resistência
Exemplo de Resistência em dez/2021 na cor rosa e Suporte na cor amarela. Ativo: Mini dólar (WDO), extraído do Profit Pro.

 

Ademais, podemos apresentar a Linha, a Resistência, o Canal, Estudos de Fibonacci, e muitos outros facilmente encontrados na chamada Barra de Estudos.

A Barra de Estudos está localizada ao lado direito do gráfico e unifica todas as ferramentas de estudo disponíveis, poupando preciosos segundos em sua jornada.

Barra de estudos
Barra de Estudos, extraído do Profit Pro.

Todavia, caso a barra acima não estiver sendo exibida, você pode recuperá-la acessando o menu Exibir > Barra de Ferramentas > Estudo, conforme a imagem a seguir:

Estudos com os novos recursos do Profit
Habilitando a Barra de Estudos, extraído do Profit Pro.

 

Sabendo que um dos diferenciais de um investidor de sucesso é a agilidade, o time da Nelogica trouxe um incrível update para a plataforma Profit

Agora é possível traçar estudos com precisão, deixando suas análises ainda mais completas por meio de quatro novos recursos: estudo de mão livre com caneta, estudo de mão livre com marcador, estudo com seta e, finalmente, a criação de estudos por meio de dois cliques.

 

Estudo de mão livre com caneta

O Estudo de mão livre com caneta chega para auxiliar você nas suas marcações diárias. Agora é possível circular aquele candle de alta em que uma entrada que poderia ter sido feita, ou até mesmo destacar uma reversão na tendência. As possibilidades são infinitas e você é quem controla o formato do desenho! 

Para acessar o recurso, clique sobre o ícone correspondente na barra de estudos ou vá ao Menu Estudos. Em seguida, selecione a opção Mão Livre > Caneta.

Estudos com os novos recursos do Profit
Ícone do estudo de mão livre com caneta, extraído do Profit Pro.

Deste modo, você poderá desenhar estudos livres no formato que desejar, otimizando suas análises e facilitando a identificação de informações no gráfico!

Estudos com os novos recursos do Profit
Exemplo de estudo de mão livre com caneta; extraído do Profit Pro.

Observe que, assim que o estudo for finalizado, a janela de configurações rápidas será exibida, permitindo a alteração da cor, espessura, tipo de linha e até a criação de uma trava para que as personalizações não sejam alteradas.

Janela de configuração rápida de estudos
Janela de configuração rápida de estudos. Imagem extraída do Profit Pro.

Observação: a nova janela de configuração rápida está disponível para todos os estudos.

 

Estudo de mão livre com marcador

Deseja que a aparência da sua marcação remeta a uma caneta marca texto? Com o marcador é possível destacar informações sem prejudicar a leitura do gráfico, uma vez que o estudo é realizado por trás dos elementos exibidos na tela do Profit

Estudo de mão livre desenhado com o marcador
Exemplo de estudo de mão livre com marcador; extraído do Profit Pro.

Assim como no estudo de mão livre com caneta, o marcador pode ser personalizado na janela de configurações rápidas!

Para utilizar este recurso, clique sobre o ícone correspondente na barra de estudos ou acesse o Menu Estudos. Logo, selecione a opção Mão Livre > Marcador.

Menu Estudos
Menu Estudos do Profit Pro.

 

Estudos com seta 

Indicar um movimento específico ou modificação na trajetória do mercado irá auxiliar nas suas análises? O estudo com Seta é perfeito para indicar alterações nos movimentos dos players graficamente.

Exemplo de estudo feito com seta
Exemplo de estudo seta, extraído do Profit Pro.

Para habilitá-lo, acesse o menu Estudos > Seta, ou clique no ícone disposto na Barra de Estudos.

Estudos com os recursos do Profit
Menu Estudos do Profit Pro, estudo de seta.

 

Estudos com dois cliques

Para iniciar a criação de um estudo, basta clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre o gráfico e arrastá-lo até a área desejada, concluindo a criação com outro clique do botão esquerdo. No exemplo abaixo, utilizamos o Retângulo:

Estudos com os recursos do Profit
Exemplo de estudo feito a partir de dois cliques, extraído do Profit Pro.

 

Bônus: apagador

A última novidade que trazemos neste artigo é a função Apagador. Ao selecioná-lo na Barra de Estudos ou no Menu Estudos > Apagador, um simples clique sobre um estudo irá apagá-lo!

Estudos com os recursos do Profit
Ícone do Apagador; extraído do Profit Pro.

 

Em síntese, é importante saber quais estudos irão ajudar você em cada situação. Sendo assim, que tal abrir a sua plataforma agora e testar as novas funcionalidades?

Se você gostou desse artigo e quer analisar com mais profundidade os principais indicadores técnicos e dados, conheça o Profit Pro e tenha à disposição as ferramentas mais avançadas de negociação e análise do mercado de financeiro!

Para mais conteúdos, acesse nossas redes sociais e o blog Nelogica.