Market Update 16/03/2021

Topo

Atenção para os novos horários de operação da B3!

Desde ontem, 15 de março, a B3 – bolsa brasileira – retornou ao horário de operação com encerramento das negociações às 17h (horário de Brasília). Desse modo, o Ibovespa abre às 10h, com o fechamento às 17h. Essa mudança traz novamente as negociações das 17h30 às 18h, chamadas de “after market”

Ativo 14

cotacoes 16

Ativo 20

17/03 – Reunião COPOM e definição da taxa Selic

Está previsto para a próxima quarta-feira (17) o aumento da taxa Selic em, ao menos, 0,5 pontos percentuais, seguindo a tendência para tentativa do controle da inflação no país. Fique ligado!

 

Mercado 1

Ibovespa hesita em dia de vencimento de opções sobre ações; semana inclui Copom e Fed

A bolsa paulista hesitava nesta segunda-feira, marcada por vencimento de opções sobre ações e sem viés claro no exterior, antes de eventos relevantes na semana, incluindo reuniões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. Às 11:15, o Ibovespa subia 0,06%, a 114.229,53 pontos. O volume financeiro somava 7 bilhões de reais, influenciado pelo exercício de opções, que se encerra às 13h. Saiba mais em MS News (com informações Reuters).

 

Economia 2

Em 2020, Brasil só criou empregos com carteira que pagam de 1 a 2 salários

A abertura de vagas formais no ano passado foi puxada principalmente por empregos que pagam de 1 a 2 salários mínimos (de R$ 1.045 a R$ 2.090, em valores de 2020). O saldo de admissões e demissões nessa faixa salarial foi de 523 mil, a única a ter criação de vagas. Em todas as demais faixas, houve fechamento de postos. O resultado total em 2020 foi a abertura de 143 mil empregos. Saiba mais em Poder 360.

IGP-10 sobe mais 2,99% em março e passa dos 31% em 12 meses, diz FGV

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 2,99% em março, acumulando alta de 31,16% em 12 meses. Em fevereiro, o índice havia registrado aumento de 2,97% e, em 2021, já acumula 7,47%. A principal pressão nos preços deste mês vem dos reajustes de combustíveis. Ao longo dos últimos meses, contudo, são diferentes impactos puxados por preços no atacado. Saiba mais em G1 Economia.

Nacionais

Previdência já trabalha para auxílio-doença do INSS sem perícia

Aprovada pelo Congresso na semana passada como parte do texto que amplia a margem do crédito consignado do INSS, a concessão do auxílio-doença sem a necessidade de realização de perícia médica presencial durante a pandemia da Covid-19 aguarda apenas a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ser restabelecida. A aprovação, porém, ainda não foi confirmada pelo Planalto e a possibilidade de veto não está totalmente descartada. Saiba mais em Yahoo Finanças (com informações Folha Press).

 

Politica 1

Governo pede aval do Congresso para usar ‘sobras’ de 2020 em despesas do Orçamento 2021

O governo enviou ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (15) um projeto de lei que flexibiliza a execução dos gastos federais enquanto o Legislativo não aprova o Orçamento de 2021. A proposta permitiria o uso do “superávit financeiro” – dinheiro que estava vinculado e não foi usado em 2020 – para pagar despesas que, hoje, estão travadas. A exposição de motivos que acompanha o projeto é assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e diz que a aprovação do texto é “urgente” e “imprescindível”. Saiba mais em G1 Política.

 

Internacionais

Minério de ferro chega a subir mais de 5% na China após sequência de baixas

Os futuros do minério de ferro de referência na China chegaram a subir mais de 5% nesta terça-feira, devolvendo perdas à medida que o mercado tentava reduzir o intervalo entre os preços spot e futuros, enquanto a retirada de um alerta de poluição no pólo siderúrgico de Tangshan também ajudou o sentimento dos investidores. Os futuros mais negociados do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, encerraram a sessão com alta de 3,9%, a 1.070 iuanes (164,69 dólares) por tonelada, depois de terem tocado 1.084 iuanes mais cedo no pregão. Saiba mais em MS News (com informações Reuters).

Ativo 11