MicrosoftTeams image 2
MicrosoftTeams image 2

Market Update 17/03/2021

Topo

Ativo 14

cotacoes 17

Ativo 20

17/03 – “Super Quarta” reúne decisões do FED e COPOM.

Federal Reserve decide sobre a taxa de juros americana, com expectativa de manutenção da taxa em 0,25% – 15h.

Copom define taxas de juros brasileira, e o mercado precifica aumento da taxa para 2,5% – 18h.

 

Mercado 1

Ibovespa fecha em queda às vésperas de decisões monetárias da Super Quarta.

Desde ontem, 15 de março, a B3 – bolsa brasileira – retornou ao horário de operação com encerramento das negociações às 17h (horário de Brasília). Desse modo, o Ibovespa abre às 10h, com o fechamento às 17h. Essa mudança traz novamente as negociações das 17h30 às 18h, chamadas de “after market”. O Ibovespa encerrou o pregão de hoje (16) em queda de 0,72% aos 114.018 pontos, puxado por recuos nos papéis da Petrobras em uma sessão marcada por volatilidade e cautela dos investidores às vésperas da ‘Super Quarta’, quando serão conhecidas os rumos das políticas monetárias no Brasil e nos Estados Unidos. Saiba mais em Forbes Money.

 

Economia 2

Bolsa Família receberá novo auxílio emergencial a partir de 16 de abril.

O Ministério da Cidadania informou, nesta terça-feira (13), que beneficiários do Bolsa Família começarão a receber a nova rodada do auxílio emergencial a partir do dia 16 de abril. O pagamento seguirá o cronograma normal do benefício, que varia de acordo com o final do NIS (Número de Inscrição Social). Saiba mais em Yahoo Finanças (com informações Folha Press).

Nacionais

Senado aprova novo prazo para governos locais remanejarem recursos de fundos de saúde.

Pela primeira vez em 2021 o mercado terá uma “Super Quarta”, com as decisões de juros nos Estados Unidos e no Brasil acontecendo no mesmo dia. E se até pouco tempo os investidores tratavam os encontros como precificados, dessa vez há muito espaço para surpresas nos dois casos. Enquanto no exterior o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) deve manter os juros, por aqui o Comitê de Política Monetária (Copom) a projeção é que a Selic volte a subir após quase seis anos, mas analistas não estão totalmente convictos em quanto será essa elevação. Saiba mais em Infomoney.

 

Politica 1

Governo pede aval do Congresso para usar ‘sobras’ de 2020 em despesas do Orçamento 2021

O governo enviou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (15) um projeto de lei que flexibiliza a execução dos gastos federais enquanto o Legislativo não aprova o Orçamento de 2021. A proposta permitiria o uso do “superávit financeiro” – dinheiro que estava vinculado e não foi usado em 2020 – para pagar despesas que, hoje, estão travadas. A exposição de motivos que acompanha o projeto é assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e diz que a aprovação do texto é “urgente” e “imprescindível”. Saiba mais em G1 Política.

 

Internacionais

Bolsas da Europa e da Ásia fecham em alta, mas Nova York fica sem sentido único.

A Bolsa de Tóquio subiu 0,52% hoje, enquanto a de Hong Kong avançou 0,67% e a da Coreia do Sul teve ganho de 0,70%. No velho continente, o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, subiu 0,88%, enquanto a Bolsa de Londres teve ganho de 0,80%, Paris avançou 0,32% e Frankfurt registrou alta de 0,66%. As bolsas de Nova York fecharam majoritariamente em queda, com ganho marginal no Nasdaq, ante a alta do rendimento dos títulos do Tesouro americano. O índice DXY, que mede a variação do dólar ante seis pares, encerrou quase estável. No fechamento, o Dow Jones caiu 0,39%, o S&P 500 cedeu 0,16% e o Nasdaq subiu 0,09%. Saiba mais em MS News (com informações Estadão).

Ativo 11