View Blog 071
View Blog 071

Por que o trader precisa ser bom na gestão de risco no day trade?

Desenvolver uma boa estratégia de gestão de risco é muito importante para que o trader consiga tomar boas decisões diante dos diversos cenários de operações. Principalmente os traders iniciantes devem se atentar para o risco day trade e sua importância.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o tema e abordar a importância do trader desenvolver um planejamento, a fim de prever os principais riscos envolvidos em cada decisão tomada. Acompanhe o texto.

O que é o day trade

De acordo com o funcionamento do mercado, o conceito de day trade pode ser definido como todas as operações que são realizadas desde o momento em que a Bolsa de Valores começa e funcionar, até a hora do seu fechamento no período de um dia.

Essas transações podem acontecer com diferentes tipos de contratos, com o objetivo de aproveitar as movimentações diárias do mercado para obter resultados mais lucrativos.

Como gerenciar riscos no day trade

O gerenciamento de riscos é muito importante, pois, a partir dele, o trader pode prever a possibilidade de perdas e se proteger.

Há várias formas de se realizar o gerenciamento de riscos no day trade — já existem ferramentas voltadas exclusivamente para essa finalidade, assim como seguros com coberturas para esse caso.

O ideal é que o trader tenha um planejamento capaz de prever as possíveis perdas, assim como as atitudes que devem ser tomadas caso elas venham realmente acontecer.

Qual é o papel do trader no controle de riscos

O trader tem um papel muito importante para gerenciar e controlar os riscos envolvidos nas operações realizadas no day trade, por isso é preciso que ele entenda essa relevância e adote medidas capazes de minimizá-las. Entre as medidas tomadas, estão:

Controle do grau de exposição 

Mesmo quem tem perfil mais agressivo e, consequentemente, é mais tolerante quanto a exposição de riscos, deve realizar o controle desse fator, uma vez que as perdas podem ser muito significativas e, até mesmo, permanentes.

Visão ampla do mercado

Quando o trader desenvolve a capacidade de visão ampla do mercado, consegue agir com ponderação e discernimento, o que contribui para a tomada de decisões mais eficazes, além de diminuir os níveis de estresse e aumentar o controle emocional.

Para atingir esse objetivo, o ideal é que o trader invista continuamente em sua formação e dedique-se a estudar o mercado com disciplina e dedicação.

Planejamento de medidas com base em previsões do mercado

Com um planejamento bem estruturado e realista, o trader consegue realizar previsões sobre o comportamento do mercado e definir as atitudes a serem tomadas com base nessas informações.

O resultado são medidas mais assertivas e eficazes, tanto para aumentar os lucros obtidos, como para evitar exposição a riscos desnecessários.

Neste artigo, falamos sobre a importância de se realizar uma gestão eficiente do risco day trade para a otimização dos resultados, assim como para lidar com a volatilidade inerente do mercado. É importante que o trader se mantenha bem informado sobre o mercado para conseguir fazer os melhores negócios, de acordo com as condições apresentadas.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro das novidades? Então, siga a gente no Facebook, Linkedin e Twitter e fique por dentro!