View Blog 012
View Blog 012

Como viver da Bolsa de Valores: 5 dicas para você se tornar um trader profissional

Viver da Bolsa de Valores é o sonho de muitos, mas a realidade de poucos. A possibilidade existe e há um caminho. Mas não se engane, a trilha para se tornar um trader de sucesso é árdua e você deve estar preparado.

A Bolsa oferece diversos produtos e o trader visa buscar as melhores oportunidades do mercado. Se beneficiando das altas volatilidades, o operador de mercado lucra na variação do preço dos ativos. Preparamos neste artigo 5 dicas matadoras para você se tornar um trader de sucesso.

1. Aprenda a viver da Bolsa de Valores

O primeiro desafio ao candidato que quer viver da Bolsa é aprender. Há duas maneiras de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores: investindo a longo prazo ou fazendo trading. Independente da via que irá seguir, você vai precisar estudar muito. Dentro destas duas vertentes você ainda terá que escolher entre os diversos produtos oferecidos pela B3.

Na maioria das vezes, tudo que é bom vem com esforço. Pensando nisso, detalhamos como você deve iniciar seus estudos pelo caminho certo e com o pé direito. Estudando a Bolsa, traçando o seu perfil e escolhendo uma técnica de análise que você mais se adequá. 

Comece estudando a Bolsa

Primeiro você deve conhecer o ambiente da Bolsa. As diferentes corretoras e bancos que atuam no mercado. Fique de olho também no calendário econômico e nas notícias que impactam o mercado. Estude também a atuação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que é a entidade regulamentadora da Bolsa. 

Busque conhecer os produtos que são negociados e quais são as características de cada um deles. Abaixo listamos os mais negociados na B3:

  • Ações: É a menor fração do capital social de uma empresa.
  • Opções: É o direito de compra e venda de ações com preços e prazo preestabelecidos.
  • Contratos Futuros: Um contrato futuro é um compromisso assumido entre duas partes, compromisso de comprar ou vender determinado ativo numa data determinada a um determinado preço.

Procure ativos que possuem alta volatilidade e alta liquidez. A volatilidade é a distorção no preço do ativo, o que torna possível a geração de lucro. A alta liquidez significa que o ativo possui bastante níveis de oferta, facilitando nas entradas e saídas das operações.

Trace o seu perfil

Trace o seu perfil e tenha sempre em mente o risco que envolve a atividade e os produtos que irá negociar. Para viver de Bolsa você terá que ser um trader, um investidor ou ambos. O trader é o especulador, aproveitando oportunidades e distorções no preço dos ativos para obter lucro nas operações. O investidor normalmente é mais conservador, buscando operações de longuíssimo prazo para rentabilizar seu capital.

Para day trade por exemplo, o risco é maior pois você precisa abrir e fechar as operações no mesmo dia. Assim, esse tipo de operação se adequá a um perfil mais arrojado que saiba lidar com as perdas que poderão acontecer. As operações da modalidade day trade  podem proporcionar rentabilidades maiores se executadas corretamente.

Escolha uma técnica

Depois de traçado o seu perfil, escolha uma técnica que irá utilizar para definir as suas entradas. 

  • Análise técnica (price action): É a mais conhecida pois ela analisa exclusivamente os movimentos do preço de um ativo, baseado em um gráfico. Por sua flexibilidade e por possuir poucos requisitos (somente um gráfico) ela costuma ser muito utilizada tanto para operações curtas quanto para operações mais longas.
  • Análise de fluxo (tape reading): Tem como objetivo analisar os fluxos de mercado, e isso auxilia a identificar a direção dos maiores volumes financeiros. Para esse tipo de análise o trader irá precisar de uma plataforma que tenha ferramentas avançadas voltadas ao tape reading como o ProfitPro. Essa técnica é mais utilizada para operações de curtíssimo prazo.
  • Análise fundamentalista: Esse tipo de análise é utilizada com foco em operações de longuíssimo prazo. Tem como objetivo determinar o valor de um ativo observando fatores fundamentalistas (como múltiplos) que afetam o negócio de uma empresa ou de um ramo, visando identificar perspectivas futuras.

2. Pratique o que você aprendeu

Agora que você já decidiu qual caminho irá trilhar, você deve praticar essas técnicas. Esse treinamento é importante para que você entenda como se movimenta o mercado. Assim, será durante a prática que você irá se conhecer e definir se as técnicas escolhidas de fato serão de seu gosto.

Abaixo traçamos o caminho para que você possa se desenvolver da melhor forma possível.

Explore o simulador

Depois de estudar sobre o mercado e sobre as técnicas, o segundo passo é treinar no simulador. Assim você poderá fazer seus testes, ao mesmo tempo praticar suas estratégias e ver como o mercado se movimenta sem pôr em risco o seu capital.

O ProfitTraining oferece um ambiente simulado para que o trader possa praticar suas técnicas com todo o ferramental de análise técnica e análise de fluxo a disposição. Assim o trader pode verificar em qual tipo de técnica ele se adapta melhor sem nenhum risco financeiro.

Agora vá para a conta real 

O simulador é extremamente importante, porém tudo tem seu tempo. Pense bem, você não iria para uma viagem de avião com um piloto que nunca voou de verdade, somente no simulador, não é mesmo? Da mesma forma isso acontece no mundo do trading.

O simulador irá lhe proporcionar um ambiente seguro e sem riscos, ou seja, perfeito para você treinar suas estratégias e técnicas. Mas lembre-se do fator emocional que envolve o trader. Somente o ambiente real irá lhe proporcionar experiências para lidar com situações difíceis e que podem mexer com o seu psicológico.

Para que você possa dar esse próximo passo com tranquilidade primeiro você deve estar pronto. Isto é, precisa dominar a técnica que irá utilizar, possuir uma gestão de risco apurada e se preparar psicologicamente para a carga emocional que irá levar. 

Mas lembre-se, comece pequeno, de preferência com lote mínimo, seja de ações ou de mini contratos futuros. 

É somente na conta real que você irá praticar seu lado emocional para saber lidar com as perdas, ganância, ansiedade e outras emoções que envolvem a profissão. 

3. Aprenda com quem obtém resultados

Esteja de olho nos melhores traders e investidores. Há sempre muito o que aprender com quem está a tempo no ramo e com quem de fato vence no mercado. Os traders de alta performance são um perfeito exemplo. 

Os traders de alta performance se destacam dos demais, porém curiosamente eles passaram pelas mesmas dificuldades que a grande maioria dos traders iniciantes. Cada um tem suas rotinas, estratégias e forma de pensar que os proporcionou resultados impressionantes.

Fabrício Gonçalvez por exemplo é um trader de alta performance que passou por diversas dificuldades, perdeu dinheiro porém hoje o sucesso lhe acompanha. Abaixo uma breve citação de Fabrício:

Ao longo do tempo fui percebendo que ganhar dinheiro com o mercado de trading é muito mais consequência da mentalidade de preservação de capital a qualquer custo, do que qualquer outra coisa.

Acompanhe esses traders de sucesso, absorva o conhecimento que eles oferecem e filtre para a sua realidade sempre.

4. Faça seu planejamento

A rentabilidade proveniente de Bolsa de Valores é de renda variável. Para viver de Bolsa é necessário planejamento em cima de uma remuneração variável e não fixa. 

  • Planejamento Familiar: A primeira preocupação deve ser em torno do planejamento familiar. Por isso, é importante que o trader disponha de um capital de emergência que possa suprir suas despesas mensais. Isso irá reduzir a pressão dos resultados e você poderá manter seu foco nas suas operações.
  • Gerenciamento de Risco: Seus limites de perda, metas de ganho, capital destinado para o trading e exposição máxima do capital em caso de alavancagem. Tudo isso são exemplos de fatores que devem estar bem definidos pelo trader. Um gerenciamento de risco bem elaborado ajuda a controlar os riscos das operações.
  • Destinando Lucros : Quando houverem meses de ganhos altos, tenha em mente para onde será destinado seu lucro. Nossa sugestão é: não esbanje. Tenha em mente que sempre haverá meses ruins que precisam ser cobertos.

5. Seja disciplinado

A disciplina é um fator determinante na longevidade do trader. Você pode desenvolver e utilizar uma estratégia vencedora por outro lado, se não segui-la corretamente ela será inútil. É fundamental que o trader adote uma postura disciplinada durante as negociações feitas. Isso evita o desespero e perda de dinheiro.

O operador de mercado deve exercer a disciplina de diversas formas: no comprometimento com a seriedade de atuar como um trader, no entendimento dos riscos de cada operação, na aplicação da sua metodologia e até em qualquer fator externo que possa impactar na sua performance.

Ser disciplinado é saber ser um trader profissional. Mesmo que sua estratégia seja muito boa, em algum momento ela irá falhar. O mercado é dinâmico e está em constante mudança, logo é normal que sua estratégia falhe algumas vezes. É durante esses momentos que o trader deve manter a postura e seguir com o planejado.

O trader disciplinado é aquele que obtém sucesso na Bolsa de Valores, nunca esqueça disso!

Por fim, não há mistérios em como viver da Bolsa de Valores. Dedicação, conhecimento e prática são fatores fundamentais. Ser um profissional disciplinado e elaborar um planejamento de acordo com a sua realidade também são cruciais. Seguindo essas 5 dicas seu caminho para se tornar um trader profissional será trilhado com muito sucesso.

Esse artigo lhe ajudou? Deixe um comentário! Descubra como o Profit pode lhe ajudar a viver de Bolsa de Valores e faça agora mesmo um teste gratuito.