View Blog 026
View Blog 026

O que é e como utilizar um simulador para Bolsa de Valores

Começar de maneira errada no mercado financeiro pode ser muito traumatizante para os iniciantes. Para isso, um dos recursos que podem ser úteis é o simulador para a Bolsa de Valores. É ele que permite a ambientação do trader através da replicação dos movimentos do mercado.

Operar em ambiente simulado pode proporcionar inúmeras vantagens e encurtar a curva de aprendizado do trader. Para isso, neste artigo vamos abordar porque o simulador é a melhor opção para você iniciar na Bolsa e quais as vantagens que ele oferece ao usuário. Você vai entender o seu funcionamento e o que é necessário para um simulador ser considerado bom.

Mas o que é um simulador para Bolsa de Valores?

O simulador para a Bolsa de Valores é um recurso que possibilita a reprodução dos sinais do mercado financeiro, proporcionando um ambiente para traders e investidores realizarem operações de modo seguro sem nenhum tipo de risco financeiro.

Basicamente o simulador proporciona ao trader um ambiente seguro e preciso para a realização de estudos e desenvolvimentos de estratégias sem por em risco o seu capital. Assim, esse recurso auxilia não só os operadores iniciantes mas também os mais avançadas que podem justamente usufruir deste ambiente seguro para praticar suas novas estratégias.

Com esse objetivo, uma plataforma Profissional como o Profit pode realizar isso através de uma conta de simulação ou pela reprodução de um replay de mercado. Confere a seguir que vamos detalhar melhor cada uma dessas variações e explicar as diferenças entre elas:

Entenda a Conta de Simulação

Com a conta de simulação é possível realizar o envio de ordens para a Bolsa em tempo real, ou seja enviando ordens como você estivesse operando naquele momento. Esse sinal real time, proporciona uma melhor ambientalização para o trader iniciante, possibilitando que você aproveite as oportunidades como se estivesse operando na conta real.

Utilizando o recurso da conta de simulação você também poderá acompanhar o seu histórico de operações, para verificar a evolução da sua performance conforme vai praticando no mercado.

Entretanto, um ponto negativo é que assim que o pregão fechar, suas operações simuladas basicamente irão se encerrar. Por conta disso, só será possível continuar no pregão do dia seguinte, quando o mercado retomar as negociações.

Utilizando o Replay de Mercado

Utilizando o recurso de replay você poderá selecionar um dia da sua preferência, onde houve negociações na Bolsa de Valores e então a plataforma irá reproduzir os sinais daquele dia.

No Profit essa reprodução de sinais é feito de maneira fiel as negociações que ocorreram no pregão, inclusive respeitando com exatidão a fila de execuções do Book de Ofertas. Assim, com o replay de mercado é possível reproduzir qualquer dia onde houve negociações na Bolsa.

Porém um detalhe muito importante é que somente pode ser reproduzir pregões passados, ou seja, o trader que optar por utilizar as reproduções em replay não poderá acompanhar o sinal em tempo real do mercado. Uma vantagem é poder escolher qualquer dia onde houve negociação e praticar em qualquer momento que desejar.

Em ambos os casos, o simulador é fiel aos parâmetros do mercado, disponibilizando todas as informações necessárias para o trader reproduzir suas operações. Tamanho das ordens encaminhadas, ordenamento de fila no book de ofertas, agressões do mercado, volume financeiro, entre outros sinais.

Toda essa junção de fatores promove uma experiência realista da atuação de um operador de mercado. É nesse ambiente que o trader pode fazer suas operações, explorar as ferramentas de estudo e experienciar os movimentos do mercado. 

Simulador para Bolsa realmente funciona?

Uma das principais dúvidas dos traders que não utilizaram esse recurso e saber se o simulador de fato funciona. A resposta é muito simples: Sim!

O Simulador vai oferecer inúmeras vantagens ao trader independe de sua experiência no mercado. Uma plataforma como Profit, terá uma reprodução dos sinais do pregão de uma forma extremamente confiável com dados precisos.

Essa imersão vai proporcionar um ambiente muito próximo do real, mas é necessário que o operador utilize esse recurso de maneira planejada de acordo com os seus objetivos. Praticando no simulador ficará muito mais fácil realizar ajustes nas suas estratégias e se aprofundar nas metodologias de análise e trading.

Controle emocional no simulador

Usar sabiamente o simulador é um diferencial que pode acelerar a curva de aprendizagem, principalmente entendendo como funciona a cabeça e os sentimentos de um trader. Observando o comportanemto de diversos trades experientes, é possível dizer que o trading é 80% psicologia e 20% técnica. Assim, a prática contínua serve para modelar comportamentos como stopar na hora certa, abrir posição quando o setup sinaliza e saber o melhor momento de não operar.

O que muitos operadores fazem com o simulador é abrir posições com quantidades fora da realidade. Operando com lotes gigantes, sem stop e sem nenhum tipo de gerenciamento de risco, desta forma não existe um treinamento e nem teste de estratégia, somente diversão. Essa comportamento pode acabar afetando a sua performance quando estiver na conta real, então tome cuidado.

O simulador utilizado de forma correta auxilia na formação de um psicológico de um trader de sucesso e na construção de um bom controle emocional.

Seu capital livre de riscos

No começo a Bolsa pode ser um pouco arriscado, principalmente se o trader iniciante não tiver nenhuma experiência. Além de precisar conhecer o ambiente e o ativo que irá operar é necessário que conheça a plataforma que pretende utilizar e saber como ela funciona.

O simulador lhe permite enviar ordens sem necessidade de alocar um capital, ou seja, ele lhe permite comprar e vender um ativo mesmo que não tenha dinheiro na sua corretora ou banco. Mas como isso é possível? É simples, a própria plataforma habilita um ambiente de simulação e repassa os valores das operações.

Uma ferramenta de simulação é importantíssima para o trader que está iniciando na Bolsa, e principalmente para os que ainda não se sentem seguros durante as operações. Dentro do simulador é possível realizar inúmeras operações, então pratique bastante.

Respeite a sua realidade financeira

O ideal quando for utilizar o simulador para botar em pratica os seus estudos e refinar o seu operacional é que sempre respeite a sua realidade financeira. Mesmo que você esteja em um ambiente controlado sem riscos financeiros você precisa usar o simulador como se estivesse na conta real.

É normal que muitos traders, durante o uso do simulador iniciem uma operação com 1 ou 2 contratos de dólar, mas depois de alguns minutos já estão utilizando uma mão de 200 contratos. Usar o simulador de forma errônea poderá atrapalhar o seu psicológico quando for fazer a migração para a conta real.

Não se sabote também! Se você planejou uma operação porém ela não foi como o esperado, não aumenta a mão com valores irreais somente para você “limpar” o prejuízo. Estude com os seus erros, pois de nada irá adiantar você visualizar um resultado positivo se você não está aprendendo com isso.

Tente sempre se aproximar ao máximo da proporção de mão que você vai utilizar de fato, assim você estará praticando de maneira corretora e conseguira ir construindo o seu gerenciamento de risco aos poucos.

Teste suas estratégias em um simulador para Bolsa

Parte da teoria estudada pelos traders são baseadas em estratégias, que são fundamentais para quem atua nesse segmento. As movimentações no mercado são diferentes todos os dias, isso propicia ao trader elaborar e aplicar diferentes estratégias para diversas situações que ocorrem.

Ao longo dos anos foram desenvolvidas centenas de setups por diversos traders profissionais, porém como você deve saber nem todas funcionam para você. Além de saber aplicar corretamente uma estratégia é necessário verificar se ela lhe atende. Por exemplo, se está dentro dos seus limites ou se pode ser utilizada em conjunto com a técnica que está estudando

É necessário que você teste as estratégias que for usar ou que você mesmo elaborou para verificar sua assertividade. Verifique também se ela se encaixa no seu perfil. Além das estratégias, o ambiente simulado também proporciona aos usuários, a oportunidade de testar diferentes tipos de estudos gráficos e indicadores.

O simulador lhe proporciona a possibilidade de testar quantas vezes quiser todas as estratégias que desejar, sem se preocupar com perdas financeiras. Assim você poderá focar integralmente na assertividade do setup.

Analisando os seus resultados

Utilizando um simulador para a Bolsa de Valores completo, como o Profit com uma conta de simulação, você terá acesso a um recurso para acompanhar a sua performance, o Relatório de Performance. Caso você esteja realizando os seus estudos em uma conta de simulação, você poderá verificar todo o histórico das suas operações.

Você terá todas as métricas de cada trade realizado e poderá verificar tanto a assertividade de cara operação quanto a lucratividade. Esse diagnóstico é importante para saber se você está no caminho certo e o que será necessário ajustar em seu operacional.

Por exemplo, caso a assertividade dos seus trades seja alta porém seu resultado financeiro está negativo, talvez esteja na hora de você ajustar o seu gerenciamento de risco e melhorar o payoff dos seus trades. É possível também verificar como está a evolução do seu patrimônio, para se certificar que você está em uma lucratividade crescente.

Caso você esteja operando durante o dia todo em uma conta de simulação, é interessante também você avaliar a sua performance por período. Por exemplo, durante seus estudos pode ser que você identifique que você produz resultados melhores no período da manhã, o que pode ser bastante interessante quando você realizar a migração para a conta real.

Relatório de Performance no Simulador para a Bolsa de Valores
Relatório de Performance

A prática leva a perfeição

Certamente você já deve ter ouvido o ditado popular “a prática leva a perfeição”. Essa afirmação faz todo o sentido no mundo do trading. Traders experientes praticam constantemente a sua estratégia para sempre acompanhar e se adaptar às mudanças do mercado financeiro.

Como o simulador oferece um ambiente seguro para o trader explorar o mercado, isso torna ele um aliado poderoso na hora de praticar os estudos.

Uma curiosidade: antigamente quando não havia o simulador os traders precisavam buscar alternativas arcaicas para botar em prática seus estudos, como por exemplo: gravar a tela do computador durante o pregão e depois reproduzir o vídeo, imaginando as entradas e saídas. Já pensou em praticar desse jeito?

Hoje em dia, com a comodidade de operar em um ambiente simulado não há necessidade desse tipo de ação. Então aproveite e use uma dessas ferramentas para encurtar sua curva de aprendizado.

Construa uma rotina de estudos

Como você deve ter entendido, estudar o mercado financeiro é fundamental para ser um trader de sucesso, então uma forma efetiva para acelerar a sua curva de aprendizado certamente é elaborar uma rotina de estudos. Uma rotina otimizada irá te auxiliar na sua gestão de tempo e proporcionar uma seriedade para com o seu objetivo.

Comece analisando a sua rotina atual e como você poderia encaixar uma nova rotina de estudos dentro das suas janelas de tempo livre. Veja o que consegue reduzir e otimizar de suas tarefas atuais, para que tenha mais tempo livre para os estudos.

Lembre-se que utilizando um simulador para a Bolsa de Valores  você pode optar por utilizar o recurso de replay de mercado para estudar em períodos mais favoráveis. Por exemplo, caso você tenha um emprego e só teria a noite para estudar, utilize o replay e reproduza algum pregão passado, durante a noite.

Planeje sua migração para a conta real

Um passo fundamental é planejar a sua migração para a conta real. Para dar esse passo é importante que você tenha todo o necessário, como capital, gerenciamento de risco estruturado, plano de trading definido e bastante pratica adquirida com o simulador.

Então comece aos poucos, caso não se sinta seguro, volte novamente para o simulador e siga praticando até que esteja preparado. Se você notar que será necessário fazer ajustes na sua estratégia, lembre-se de voltar para o simulador também para realizar mais testes.

Cada pessoa terá uma curva de aprendizado diferente, então fique tranquilo e siga estudando sempre, e só de esse passo caso se sinta confiante. Mas lembre-se que é importante você fazer a migração para ganhar experiência, porém é necessário dar esse passo com segurança.

Conheça o ProfitTraning

O objetivo de um simulador para a Bolsa de Valores é proporcionar um ambiente seguro para o operador de mercado se desenvolver. Testar estratégias e praticar sem necessidade de alocar um capital especialmente para isso. Agora é necessário procurar uma plataforma que atenda às suas necessidades. E mais importante, que tenha ferramentas compatíveis que possam lhe proporcionar uma melhor experiência.

O ProfitTraning é uma plataforma desenvolvida especialmente para o trader iniciante. Essa versão do Profit oferece a possibilidade de reproduzir os replays de Mercado. Dessa maneira, o trader pode acompanhar quaisquer pregões passados que desejar. Com isso, ainda poderá testar sua estratégia quantas vezes quiser em variadas situações. E melhor, na hora que quiser.

Somente providenciar um ambiente simulado não basta. Essa plataforma vem equipada com todo o ferramental de análise técnica e análise de fluxo.  Assim você pode praticar você praticar a técnica que mais se identificou. E para quem prefere … ou até ambas ao mesmo tempo. 

Além das ferramentas, o ProfitTraining também disponibiliza dezenas de indicadores, regras de coloração, e outros utensílios de apoio para você testar, explorar e complementar a sua técnica.

O ambiente simulado no ProfitTraining é ideal para o trader iniciante praticar e aprender com seus erros, livre de risco financeiro. Agora se você já é um trader intermediário que já possui algum conhecimento, também pode fazer uso do simulador para praticar e aperfeiçoar a sua estratégia sem pôr o seu capital em risco.

Gostou desse artigo? Escreva um comentário! Faça um teste hoje mesmo do Profit e bote em prática os seus estudos!