Plataforma gratuita ou paga?
Plataforma gratuita ou paga?

Plataforma gratuita ou paga?

Quem está começando no mercado têm sempre a mesma dúvida: uma plataforma gratuita vai satisfazer minhas necessidades nesse momento? Eu começo com uma plataforma paga? Como eu sei quando é hora de fazer a migração?

Não precisa mais de tantas dúvidas! Aqui nós te explicamos a diferença entre uma plataforma gratuita e uma paga, as vantagens de cada uma, e como e quando você deve escolhê-las. Confira!

Perceba a importância da plataforma profissional

O primeiro contato que se têm, logo ao decidir entrar para o mercado e começar a operar, é com o home broker que a corretora disponibiliza para quem abre uma conta com ela.

O home broker é uma tela criada pela própria corretora que permite ao operador enviar ordens de compra / venda de forma básica, e que possui as cotações dos ativos. Quando o investidor ou trader se depara com essa tela, certamente vai sentir a necessidade de algum suporte maior em suas operações.

É nesse momento que começa a procura por sites que tenham gráficos intraday, com indicadores da análise técnica, sites de notícias para conseguir operar com conhecimento do que está acontecendo no país e no mundo, entre muitas outras procuras.

Vou descrever a cena: seu computador ligado de um lado da mesa, um ou dois sites para se informar dos acontecimentos importantes, um com alguns gráficos e explicações teóricas, outro com o famoso home broker. Do outro lado da mesa um caderno com anotações, traços e fórmulas de indicadores. Achou a descrição um pouco familiar?

O que tudo isso causa em você é bem simples de explicar, mas o que não é nada simples são as consequências que te seguem até o resultado das suas operações. Confusão mental, baixa otimização dos resultados e falta de precisão nos estudos, são só alguns fatores que deveriam fazer você sair correndo e contratar a melhor plataforma profissional.

Paga ou gratuita, foram pensadas para cada momento seu no mercado e são fundamentais para te ajudar a ser aquele grupo restrito de pessoas que alcançam o sucesso financeiro operando na bolsa de valores.

E pode ficar tranquilo, nós sabemos qual você deve escolher baseado no que você deseja do mercado naquele momento. E vamos te ajudar a decidir!

Saiba como é uma plataforma gratuita

A plataforma gratuita tem foco no trader que busca criar, testar ou aperfeiçoar uma metodologia analítica e operacional, seja ela gráfica ou por fluxo de ordens. Essa plataforma têm seu foco no treinamento com base nos recursos da plataforma paga, para que você possa testar estratégias através de pregões passados, utilizando a ferramenta de Replay, para minimizar os riscos na hora de entrar no game real.

Por essa razão, é uma plataforma indicada para quem está começando no mercado e ainda precisa intensificar os estudos antes de iniciar suas operações com seus recursos reais. Sendo assim possui foco nos seguintes recursos:

  • Simulador

– Entendimento do mercado

Aprenda como enviar ordens de compra e venda para o mercado e entenda a dinâmica da abertura de posições na Bolsa, aumentando seu conhecimento dos ativos e da atividade de um trader.

– Teste de novas estratégias

Conheça novas técnicas e estratégias, identificando a eficiência da aplicação das principais metodologias do mundo financeiro.

  • Replay

– Reanálise de pontos relevantes

Reveja o mercado em seus principais pontos, visualizando os eventos de alta volatilidade e se adapte à dinâmica dos ativos.

– Revisão do operacional

Analise novamente os pregões, revendo o mercado e identificando quais foram os pontos de entradas e saídas das operações, facilitando a melhoria no trading.

Saiba como é uma plataforma profissional

Uma plataforma profissional foi feita para você conseguir seguir com suas operações com todo o suporte necessário de estudos, análises e envios otimizados de ordens. Tudo o que um trader precisa para atingir a alta performance.

Dessa maneira, ela é indicada para você que já estudou muito o mercado, simulou diversas operações e está preparando tecnicamente e emocionalmente para colocar seu real capital em jogo. As funcionalidades que se destacam são:

  • Recursos gráficos

– Gráficos temporais e atemporais

Tenha ferramentas gráficas completas temporais (5min, 20min, 60min) e atemporais (Renko por pontos, Range, dentre outros), além de tipos gráficos de alto padrão como o tape reading.

– Elaboração de estudos

Faça desenhos no gráfico que identificam figuras, ranges e tendências, servindo como base para operações assertivas de compra e venda.

  • Indicadores técnicos

Utilize dezenas de indicadores técnicos que ajudam a interpretação do mercado, percebendo momentos de alta, baixa ou congestão, facilitando o seu trading..

  • Indicadores de fluxo

Acompanhe indicadores voltados à leitura de fluxo de ordens, obtendo métricas como tempo de agressão e saldo acumulado de agressão.

  • Ferramentas operacionais

– SuperDOM

Perceba a profundidade de mercado em uma ferramenta de alto nível que possibilita envio, modificação e cancelamento de ordens com um clique, visualizando os preços ideais para trades com maior probabilidade de acerto.

Chart Trading

Opere diretamente pelo gráfico, enviando ordens de diversos tipos, inclusive stop gain e loss, e acompanhe o resultado de sua posição ao mesmo tempo que analisa o mercado.

– Ordens OCO

Encaminhe saídas de ganho e perda automáticas, pré-definindo com facilidade seu gain e seu loss. Caso uma das saídas for executada, a outra é cancelada.

Veja quem tomou a iniciativa no trade, rapidamente identificando o apetite pelo fechamento nos negócios de um ativo e a força de compra e venda.

– Saldo de agressão

Perceba rápidas oportunidades a partir do saldo de agressão, distinguindo compras que  superaram vendas em certa região ou vice-e-versa.

– Revisão do operacional

Analise novamente os pregões, revendo o mercado e identificando quais foram os pontos de entradas e saídas das operações, facilitando a melhoria no trading.

– Relatório de Performance

Evolua com uma compilação de dados do seu trading, identificando pontos a serem melhorados, evolução do patrimônio e grau de eficiência operacional.

– Análise PTAX

Acompanhe as prévias da PTAX e seu dado oficial para o mercado de dólar futuro, possuindo dados fundamentais para entender o patamar desse ativo.

– Gerenciamento de Risco

Utilize um ferramental completo de gestão de risco, aprimorando seu processo operacional e seu controle de envio de ordens.

Conseguiu entender a diferença de cada plataforma e para qual momento seu no mercado cada uma é ideal? Não esqueça de deixar seu comentário!