View Blog 075
View Blog 075

Como se desenvolver na carreira de trader? 5 dicas de disciplina

Trader é o profissional que atua no mercado financeiro. Ter uma carreira de trader bem-sucedida é o principal desejo de muitas pessoas em todo o mundo.

Um trader em busca de bons resultados, ou mesmo quem deseja atuar como profissional nessa área, deve saber a importância de manter uma rotina pautada na disciplina e dedicação. Para isso, é fundamental buscar conhecimento e se manter bem informado.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e apontar cinco dicas que podem ser úteis para quem atua com operações de ativos financeiros. Acompanhe o texto!

1. Conheça seu perfil

Os traders podem ser classificados em conservadores, moderados e agressivos, de acordo com o nível de riscos que cada um está disposto a se expor. Por isso, antes de começar a operar é fundamental conhecer qual o perfil a ser seguido e, a partir dessa informação, montar a carteira de aplicações.

Uma dica é diversificar as aplicações, tipos e prazos de retornos variados. Com conhecimento de seu perfil trader, é possível desenvolver uma estratégia mais eficiente e assertiva.

2. Defina uma estratégia de metodologia 

Planejar uma estratégia de atuação pautada em uma metodologia concreta é muito importante para que o trader consiga atuar de maneira satisfatória. Para isso, é indicado que o trader invista em conhecimento e encontre os melhores caminhos a serem adotados.

Com um plano bem definido, consegue-se obter resultados satisfatórios e mensuráveis, além de prever e se adaptar melhor aos cenários apresentados.

3. Saiba lidar com possíveis perdas momentâneas

Muitos profissionais desejam alcançar o sucesso na carreira de trader, por isso é preciso estar preparado para enfrentar a concorrência e saber lidar da melhor maneira com as oscilações e riscos no mercado.

Apesar de indesejadas, as perdas momentâneas fazem parte do cotidiano de atuação profissional. Por isso, é preciso desenvolver controle emocional capaz de analisar com clareza, mesmo em cenários negativos. Caso contrário, corre-se o risco de tomar decisões impulsivas que podem trazer prejuízos de curto, médio e longo prazo.

4. Use a tecnologia como aliada

O uso de recursos tecnológicos — como aplicativos e softwares específicos — pode ser de grande utilidade para uma melhor atuação dos traders. Antes mesmo de começar a atuar é indicado realizar simulações para ganhar conhecimento e confiança.

Também podem ser usadas ferramentas de análises gráficas, acompanhamentos dos cenários do momento e indicadores, entre outros recursos.

5. Monitore suas aplicações

É importante que o trader monitore periodicamente suas aplicações, a fim de analisar se a estratégia adotada é a mais indicada, conforme os objetivos determinados. Caso seja preciso, é recomendado reavaliar as medidas adotadas e corrigir o que for necessário.

Neste artigo, falamos sobre dicas importantes para ter uma carreira de trader longa e bem-sucedida. Devido aos desafios da profissão, é preciso estar preparado para lidar tanto com os riscos do mercado quanto com os aspectos emocionais, devido às oscilações naturais dos cenários.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este outro artigo em nosso blog e mantenha-se bem informado sobre a rotina de um day trader. O que acha?