trading quantitativo

O que é Trading Quantitativo?

Por Yuri Oliveira

Fala CPF’s, mais uma vez estou por aqui e hoje venho trazer informações sobre uma das modalidades mais lucrativas dentro do mercado financeiro: ganhar dinheiro de maneira simples, prática e comprovadamente lucrativa.

É o seguinte, talvez você já tenha ouvido falar do termo “Trading Quantitativo”, mas você sabe o que é e como ele funciona na prática? Não?! Então Vem comigo que te explico mais!

Definição

O trading quantitativo consiste em uma estratégia que tem como base, testar entradas e saídas através de uma IA (Inteligência Artificial), com o objetivo de sinalizar e aprimorar os melhores pontos de entrada e saída de uma operação.

Esta com certeza, é a modalidade mais inteligente de se fazer dinheiro no mercado financeiro, pois, simplesmente, todas as operações são baseadas em estatísticas de mercado utilizando algum tipo de técnica ou indicador que foi testado e validado através de vários períodos anteriores em um determinado ativo específico.

trading quântico definição

A partir dos algoritmos focados na coleta de dados dos ativos, que são capazes de aplicar todas as informações obtidas em modelos matemáticos específicos, o sistema define quais ativos possuem as melhores chances de um bom desempenho futuro com base nos dados previamente levantados.

Com a configuração certa, os robôs podem passar a ter, inclusive, autonomia para realizar as transações no mercado de sua escolha.

Aviso importante!

O trading quantitativo de maneira alguma deve ser confundido com o trading algorítmico (utiliza algoritmos para realizar as operações usando como base regras específicas e exclusivamente definidas pelo investidor, logo o sistema não “aprende” com o mercado e fica engessado às normas previamente estabelecidas).

Mesmo que os dois modelos apresentem diversas semelhanças e até sejam bastante confundidos em fundos quantitativos, são modelos que possuem múltiplas diferenças que os tornam únicos.

Como funciona?

O funcionamento do trading quantitativo pode ser dividido em duas etapas distintas, sendo a primeira delas a construção do sistema em si e a sua “rotina” de maneira geral.

Construindo um sistema

Os sistemas de trading quantitativo consistem em simples segmentos, nos quais posso lista-los aqui, basicamente são 4: Desenvolvimento da estratégia, backtest para validação, sistema de execução e por último mas não menos importante, a gestão de risco nas operações.

Tudo funciona como um belo relógio, basicamente o desenvolvimento da estratégia busca entender a frequência em que as operações serão realizadas, o backtest valida o procedimento realizando a predição dos dados de mercado.

Já o sistema de execução e a gestão de risco por sua vez, se dedicam respectivamente ao grau de automação das negociações em si, além da diminuição das potenciais ameaças sobre o capital inicial investido e colocado na operação.

É óbvio que todas essas são descrições gerais e cada um dos segmentos possuem responsabilidades secundárias em todo o processo.

Entendendo o sistema na prática

Na prática, o sistema de trading quantitativo realiza as seguintes atividades:

1 – Coleta os dados dos ativos;

2 – Aplica os ativos aos modelos matemáticos ou a inteligência artificial;

3 – Identifica os padrões de mercado;

4 – Quando reconhece as oportunidades, gera os sinais de venda ou compra do ativo;

5 – Quando o sistema é totalmente otimizado, as operações são feitas de maneira automática;

trading quântico sistema

Exemplificando

Existem diversas soluções de ferramentas no mercado para aplicar o trading quantitativo na prática. A seguir vamos apresentar duas delas:

AI Yep Capital: está disponível a ferramenta para otimizar os seus investimentos através da mais avançada tecnologia em inteligência artificial aplicada. Esse conjunto de dados pode ser aplicado a inúmeras soluções automatizadas em investimentos, resultando em operações mais seguras e eficazes. Entre em contato e saiba mais sobre essa solução!

DataFeed: Outro exemplo é o Datafeed, da Nelogica. Um poderoso conjunto de dados que reúne duas poderosas e robustas soluções: o conjunto de dados históricos da B3 filtrados e tratados, e a DLL, um serviço de  dados em tempo real. As duas combinadas permitem uma imensa combinação de finalidades. Seja para estudos, desenvolvimento e validação de estratégias, análises, robôs ou quaisquer outras aplicações  desejadas, você pode contar com o DataFeed.

Conclusão

Estamos na era da informação, as IA’s (Inteligências Artificiais) estão chegando, apesar de apenas recentemente tudo isso estar se popularizando, não é de hoje que essa metodologia de investimentos existe.

Há décadas grandes fundos utilizam essas técnicas para otimizar o processo de rentabilização de patrimônio de maneira simples e prática, usando como base a dita “memória de mercado”, ou de maneira geral, as estatísticas a favor das operações.

De modo geral, o trading quantitativo apresenta diversas vantagens operacionais, vantagens estas que o tornam um sistema atrativo para muitos, porém, o que poucos sabem é que um sistema lucrativo, demanda tempo e muito conhecimento para desenvolvê-lo. Mesmo assim, uma pessoa dedicada naquilo que faz tem plena capacidade de desempenhá-lo.

Fique ligado que em breve teremos mais conteúdos especiais por aqui! Conta pra gente, qual assunto você gostaria que abordássemos no próximo artigo?