View Blog 193
View Blog 193

Profit 5.0: Conheça o avanço tecnológico dessa versão

O patamar que a plataforma Profit PRO atingiu na versão 5.0, nos revela um avanço tecnológico enorme. Com um novo e ultra moderno sistema de difusão de dados, a Nelogica conclui o projeto que permite uma plataforma otimizada ao seu máximo, com a certeza da segurança Profit.

Vamos conferir como essa nova versão se desenha e quais foram as etapas até esse nível de alta performance? Acompanhe!

O projeto que começou em novembro de 2018, envolvendo as equipes de Market Data e Profit, surgiu com a necessidade de diminuir a quantidade de dados enviada ao cliente, que antes era toda armazenada em seu computador.

Isso porque a quantidade de dados não parava de crescer – o próprio mercado não para de crescer -, e era preciso achar um jeito de ter todas as informações que o cliente necessita, sem fazer download de todas as negociações daquele ativo. Dessa forma, a plataforma atingiria um nível de otimização incrível. 

Para que isso fosse possível, seria preciso que o servidor calculasse todas as séries de dados, ao invés do cliente calcular as séries.

Esses cálculos eram feitos localmente. Para a mudança ocorrer, seria preciso uma nova arquitetura, com requisições ao servidor; e que essas fossem feitas do modo mais eficiente e rápido possível, para que os clientes continuassem com a mesma segurança que possuíam anteriormente, mas com uma performance ainda melhor.

O projeto

A primeira parte do projeto envolveu calcular todas as séries do servidor, e fazer as requisições à nuvem, ao invés de localmente. Com isso, os indicadores sofreram várias otimizações. Sim, o cálculo deles ficou ainda mais inteligente. Mas vou te explicar como logo a seguir.

Bom, antes todas as séries eram sincronizadas em função das negociações situadas no computador de cada cliente . A partir dessa versão, todas as séries agora são calculadas em função das negociações situadas no servidor. A quantidade de dados que utilizamos para calcular uma série, não necessariamente será a mesma para criar outra. Ou seja, duas séries não começam ao mesmo tempo, apenas terminam iguais. Falei grego? Calma! 

Basicamente, hoje como o datacenter possui quase todo o histórico de negociações, conseguimos criar uma série de 60 minutos, por exemplo, desde o início dos tempos. Com isso, bases longas agora são adquiridas de forma muita mais rápida. Desse modo, hoje todos que possuem acesso ao Profit Pro, possuem essa “feature”. 

O aprimoramento dos indicadores

Olha esse exemplo: temos uma série de trade de 6 meses com 10 milhões de negociações, se o cliente requisita uma série de 10 trades, ou seja, cada candle agregando 10 negociações, ele calcularia uma série de 10 trades do mesmo período de tempo de negociação. O que ocasionaria em 1 milhão de candles. Calcular qualquer indicador em cima de uma série tão grande seria muito custoso.

Então, limitamos todas as séries de dados a 10 mil candles, para fazer com que os cálculos iniciais fossem mais rápido. E sim, a amostra de 10 mil é o suficiente para um cálculo bem sucedido e informativo.

Os clientes usam, no máximo, em torno de 5 mil candles. Estamos disponibilizando o dobro para nossos clientes e ainda agora o cálculo desses indicadores acontecem de um modo muito mais eficiente. 

A mudança dos milissegundos

Outro ganho dos clientes foram os milissegundos das negociações. Anteriormente, devido a uma decisão de arquitetura do software os milissegundos eram descartados. Dado o estouro do número de negociações nos últimos tempos, muitas vezes tínhamos mais de mil negociações acontecendo em um único segundo. Incrível, não é mesmo?

Assim, criamos um modo de identificar cada negociação unicamente, conseguindo indexar e abranger todo esse volume de dados.

Profit 5.0: O que há de melhor em performance

Vários processos foram repensados e aprimorados durante a construção da nova arquitetura do Profit. Foram feitas várias otimizações que englobam busca de dados, organização dos dados e buscas gerais mais avançadas.

Antigamente, qualquer acontecimento anormal durante o uso da plataforma, poderia corromper algum dado e ele ficaria salvo para sempre. Com essa nova arquitetura, o servidor tem conhecimento de todas as séries, deste modo ele consegue distinguir o que está certo e o que está errado, identificando um possível problema e automaticamente corrigindo.

Deste modo, não há downloads gigantes e desnecessários para o cliente. Toda a arquitetura agora funciona on demand, ou seja, você que solicita o carregamento da série que utilizar em tempo real.

Foi um desafio vencido das nossas equipe, e um ganho sem igual para os clientes Nelogica, que agora possuem um operacional em tempo real muito mais veloz e dinâmico.

E você? Já conhece a melhor plataforma do mercado financeiro? Conte com o Profit para trades de alta performance!