View Blog 053
View Blog 053

Controle de gastos: como organizar as finanças para investir mais?

Fundamental para uma boa saúde financeira, o controle de gastos permite um conforto mês após mês, trabalhando com uma margem financeira ampla. Para quem pretende investir no mercado financeiro, fazer uma gestão eficiente do dinheiro é algo obrigatório.

A organização das finanças vai depender de alguns hábitos que precisam ser adotados, além da conscientização na hora de gastar, seja com despesas fixas, seja em compras ou momentos de lazer.

Neste post, você vai poder ver algumas dicas de como administrar seu dinheiro com maior controle. Depois disso, vai ficar mais fácil direcionar capital para os investimentos. Confira!

Gaste sempre menos do que ganha

Por mais que essa dica pareça óbvia, nem sempre ela é seguida com rigor. Há muitas pessoas que acabam tendo despesas e gastos mais altos do que seus próprios rendimentos mensais. Um dos maiores culpados por isso, além da falta de disciplina, é o cartão de crédito.

A sensação de controle que ele proporciona pode ser muito perigosa. As compras parceladas também são um problema, pois transmitem a ideia errada de pequenos gastos, quando, na verdade, se tornam uma bola de neve. O resultado disso são orçamentos comprometidos, e até mesmo estourados. Sendo assim, muito cuidado com esse hábito! Se possível, pague tudo à vista.

Faça um controle de gastos frequente

A facilidade de ter um cartão de débito causa uma certa negligência não intencional na hora de gastar. É muito mais fácil comprar tudo com ele, mas, em contrapartida, você não vê o dinheiro indo embora. As modernidades que a tecnologia oferece são ótimas, mas precisam vir juntas de hábitos de disciplina.

Para que não seja perdido o controle, há uma grande necessidade de monitorar seu fluxo de gastos em tempo real. Há, hoje, apps para smartphones que atualizam sua conta-corrente a cada saída ou entrada. Adotar um recurso como esse ajuda a saber sempre o quanto você anda gastando, bastando dar uma olhada rápida no seu celular.

Controle seu orçamento

Mensalmente, suas obrigações financeiras estarão ali esperando você: moradia, estudos, alimentação, lazer e o que mais for necessário. É preciso definir pequenos orçamentos para cada uma dessas obrigações, pois assim você terá a dimensão de quanto deve direcionar para arcar com elas no início de cada mês.

Para ter um controle eficiente, registre tudo e atualize valores quando houver necessidade. Novamente, os apps podem ser uma solução eficiente, assim como a boa e velha planilha do Excel. O importante é ter todos esses valores devidamente anotados, para assim saber quanto será direcionado a cada despesa.

Defina seus objetivos financeiros

O controle de gastos também passa pela definição de metas que dependem diretamente do seu dinheiro. Seus objetivos podem ter relação a direcionar valores para investimentos ou adquirir bens, como imóveis ou um carro novo. Independentemente do seu desejo, é importante ter disciplina para segui-lo.

As metas são de grande importância na hora de desenvolver disciplina financeira. A partir do momento em que há uma mudança de comportamento e de pensamento por conta de um novo objetivo, um esforço está sendo feito em direção a ele, e definir metas ajuda a manter a disciplina com seu dinheiro.

Reveja todas as suas contas

Pode ser que você esteja gastando mais do que deveria, e isso nem sempre está relacionado à falta de disciplina. Contas comuns e necessárias podem ser reduzidas sem que isso signifique perda da qualidade de vida. Já pensou em rever o que você paga, por exemplo, por despesas fixas?

Pode ser que você esteja pagando um plano de celular que vá além da sua necessidade, ou que seu carro seja pouco econômico, inadequado ao seu estilo de vida. Até mesmo as despesas de moradia podem ser revistas: um aluguel mais em conta, em um prédio com um condomínio mais barato. 

Reveja todas as suas despesas e observe o que pode ser mudado sem maiores consequências, apenas oferecendo benefícios financeiros.

Realizar um controle de gastos eficiente é o primeiro passo para ter boas reservas financeiras e capital para investir, tornando seu patrimônio ainda mais sólido a longo prazo.

E você? Está iniciando no mercado de ativos? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções digitais para investidores!