Market Update 12/03/2021

mkup7

Fechamento do mercado:

cotacoes 12

Calendário Econômico

Dados do IPCA

O índice de preço médio ao consumidor em fevereiro ficou cotado em 0,86%, acima da projeção de 0,72% para o mês. Já o acumulado dos últimos 12 meses fechou em 5.06% contra uma projeção de 4.56%, resultado atribuído, em grande parte, aos sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis.

Próximos anúncios previstos:

12/03 – Índice de Emprego CAGED

 

mercado

Ibovespa fecha em alta amparado por Wall Street e PEC Emergencial

O Ibovespa encerrou o pregão de hoje (11) em alta de 1,96% aos 114.983 pontos, em rota de recuperação com o viés positivo no exterior e aprovação em segundo turno na Câmara da PEC Emergencial. Os destaques da proposta são avaliados agora também em segundo turno pelos parlamentares. Saiba mais em Forbes Money.

Banco Central decreta liquidação da Companhia Hipotecária Brasileira

O Banco Central (BC) decretou nesta quinta-feira (11) a liquidação extrajudicial da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), instituição fundada em 1968, em Natal. Segundo ato assinado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, a decisão considerou o “comprometimento patrimonial da instituição, a situação de anormalidade operacional e as graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição”. Saiba mais em Infomoney.

economia

PIB menor, real mais fraco, inflação e Selic em alta: novo cenário político-eleitoral faz consultorias revisarem projeções

A incerteza gerada pelo novo cenário político, com a possibilidade de o ex-presidente Lula se candidatar e o risco de o presidente Jair Bolsonaro adotar uma agenda mais populista para ganhar popularidade até 2022, que se soma a um cenário já conturbado na economia, já fez consultorias e corretoras reverem suas projeções macroeconômicas para este ano e para o próximo. Em linhas gerais, os economistas apostam em inflação e taxa de juros mais altos, real mais desvalorizado e PIB mais fraco em 2022. Saiba mais em Infomoney.

 

politica

Câmara conclui votação de PEC Emergencial, com R$ 44 bilhões para auxílio e concessão a servidores

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, nesta quinta-feira (11), a votação do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial. A proposição é apontada pelo governo federal como fundamental para viabilizar a concessão de uma nova rodada do auxílio emergencial, diante do recrudescimento da crise do novo coronavírus no país. No segundo turno de votação da proposição, foram 366 votos a favor, 127 contra e 3 abstenções. O governo conseguiu 25 votos a mais em relação ao apoio conquistado no primeiro turno. Leia mais em Infomoney.

 

destaques nacionais

Governo vai adotar “seguro-emprego” para proteger trabalho formal, diz Guedes, citando valor de R$ 500

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou hoje (11) que o governo vai renovar o programa BEM, que oferece uma complementação de renda a trabalhadores que tenham salários suspensos ou salários e jornadas reduzidos durante a pandemia, e indicou que a ideia agora é usar uma parcela do seguro-desemprego para evitar demissões. Saiba mais em Forbes Money.

 

destaques internacionais

Áustria e a França ameaçam inviabilizar acordo da UE com Mercosul

Secretários de Estado do Comércio dos 27 países da União Europeia se reuniram nessa 5ª feira (11.mar.2021) em busca de soluções para o impasse do acordo entre o bloco e o Mercosul. A resistência de países como a Áustria e a França ameaça a viabilização do acordo. As nações argumentam que o pacto mina as metas climáticas da UE. Saiba mais em Poder 360 (via MS News).