145428 indice dow jones saiba o quao importante ele e para o mercado financeiro
145428 indice dow jones saiba o quao importante ele e para o mercado financeiro

Índice Dow Jones: saiba o quão importante ele é para o mercado financeiro

Considerado como um dos principais indicadores dos EUA, o índice Dow Jones é muito importante para o mercado financeiro mundial, ao lado dos índices Standard & Poor’s 500 e do Nasdaq Composite.

O Dow Jones representa os valores avaliados de 30 grandes empresas americanas, que têm negócios na Bolsa de Valores de Nova York. Neste artigo, falaremos sobre a relevância desse importante índice e suas principais correlações com o mercado financeiro e a atuação dos traders. Acompanhe.

Como surgiu o índice Dow Jones?

O Dow Jones foi criado em 1896, por Charles Dow, colunista de um dos jornais econômicos mais respeitados do mundo, o “The Wall Street Journal”. Mesmo tendo surgido há mais de 100 anos, a Teoria de Dow, que deu origem a esse indicativo, ainda é muito influente nos dias de hoje.

Resumidamente, em sua teoria, Charles Dow usava o mar com suas cristas, ondas e marés para fazer uma analogia com os diferentes tipos de tendências do mercado. Conforme a maré vai subindo, cada onda tende a quebrar em um ponto mais alto em relação à anterior, recuando logo depois.

Dessa forma, também podemos analisar as tendências do mercado, que poderiam ser primárias, secundárias e terciárias. A tendência primária representa o maior movimento do mar (marés), enquanto a secundária se forma conforme a subida e a descida do mar (ondas), e a terciária representaria as marolas que se formam entre as ondas. Entenda:

  • tendência primária: é possível saber se a maré está subindo ou descendo a partir do ponto máximo alcançado pelas ondas. A diferença entre o mar e o mercado é que, no segundo caso, as marés podem durar meses ou até mesmo anos;
  • tendência secundária: tem duração entre 3 semanas e 3 meses, funcionando como movimentos de correção;
  • tendência terciária: corresponde a pequenos movimentos de retorno à tendência secundária, com duração menor do que o período de 3 semanas.

Como funciona o índice Dow Jones?

Originalmente, o índice Dow Jones tinha seu valor nas ações de 12 grandes empresas americanas, número que atualmente cresceu para 30 corporações, que são líderes em seus setores, como Coca-Cola, Visa, Apple, etc.

Atualmente, o cálculo é obtido pela soma do valor das ações das empresas dividido pela quantidade de ações. A divulgação é feita sob o formato de pontos.

O que é índice Dow Jones de Sustentabilidade?

Esse índice analisa e indica empresas que adotam e aderem causas sociais e/ou ambientais. Para a seleção, é feito um processo rigoroso, pelo qual todas as empresas precisam passar. Atualmente, seis organizações brasileiras adotam o índice Dow Jones.

São analisadas as práticas de companhias que têm ações na bolsa, a fim de identificar seus resultados e classificá-los como sustentáveis ou não, oferecendo aos compradores informações sobre as ações sociais da empresa e as suas vantagens.

Neste artigo, falamos sobre o índice Dow Jones e sua importância para o sistema financeiro. Um dos mais famosos indicadores usados atualmente, ele serve para análises das tendências e movimentos do mercado de ações.

Siga nosso Facebook, Linkedin e Twitter e fique por dentro de todas as nossas novidades.