Aprenda o que são as Médias Móveis e como usá-las em seu operacional

Média Móvel: o que é e como usar esse poderoso indicador!

Indicadores técnicos ajudam o trader a criar estratégias e se desenvolver no mercado financeiro. Um dos mais importantes é a Média Móvel!

Última atualização:

Indicadores técnicos ajudam o trader a criar estratégias e se desenvolver no mercado financeiro. Um dos mais importantes indicadores é a Média Móvel.

De operadores iniciantes até os que já estão próximos da excelência operacional, é muito difícil ver quem não use a Média Móvel durante a análise técnica. Isso porque esse indicador é um dos mais consagrados no trading. Ele é usado para apontar a tendência do mercado, zonas de suporte e resistência e distorções de preço.

Mas isso é só uma prova de todo potencial que as Médias podem trazer para suas operações diárias!

Ficou curioso em saber tudo sobre o seu conceito ou em como usar as Médias da melhor forma no seu operacional? Então confere esse artigo e busque a excelência no trading!

Quem usa esse indicador?

Em resumo: o trader é aquele profissional que opera ativos financeiros em busca de bons rendimentos, podendo ser no mercado à vista, ou em outros – como o mercado de opções e o mercado futuro – e que possui diferentes perfis de atuação.

Bom, um desses perfis que ele pode ter é o de day trader. Neste caso, os “especuladores não dormem posicionados, ou seja, a permanência deles em uma posição é pequena. Isso os leva a adotarem uma forte gestão de risco.

Pense o seguinte: um day trader entra em posições em que vai permanecer por pouco tempo, então usar análises de longo prazo, como a fundamentalista, por exemplo, não ajuda. Já análises para operações mais curtas, consideradas de curto ou médio prazo, como a técnica, a gráfica e a de fluxo, podem ser uma boa escolha para esse perfil de operador.

Agora, sabe aquelas famosas oscilações diárias do mercado? É justamente esses momentos que eles procuram: cenários onde um preço se desloca da realidade para captar a oportunidade.

Dessa maneira, a atuação dos traders vai estar sempre ligada a alguma estratégia operacional e, em muito delas, uma ou mais Médias Móveis estão presentes. Tanto as Médias quanto outros indicadores mostram com mais clareza sobre os momentos mais propícios para investir, dando uma boa orientação e contribuindo para otimizar ao máximo suas operações.

Veja agora como esse indicador pode ser utilizado no seu dia-a-dia de operações!

A importância de um indicador

Antes de você saber mais sobre as Médias Móveis, é importante observar as características que um trader procura encontrar em um indicador. 

Em operações intraday, por exemplo, cada minuto é importante, então o ideal são indicadores que sirvam para uma análise de um curto espaço de tempo. Pense que você vai ter que trabalhar com gráficos de pequena periodicidade, como 5, 10 e 15 minutos.

Ou seja, cada tipo de estratégia demanda diferentes recursos de análises e, consequentemente, diferentes indicadores técnicos.

Você também pode escolher indicadores mais sensíveis aos movimentos de mercado, como médias móveis curtas – sempre seguindo o que pede sua tática operacional.

Lembre-se  que sempre é válido avaliar com cuidado o cenário que envolve o ativo que você esperando, principalmente em casos de reversão ou aceleração abrupta da força de tendência. Por isso, também é importante ter ajuda de mais de um indicador técnico nessas horas, afim de determinar se a atividade no mercado naquele momento é de fato um boa oportunidade.

Média Móvel

 

Mas afinal, o que é a Média Móvel?

A média móvel é um importante indicador da categoria dos rastreadores de tendência. Ela mede o valor médio do preço e do volume. A epresentação gráfica da Média Móvel geralmente é feita por meio de uma linha, que se movimenta a cada novo dado recebido para cálculo, conforme no gráfico abaixo:

Média Móvel
Gráfico do Profit com ativo WINFUT em timeframe de 1 minutos e Média Móvel aritmética (simples) de 20 períodos.

 

Para realizar o cálculo da média das cotações de um ativo (que feito automaticamente no Profit) é necessário definir alguns pontos importantes. Por exemplo, normalmente usam o tipo de média simples ou exponencial.

A média móvel simples é calculada como mostra a fórmula a seguir:

 

Já a média móvel exponencial é calculada conforme a figura abaixo:

 

Além disso, o preço de fechamento é o mais usado no cálculo da média, porque representa o consenso dos investidores no final de cada período de negociação. No geral, ela é uma ferramenta bem simples, mas bastante difundida e utilizada por diferentes analistas de mercado.

Por que ela é uma ferramenta tão útil?

A Média Móvel se tornou uma ferramenta extremamente útil e versátil, por alguns motivos importantes:

Suaviza os movimentos do preço, ou seja, retira os ruídos, representados pelas oscilações mais fortes. Com isso o comportamento do preço de um ativo torna-se mais simples e claro de entender.

Além disso, fica fácil identificar a tendência vigente do preço. Quanto maior for o período de cálculo da média, maior será o prazo da tendência monitorada. Por exemplo, uma Média Móvel de 200 períodos, no gráfico diário, sinaliza uma tendência de longo prazo sobre determinado ativo.

Consegue perceber agora o porquê que no day trade são usadas Médias Móveis mais curtas, como por exemplo de 9, 20 e 34 períodos? É porque nesses casos, o tipo de tendência que os operadores intradia procuram monitorar é bem mais curta.

Ah! E também vale lembrar que a Média Móvel traçada no gráfico funciona como suporte e resistência para o preço.

Os dois principais tipos de Média Móvel

Média Móvel simples é formada através do somatório de um conjunto de valores numéricos dividido pela quantidade de elementos somados. É uma fórmula simples e fácil de entender. Além disso, o nome móvel vem do fato de que assim que entra um novo preço para cálculo da média, o primeiro da série anterior é retirado da soma, fazendo com que a média se mova ao longo do tempo.

Já a Média Móvel exponencial tem como característica dar um peso maior para o preço mais recente no cálculo da média. O objetivo principal dela é acompanhar com mais rapidez a movimentação do preço de um ativo.

Apesar das diferenças entre Médias Móveis simples e exponencial, isso não quer dizer que uma é melhor do que a outra. O uso delas vai depender das estratégias que você segue e prefere.

Além disso, mais do que definir o tipo e período da média móvel, é manter os parâmetros escolhidos por você e aprofundar cada vez mais os estudos, visando entender o comportamento do preço em relação à média.

Agora saiba como utilizar as médias na prática!

 

Entenda na prática a média móvel

A análise de suporte e resistência é uma parte importante do estudo das tendências. Isso porque ela pode ser usada para tomar decisões de investimento e identificar a inversão de uma tendência.

O uso das Médias Móveis pode ajudar na identificação de uma tendência e auxiliar a definir os níveis de suporte e resistência.

Confira o vídeo abaixo e veja na prática como as Médias Móveis são utilizadas no day trade!

Conclusão

Quer conhecer na prática como funciona a Média Móvel e diversos outros indicadores? Quer utilizar ferramentas essenciais para realizar trading na Bolsa de Valores em sua jornada negócios? Então confira esta informação sensacional!

O Profit é uma ferramenta profissional e extremamente segura, que reúne milhares de investidores brasileiros com diferentes estratégias operacionais. E mais: Você pode testar o Profit por 15 dias sem nenhum custo. Basta clicar aqui!!

Até a próxima e bons gains!