overtrading
Lay Blog especialista

Overtrading e controle emocional: como evitar um e conquistar o outro?

por Caio Sasaki

Encontre aqui a melhor forma de evitar estresse, frustração e prejuízo desnecessário na sua jornada dentro do trading. Torne-se um trader maduro tomando o controle das suas emoções.

overtrading

Overtrading: entenda o que é

Overtrading é quando a quantidade de operações, seja de compra ou venda, é mais alta do que o usual e não traz um retorno proporcional – o mais comum é trazer prejuízo. Na maioria das vezes essas operações em excesso são ocasionadas por falta de controle emocional.

Ou seja: é quando o trader entra em desespero, aflição, ansiedade ou medo, e, por isso, perde o controle emocional e começa a fazer operações irracionais, fechando as ordens logo após abri-las e obtendo um lucro ínfimo ou perdendo dinheiro. Isso pode acontecer por diversos motivos, que vamos ver agora!

Mas ressalto que o trader pode fazer muitas operações num dia sem se enquadrar no overtrading, isto é, desde que suas decisões tenham embasamento técnico. Eu mesmo, por fazer muito scalping, já cheguei a executar mais de 400 trade num único dia, mas com técnica e gestão de risco.

Causas mais comuns do overtrading

Muitas vezes o overtrading é desencadeado por emoções, mas se engana quem acha que é possível frear o que sentimos. Na gigantesca maioria das vezes se trata mais de controlar como reagimos diante dos nossos próprios sentimentos.

Ainda assim, também existem critérios técnicos (ou a falta deles) que podem desencadear o overtrading, como veremos a seguir.

Condição financeira precária e falta de paciência

Muitas pessoas se enganam e acham que trading é um jeito fácil de ganhar dinheiro, que basta investir um pouquinho e logo logo o pouquinho virará muito. O trading aparece como a luz no fim do túnel, a gota de esperança para sair das dívidas direto para uma mansão beira-mar.

Acontece que trading é só uma das infinitas formas de obter um salário e também depende de muito estudo e experiência (sobretudo prática).

Assim como um engenheiro que estuda há décadas e tem anos de experiência nas costas ganha melhor do que um recém formado, um trader que já opera há anos com consistência tem lucros muito melhores do que um trader iniciante.

Trader é uma profissão como qualquer outra, o que significa que, de início, é muito provável que você não ganhe tanto com suas operações (aliás, talvez você não ganhe nada).

Você precisa de estudo, prática e muita persistência até ter ganhos significativos e consistentes. Se você não tem as mínimas condições para bancar isso e nem paciência para esperar, então, sinto muito, mas é melhor nem começar.

Falta de preparo

Não saber quando nem por que fazer operações é algo que enseja o impulso. Sem a noção clara de por que abrir uma operação, trading será para você simplesmente um caça níquel, um jogo de apostas. Não é assim que deve ser.

Antes de abrir uma operação, você deve ter 100% de certeza de que a sua decisão está correta. Tudo deve estar bem claro e deve fazer sentido para você.

Mesmo que você ainda não tenha muito conhecimento dentro do trading, agir de forma prudente será um excelente meio de se preparar para, no futuro, evitar abrir operações baseando-se em sentimentos.

Falta de controle sobre os impulsos naturais

Via de regra, há dois impulsos que levam traders irresponsáveis a abrirem operações: o medo e a ganância.

O medo de falir, por exemplo, pode fazer o trader abrir operações impensadas, ou fechar operações logo após dar a ordem de abertura.

Já a ganância pode levar o trader a operar querendo sempre mais, mesmo que isso custe todo o seu dinheiro.

Todas essas atitudes possíveis são indícios de overtrading. Por isso, identificar a origem do medo ou da ganância é fundamental para poder reprimi-los ou enxergá-los de outra forma — fique tranquilo, vou te mostrar como fazer isso agora mesmo, além de te dar outras dicas para evitar o overtrading.

Como evitar o overtrading

De modo geral, é tudo questão de disciplina, que se fortalece conforme você pratica, tal como os músculos, as articulações e o condicionamento físico em relação à atividade física.

Todo o processo é mental, mas para ser mais específico, vou destrinchar essa questão em três tópicos.

Controle emocional: a chave para o sucesso

Para evitar o overtrading, você deve buscar ter controle emocional. Mas já lhe adianto: ele não vem da noite para o dia.

No livro Controle Cerebral e Emocional, o psiquiatra português Narciso Irala lista seis atitudes — que valem OURO — para retomar as rédeas das próprias emoções e dominar os pensamentos e o corpo. Para não tomar muito o seu tempo, vou listar apenas três, mas fica a recomendação do livro.

1) Não dar lugar à ideia que causa a emoção

Se durante as suas operações você notar que começa a ficar muito ansioso, preocupado ou desesperado, procure identificar qual o pensamento que desencadeia essas emoções.

  • É o medo de perder dinheiro?
  • É o medo de passar vergonha para alguém?
  • É o medo de descobrir que você não é tão bom quanto pensa?

Seja qual for o pensamento, tente desconsiderá-lo e se concentrar no que verdadeiramente importa: a sua análise do mercado.

2) Descobrir e modificar a ideia

Muitas vezes, é fácil perceber que estamos exagerando e não estamos olhando a realidade de forma racional. Por exemplo, digamos que o seu medo seja perder dinheiro. Ora, que mal há nisso? Perder dinheiro faz parte da profissão trader, então você não deveria se desesperar tanto com essa ideia.

O conteúdo desse medo é real: perder dinheiro é perfeitamente possível no trading. Porém, a forma de encará-lo deve ser outra: você não deve ter medo de perder dinheiro; em vez disso, você deve ter o objetivo de ganhar mais do que perde.

3) Modificar as expressões

Segundo Irala, “A emoção tem seu apoio e complemento fisiológico na expressão dos olhos, respiração, voz e músculos”. Isso quer dizer que o nosso corpo demonstra as nossas emoções. Mas não é só isso que ele faz.

Ele também pode determinar as nossas emoções.

Isso já está provado cientificamente! Experimente ficar de pé, com o peito estufado, queixo um pouco elevado, um sorriso suave, mãos na cintura e pernas na linha dos ombros. O seu organismo começará a produzir mais serotonina, um neurotransmissor responsável por manter você disposto, alegre e confiante, simplesmente porque você adotou uma postura disposta, alegre e confiante. Incrível, não é?!

Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com controle emocional e overtrading? Tem tudo a ver!

Ninguém comete overtrading sorrindo e cantarolando alegremente. O overtrading acontece quando há ansiedade, estresse, desespero. Por isso, quando você identificar suas emoções mudando para a pior, pode ser a hora de ajeitar a postura, respirar fundo, erguer as sobrancelhas e, quem sabe, dar um sorriso.

Dessa forma, você contrapõe às emoções negativas outras positivas, estabelecendo um equilíbrio, o que proporciona fazer análises e operações mais racionais.

Bom, e se nada disso funcionar, tenho uma outra dica que pode te ajudar.

Stop Loss

Stop Loss é um limite de perda que você mesmo define. Ele é uma segurança, uma garantia que, se você seguir, impedirá que tudo saia do controle e você perca muito dinheiro rapidamente.

Essa é uma excelente forma de evitar o overtrading, pois, caso você esteja perdendo o controle, ao atingir o Stop Loss é game over: chega de trading pra você. No dia seguinte você retoma as suas operações, de preferência com a cabeça fria e o emocional restabelecido.

Se você quer saber tudo sobre o Stop Loss, eu fiz um artigo lá no Portal do Trader sobre isso, vale a pena conferir: Stop Loss: o que é, como usar e estratégias práticas [GUIA COMPLETO].

Entenda o seu perfil

Dentro do trading, existem diversas modalidades de operação, que atendem aos mais diversos perfis de trader. Entender qual o seu perfil e em qual modalidade de trading ele se encaixa é fundamental!

Pode ser que você esteja operando Scalping Trade, sendo que o seu perfil tende mais para o Swing Trading. Nesse caso, é claro que haverá mais dificuldade da sua parte, o que pode te deixar abalado emocionalmente e, então, mais propenso a cair no overtrading.

Entenda bem qual é o seu perfil e em qual tipo de trading você se sente mais confortável operando. Isso já é grande parte do caminho.

Conhecimento: o investimento que mais rende juros

Sem dúvidas, as dicas que eu passei aqui são realmente preciosas. Apesar de serem excelentes, elas não farão você ter muito lucro, contanto que você busque por outra característica: conhecimento.

Benjamin Franklin dizia que “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. Dentro do mundo do trading, isso faz muito sentido.

Somente o conhecimento pode te fazer evitar o overtrading, afinal, é justamente por isso que você leu este artigo: para conhecer formas de corrigir esse problema.

É, também, somente o conhecimento que te fará compreender o funcionamento do mercado, possibilitando análises mais elaboradas e, portanto, operações mais lucrativas.

Em suma, somente o conhecimento pode te levar para acima de onde você está hoje, e há diversas formas de consegui-lo.

Você pode buscar nos livros um conhecimento profundo e complexo, que é o mais precioso de todos, mas o mais difícil de conquistar (principalmente se você é iniciante ou não fala inglês).

Você também pode buscar à própria sorte pela internet, obtendo aqui e acolá migalhas, fragmentos de conhecimento, que se você não souber juntar, não terão sentido algum.

Outra opção é ir direto para a bolsa de valores e tentar aprender na raça, extraindo da prática o seu estudo. Se essa é a sua escolha, então separe alguns dígitos para torrar…

Porém, quero te mostrar uma outra forma de adquirir conhecimento que junta todas essas opções. Vai parecer bom demais para ser verdade, mas você pode acreditar em mim. Na verdade, nem precisa acreditar no que eu vou dizer: você poderá ver com os seus próprios olhos.

Um caminho alternativo

No Portal do Trader existe uma área voltada única e exclusivamente a pessoas comprometidas com a profissão trader.

Essa área possui dezenas de cursos e centenas de aulas, dadas por especialistas que:

  1. Consumiram centenas de livros sobre o assunto;
  2. Desbravaram por conta própria o deserto de informações sobre trading que era a internet há algumas décadas, extraindo e guardando tudo o que fosse útil;
  3. Mergulharam de cabeça no mercado, operando e estudando dia e noite para chegarem em um patamar elevadíssimo, que, tenho certeza, você também quer alcançar.

Depois de se tornarem referência no ramo, eles se juntaram e condensaram todos esses anos de experiência na ÁREA APRENDA, onde você pode, GRATUITAMENTE, aprender tudo para virar trader.

Eu sei que isso te chamou a atenção, afinal, essa é a melhor opção disponível no mercado. Por isso, deixo aqui o convite para Acessar a Área Aprenda no Portal do Trader. Repito: é gratuito, eu não vou cobrar nenhum centavo seu.

Aprenda no Portal do Trader. Repito: é gratuito, eu não vou cobrar nenhum centavo seu.

Invista energia, dinheiro, tempo… não importa o que, apenas invista em conhecimento!

Sem ele, você não terá confiança, o nervosismo será enorme e a ansiedade vai te dominar, e o overtrading será apenas a cereja em cima de um bolo recheado de despreparo.

Foi um prazer ter você aqui, lendo o meu post no Blog da Nelogica. Espero te ver lá no Portal do Trader. Abraço!