Qual o horário da bolsa de valores é o melhor para operar?
Qual o horário da bolsa de valores é o melhor para operar?

Descubra qual o horário da bolsa de valores é o melhor para operar

Saber o melhor horário da Bolsa de Valores para atuar pode ser um grande diferencial nos resultados obtidos pelos traders de diferentes perfis. Então, é fundamental estar atento a esse fator na hora de definir a estratégia a ser adotada.

Existem diversos aspectos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a hora certa para realizar aplicações. Confira nesse artigo como tomar a melhor decisão de horário para otimizar ao máximo suas operações!

Conheça os diferentes horários das negociações

Você sabia que há diferenças nos horários de negociação dos mercados? Eles variam e seu passo número um deve ser identificar seu perfil de trader ou investidor e então, escolher seu mercado de atuação.

Ao mesmo passo que você percebe seu perfil, também identifica os custos de operação de cada um. Pense assim, no mercado futuro você precisa de uma margem de garantia menor, e consequentemente, seus custos diminuem. Essa é uma ótima solução para quem deseja entrar na bolsa de valores mas não possui um capital tão grande.

Já o mercado de capitais pode ser sua opção se seu capital for um pouco maior para cobrir a margem de garantia. É preciso se informar acerca dos custos de operações para então, descobrir em qual mercado você pode, ou prefere entrar.

Decidido? Procure conhecer os diferentes horários de abertura dos mercados e dos leilões.

Fique atento!

Às 9 horas abre o mercado de commodities, futuro de índice e dólar e às 10 horas, o mercado acionário e de opções.

Todos os mercados possuem pré abertura com exceção do mercado de commodities, todos têm call de fechamento e apenas o mercado de ações possui after market (oferece operações e ajustes para operadores que não conseguiram durante o horário de pregão normal, com limites de oscilação).

Preste atenção em épocas com o horário de verão. As negociações na B3 normalmente ganham 1h a mais, das 10h às 18h (o normal seria até as 17h), sem after market.

A importância de definir um horário estratégico de atuação

A definição do horário pode ser um fator decisivo na hora de implementar a estratégia mais adequada para alcançar os resultados esperados, principalmente para quem atua com posicionamentos mais curtos ou no day trade. Isso porque você não precisa de várias operações para obter um bom resultado, mas sim das operações certas que te levam à isso.

Sabendo disso, é fácil perceber que o horário que você escolhe operar pode impactar significativamente nos resultados obtidos. Também, tenha consciência de que o comportamento do mercado varia conforme o horário.

Isso acontece porque são os próprios participantes do mercado que definem o preço de uma ação. E quanto maior o volume negociado de um player, maior a força que ele exerce sobre o preço de um ativo, derrubando ou puxando para a alta.

Acontece que esses grandes players possuem rotinas e regras bem definidas, o que acaba afetando a hora em que negociam na bolsa. Além disso, muitos aguardam a abertura do mercado americano para começar suas operações na B3.

Como identificar o melhor horário da bolsa de valores

O que caracteriza o melhor horário para fazer as operações? Essa pergunta talvez norteia à todas conclusões desse artigo. E sua resposta é um pouco parecida com as respostas preferidas dos economistas: depende.

O melhor horário para operar, tendo em vista uma estratégia, provavelmente será diferente do melhor horário em uma outra. Isso porque quase toda estratégia tende a performar melhor em um tipo de mercado.

Dada uma estratégia de investimentos, existe uma condição ideal de mercado para cada operação.

A definição do melhor horário para operar na Bolsa de Valores vai depender da estratégia a ser adotada, uma vez que cada planejamento apresenta lógicas próprias e diversificadas.

As performances das tendências podem oscilar de acordo com o mercado em que atuam, por isso, é fundamental evitar generalizações pautadas no senso comum. Na hora de definir o melhor horário para atuação, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

  • qual o comportamento do mercado;
  • suas oscilações comportamentais;
  • o volume das negociações;
  • as operações de fechamentos;
  • posicionamento por gap;
  • início do pregão;
  • indicadores econômicos;
  • mercados fora do Brasil (e seus horários de abertura);
  • ajustes do mercado.

Tudo isso basicamente implica em um mercado com momentos onde a liquidez é alta e em outros que ela cai bastante.

A grande lógica é que cada participante do mercado usa cada momento da sua forma, conforme suas estratégias pedem. A maior parte dos operadores procuram justamente momentos de maior liquidez para operar. Esses são momentos onde grandes players estão posicionados, como já comentamos. Há ainda a estratégia de operar em momentos onde esses grandes participantes estão fora do jogo, para assim, tentar comandar o preço dos ativos.

Agora, você já ouviu falar que o período do final da tarde apresenta um rumo incerto do mercado? Isso se dá porque justamente é nesse horário que a liquidez fica muito menor. Com isso, se um participante quiser negociar um grande volume, e influenciar os preços dos ativos, ele consegue. Caso ele escolhesse outro período, isso seria muito mais difícil.

A importância de realizar testes em horários diferentes

Cada trader entender seu próprio perfil, objetivos e expectativas de retornos, como falamos no início e, por essa razão, não é possível definir um horário fixo para realizar operações. Diante disso, o indicado é realizar testes dos melhores horários de acordo com o mercado de atuação.

É preciso que o trader se atente para o fato de que não existem certezas nem previsibilidades para atuar, por isso, o melhor é ter dedicação constante aos estudos do funcionamento do mercado.

O ideal é manter a calma e buscar agir com planejamento e estrutura emocional, para lidar com possíveis momentos desfavoráveis e instáveis. Quanto mais conhecimento o trader tiver, melhor será sua capacidade de análise e leitura clara dos cenários apresentados, com suas modificações naturais.

Dessa maneira, uma ferramenta como o simulador, por exemplo, pode ajudar o trader a entender melhor a dinâmica dos ativos e testar novas estratégias nos diversos horários que quiser.

Diante disso, perceba a importância de identificar o melhor horário da Bolsa de Valores para fazer operações, de acordo com os objetivos e estratégia dos trader. Estar atento a esse fator é fundamental para identificar o momento mais oportuno e, assim, tirar proveito máximo das melhores probabilidades apresentadas.

Gostou do tema? Que tal ler sobre qual a importância do volume para operações financeiras?

Acompanhe nossos conteúdos para sempre estar por dentro do mercado e tirar suas dúvidas sobre os mais diferentes assuntos.