View Blog 020
View Blog 020

Não tem tempo de operar no mercado financeiro? Confira essas dicas

Se você quer começar a operar no mercado financeiro, seja por hobby ou de uma forma mais profissional,  mas não tempo para isso, confira essas dicas sobre como encaixar em sua rotina uma nova jornada na bolsa de valores!

Antes de tudo, você deve ter consciência de que essa tarefa exigirá em algum momento muita dedicação, estudo e tempo de tela, principamente para quem quer se profissionalizar. Porém, nem todos têm disponibilidade para se dedicarem de maneira aprofundada e, neste contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada para quem não tem tanto tempo assim.

A vida está cada vez mais corrida, mas isso não quer dizer que seus objetivos financeiros devam ficar para trás!

Por isso, neste artigo vamos mostrar que com uma tecnologia de ponta é possível executar funções e tarefas com a mesma qualidade de outros profissionais que possuem tempo disponível, mas não utilizam essas ferramentas que você vai conhecer agora.

Acompanhe o texto para saber mais!

Como o uso da tecnologia pode favorecer operações no mercado financeiro?

De maneira geral, a regra é: quanto mais ativo for o investidor, maior será a necessidade dele utilizar ferramentas tecnológicas que o auxiliem na hora de analisar, entender e tomar decisões baseadas nos cenários disponíveis no momento.

Além de buscar as ferramentas e indicadores que mais adequam com a agilidade que você demanda para operar, estudar um perfil operacional que comporte operações mais curtas, como é o caso do day-trade ou scalping, também são um forma de você gerenciar melhor seu tempo.

Mas lembre-se: não é porque essas operações são mais curtas que elas são mais fáceis. Tenha em mente que ninguém aprende a operar da noite para dia e que estudo sempre é bom! No entanto, ao dominar alguma dessas técnicas você pode sim operar em períodos mais curtos.

Outra contribuição da tecnologia que você precisa se atentar na hora de escolher em qual plataforma vai operar é responsividade do software de investimento em diferentes meios eletrônicos. Por exemplo, poder operar no computador e também em seu smartphone com a mesma qualidade tem que ser levado muito em conta para operadores com pouco tempo disponível.

É o seu caso: Você não tempo de operar no mercado financeiro?

Então saiba que usar uma plataforma com comandos ágeis representa diversas vantagens para esse perfil!

 

 

Tipos de ferramentas indicadas para quem tem pouco tempo para acompanhar a Bolsa

1. Replay de mercado

É a ferramenta ideal para traders em busca de aprimoramento, que tem tempo de olhar o mercado apenas a noite ou em horários pré abertura do pregão, por exemplo. Esta ferramenta oferece a possibilidade de reprodução dos dados de mercado para análises comparativas em diferentes períodos, eventos ou datas. Também é possível acompanhar todos os movimentos de mercado, como informações de momentos anteriores, teste de novas estratégias e revisão do seu operacional, entre outros.

Estratégias? Treine quantas vezes quiser!

As estratégias são fundamentais para quem atua no mercado financeiro, e no caso dos que não tem tanto tempo assim, é ainda mais importante dominar ao menos uma estratégia e uma escola de análise.

Cada ação no mercado pode se desenvolver de determinada maneira, e essa perspectiva estabelece diferentes possibilidades de estratégias de atuação. Entretanto, nem sempre há tempo para testar essas linhas de abordagem, já que isso pode custar dinheiro, arruinando um investimento.

O Replay de Mercado abre a possibilidade de testar diversos tipos de estratégia em vários tipos de trades, de modo que o investidor consiga colher resultados e observar desempenhos de linhas de investimento distintas, somente com o viés de teste, posteriormente usando isso para realmente operar no mercado.

2. Ferramentas de facilidades operacionais

São voltadas para execução de decisões de maneira simples e eficiente com entradas e saídas realizadas com rapidez e pré setadas. Entre outras vantagens é possível obter o surgimento e fechamento dos boletos instantaneamente, assim como operações direito-esquerdo e pré-configuração dos mesmos.

Um ponto relevante é o uso de gráficos, que podem ser muito úteis para análise da movimentação dos ativos, comparação de preços, momentos de alta de volatilidade, projeções de mercado, desenhos e estudos de gráficos, entre outros.

3. Módulo de simulação

Fornece dados realistas para que o trader possa treinar e aperfeiçoar suas habilidades com informações do pregão em tempo real, porém, com a vantagem de não colocar seu capital em risco nesses testes.

O mercado é um ambiente com características próprias, características essas que precisam ser dominadas com eficiência. É nesse ambiente que suas operações vão acontecer, além de verificar as taxas e oscilações dos valores. Tudo isso em tempo real e de maneira dinâmica.

Os simuladores são fiéis aos parâmetros do mercado, disponibilizando características como o tamanho das ordens encaminhadas e o ordenamento de fila no book de ofertas. Tudo isso respeita o que ocorre simultaneamente no mercado, promovendo uma experiência realista da atuação de um trader profissional.

O que levar em consideração na hora da escolha de um software de investimentos

Indicadores

Escolha os indicadores que sejam mais adequados para as suas necessidades de acompanhamento do mercado, marcadores, gráficos etc.

Praticidade

A ferramenta precisa ser prática, rápida e compatível com diferentes dispositivos — como computador, smartphones, tablets etc. O ideal é que o seu funcionamento seja o mais intuitivo possível, o que será decisivo para suas ações cotidianas.

Adaptabilidade

Busque por uma plataforma que tenha seja responsiva indenpendente do meio em que você esteja operando, seja no celular, notebook ou em setup com várias telas.

Atualização de cotações e histórico de preços

Esses dois pontos são muito importantes, pois servirão de base para a decisão dos próximos investimentos. Com base no histórico de preços, por exemplo, é possível fazer uma análise técnica sobre os comportamentos anteriores da empresa e, a partir daí, escolher o melhor caminho de acordo com o momento.

Preço

Escolha uma ferramenta que atenda a suas necessidades e seja compatível com seus recursos. Existe uma diversidade de preços e, portanto, é preciso fazer uma pesquisa de mercado antes de tomar a decisão de compra.

Suporte

Um suporte técnico eficiente é importante caso aconteça algum imprevisto ou mesmo problema durante o uso. Com a necessidade de agilidade exigida pelo mercado, é preciso que possíveis instabilidades momentâneas sejam resolvidas o mais rápido possível.

Conclusão

Este artigo foi feito para quem não tem tempo operar mercado financeiro, mas que gostaria muito de iniciar uma jornada na bolsa.

A escolha da melhor ferramenta, no entanto, deve ser feita a partir de uma análise capaz de identificar as maiores necessidades e encontrar a melhor opção para cada caso.

Teste grátis o Profit e conheça ao software de investimento mais utilizado por traders brasileira, com diversas ferramentas e indicadores de mercado para aperfeiçoar sua análise.

Para mais conteúdos sobre o mercado, siga nos acompanhando no Blog da Nelogica e também em nossas redes sociais!