Entenda a importância do histórico de ativos para operar

Entender a importância do histórico de ativos é fundamental para atuação do trader no mercado financeiro. Isso porque esse conhecimento permite que as análises sejam fundamentadas de maneira sólida e, consequentemente, se tornem mais precisas e estratégicas.

Uma base confiável de dados possibilita que o investidor tome decisões mais coerentes ao operar no mercado financeiro. Por outro lado, quando as bases não são confiáveis, as estratégias e montagens são realizadas de maneira incorreta, o que pode causar prejuízos financeiros.

Neste artigo, entenda mais sobre a importância do histórico de ativos na sua análise de mercado e quais são os principais pontos a serem observados pelo trader que busca aperfeiçoar suas estratégias e potencializar ao máximo os retornos obtidos. 

Siga no texto para saber mais!

Qual é a importância de uma base de dados de qualidade?

Uma boa base de dados apresenta informações relevantes sobre ativos por meio de gráficos, máximas, mínimas, fechamentos etc. Essas informações podem ser aproveitadas para análises e projeções do mercado financeiro. Consequentemente, uma boa base de dados também serve para estruturar as tomadas de decisões de maneira mais consistente, rápida e com maior chance de acerto.

Na prática, um histórico correto da movimentação dos ativos é uma peça chave para identificar áreas de suporte e resistência, zonas de acumulação de preço e linhas de tendência e etc. 

Mas ao identificar essas informações, você sabe como interpretá-las para tomar a melhor decisão em curto espaço de tempo? Obviamente, essa capacidade não vem da noite para o dia e requer muito treinamento e dedicação. Mesmo assim, confira agora como realizar uma boa avaliação da base de dados de um ativo.

Como o trader pode avaliar a base de dados?

Ter uma base de dados de altíssima qualidade é um fator muito relevante, porém, tão importante quanto obter as informações certas é saber como interpretá-las e usá-las da maneira correta.

Nesse contexto, é indicado que o trader adote uma postura crítica ao realizar a análise da base de dados. Ou seja, é preciso olhar as informações e, a partir delas, identificar até que ponto o passado pode influenciar a cotação presente e também a futura.

Para adquirir essa habilidade ou aperfeiçoar cada vez mais a sua capacidade é preciso dedicação, conhecimento e clareza de raciocínio para a tomada de decisões mais vantajosas, avaliando sempre o cenário do mercado financeiro.

Esta interpretação sobre os movimentos passados do ativo usada como base para se posicionar em uma operação, embora seja importante em todos métodos de análise do mercado, é ainda mais fundamental na análise técnica

O principal conceito desta análise é encontrar padrões de movimento que poderão se repetir no futuro. Portanto, todos os gráfistas têm que estar com a interpretação de mercado afiada para operar.

Confira este vídeo que vai te ajudar a entender melhor como realizar análises sobre o histórico de preço no gráfico do Profit!

 

Como o Profit pode ajudar na sua jornada?

A plataforma Profit permite que você analise e opere ativos listados na Bolsa de Valores de maneira intuitiva e descomplicada, podendo olhar a performance de ações desde sua estreia no mercado acionário

Desta forma, nenhum histórico passa em branco e você também pode customizar sua análise de acordo com o intervalo de tempo que quer olhar. É possível analisar um ativo com tempo gráfico de 1 ano e ver como foi seu desempenho desde sua estreia.

Ou também pode acompanhar tempos gráficos bem menores, de 1 minuto, por exemplo, para analisar a liquidez do ativo em um curto período. E claro, pode fazer essas duas análises ao mesmo tempo

As possibilidades de análise são diversas e crescem ainda mais com as dezenas de indicadores que podem compor sua análise. 

Confira outras funções do Profit 

  • Replay de Mercado: possibilita a reprodução de pregões passados, permitindo reavaliar determinados cenários, situações e condições de mercado;
  • Visualização personalizada dos dados: os traders podem visualizar os gráficos informativos de acordo com sua preferência de formato, periodicidade etc;
  • Market data: oferece dados de várias bolsas de valores (nacional e internacionais), tecnologia diferenciada no processamento de dados,  e flexibilidade para fornecimento de informações;
  • Suporte e segurança: todo o sistema conta com segurança no suporte, servidores plenos e conexão nos dados;
  • Alto desempenho: os softwares de difusão são capazes de enviar milhões de mensagens por minuto, garantindo que as informações sejam enviadas com rapidez e eficiência.

Conclusão

Neste artigo você entendeu sobre a importância do histórico de ativos ao operar no mercado financeiro. Com uma base de dados qualificada, a tendência é que suas operações sejam mais assertivas, aumentando assim os lucros obtidos por você.

Então não perca mais tempo e faça agora um teste grátis do Profit clicando aqui! Tenha acesso às melhores ferramentas do mercado e inicie sua jornada trader com o pé direito.

E para mais conteúdos sobre mercado financeiro, siga acompanhando o Blog da Nelogica.

Até a próxima e bons gains.