Img blog maquina virtual
Img blog maquina virtual

Máquina virtual: O guia definitivo

Uma máquina virtual oferece inúmeras vantagens para os usuários, possibilitando uma opção diferenciada para instalação e execução de programas. Além disso é possível instalar e gerenciar diversos sistemas operacionais em um único computador.

Neste artigo vamos detalhar o que é uma máquina virtual e quais são as principais vantagens que este software oferece para o usuário. Confira abaixo e entenda tudo sobre máquinas virtuais.

O que é uma máquina virtual?

Primeiramente uma máquina virtual nada mais é que um software de ambiente computacional. Neste ambiente, podemos fazer a instalação de um sistema operacional e posteriormente instalar e executar outros programas.

Então basicamente uma máquina virtual é um computador dentro de outro computador. Para você entender melhor vamos exemplificar abaixo:

O Computador 1 é utilizado como host, então é feita a instalação de uma máquina virtual dentro dele. Agora utilizando o ambiente da máquina virtual, é realizada a instalação de um novo sistema operacional, criando assim o Computador 2.

Esse segundo computador será o guest e irá utilizar todo o hardware do Computador 1 (host) para seu funcionamento. Neste novo ambiente é possível então realizar a instalação de outros programas, criar discos rígidos virtuais, e até mesmo exportar um sistema operacional instalado de uma máquina para outra.

Para a criação de uma máquina virtual é necessário apenas ter um computador, que será utilizado como host, e realizar a instalação de um programa específico de criação de máquinas virtuais.

Mas atenção, a Nelogica não oferece suporte para esse tipo de programas.

Principais vantagens de uma máquina virtual

Agora, quais são as principais vantagens de se utilizar uma máquina virtual? De fato as máquinas oferecem diversas vantagens, porém a mais notável é a possibilidade de ter mais de um computador sem ter que destinar um local físico para ele.

Então neste caso, há uma redução do espaço necessário pois não há necessidade de alocação de outro computador fisicamente. Além disso, uma vantagem é a flexibilidade de se ter vários sistemas operacionais dentro de um mesmo hardware.

Outra vantagem é o isolamento de algum programa. Por exemplo, caso você execute uma aplicação dentro de uma máquina virtual, ela ficará contida dentro do ambiente virtual criado, não interferindo no funcionamento do computador host e nem de outras máquinas virtuais.

Por fim, também é possível utilizar as máquinas virtuais para a realização de backups, transferência e recuperação de dados, além de ser possível testar diversos sistemas operacionais sem precisar particionar o seu disco rígido.

Virtualizando o Profit em um MacOS

O Profit foi desenvolvido inicialmente para o sistema operacional Windows, contudo é possível utilizar a nossa plataforma em sistemas de MacOS, utilizando um programa de criação de máquinas virtuais.

Os mais utilizados são o Boot Camp que realiza a partição do sistema, reservada exclusivamente para Windows. Ou o Virtual Box que auxilia o usuário emulando o sistema Windows em uma janela auxiliar.

Mas lembre-se de sempre buscar auxílio técnico adequado para configurar as opções propostas acima. A Nelogica não oferece suporte para estas alternativas de emulação, então pesquise bem antes de iniciar a instalação de uma máquina virtual.

Confira abaixo os requisitos recomendados para o funcionamento correto e otimizado do Profit em seu computador:

Recomendáveis

Sistema Operacional: Windows 10

Memória: 8 GB RAM

Conexão com a internet de 10Mbps

 

Power User

Sistema Operacional: Windows 10

Memória: 8 GB RAM

Conexão com a internet de 60Mbps

 

Após a instalação do Profit dentro da sua máquina virtual, verifique como está o status da sua conexão com a internet, para evitar interferências. Recomendamos também sempre utilizar internet via cabo de rede, evitando assim qualquer tipo de flutuação de conexão. 

Lembre-se que o uso de máquinas virtuais ou em nuvem pode afetar o desempenho do Profit então sempre verifique se seu hardware está compatível com as especificações recomendadas.

Confira também os tutoriais de instalação do Virtual Box e do Boot Camp que vão te auxiliar na criação da sua máquina virtual.