large View Blog 056
large View Blog 056

O que influencia nos preços de ações?

Entenda quais são os principais fatores que movimentam a cotação dos ativos no mercado financeiro

Última atualização:

Quem está investindo no mercado financeiro já conseguiu perceber como os preços de ações sofrem oscilações constantemente. Algumas mais, outras menos, mas elas sempre estão presentes e é o que faz com que haja cada vez mais compras e vendas no pregão.

Por isso,  para tomar decisões no mercado financeiro é importante saber o que faz esses valores de ativos variarem. Conhecer os influenciadores dos preços das ações é fundamental para que você entenda como funciona a Bolsa de Valores.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os principais fatores que refletem na variação dos preços das aplicações do mercado.

Mas antes, vale lembrar que no Profit você consegue acompanhar em tempo real a movimentação de todos os ativos negociados na B3, e ainda dispõe das melhores ferramentas de análise e de disparo de operações. Se você ainda não conhece o Profit, faça um teste grátis!

Sem mais delongas, vamos para o conteúdo!

As tendências do mercado

A tendência de operação do mercado financeiro é um dos fatores que mais influenciam na variação dos preços, de uma forma bastante natural. É como a lei da oferta e demanda: se determinada ação está em alta e muitos investidores a procuram, naturalmente seu valor ficará mais alto. O mesmo acontece, proporcionalmente, quando uma ação não tem tanta relevância naquele momento, com seu valor de oferta diminuindo.

As bolhas especulativas também são um ponto de muita influência, que fazem com que determinadas ações sejam vendidas por preços fora da realidade, em verdadeiros “negócios da China”. O grande problema é que esse quadro exageradamente vantajoso não se sustenta, e é quando a bolha estoura, com investidores perdendo capital.

Neste contexto, também entra o efeito manada, que é quando o preço de ação é influenciado, para cima ou para baixo, devido a uma reação conjunta no mercado, normalmente após a ação de um grande player do mercado.

Por exemplo, se um grande player vende uma grande quantidade de ativos de determinada empresa, esse movimento tende copiado, em menor escala, por outros operadores do mercado, o que repercute diretamente no preço da ação.

A saúde de uma empresa

Grandes empresas costumam vender suas ações no mercado e o preço depende muito de sua saúde organizacional e financeira. Empresas seguras e de grande porte tendem a ser bons negócios, o que faz suas ações terem valores maiores e mais sólidos. Entretanto, há possibilidades de abalo nesses preços.

Como analisar?

Neste contexto, uma das melhores formas para analisar a saúde de uma empresa de capital aberto a longo prazo é através da análise fundamentalista. Esta metodologia tem como base o estudo mercadológico e financeiro do ativo, a fim de entender se o preço esta subavaliado ou não.

Uma das formas de se fazer isso é através da leitura dos balanços financeiros trimestrais, obrigatórios para todas as empresas listadas em bolsa. Entre os indicadores mais importantes, estão o lucro líquido, a receita da companhia e a margem operacional. 

Outro indicador muito usado é o Ebitda, que mostra se a empresa consegue gerar caixa com a atividade que está desenvolvendo. Há diversas formas de calcular o Ebitda de uma empresa quando ela não é divulgada no balanço trimestral. A mais comum é somar Lucro operacional líquido, depreciações, amortizações.

No entanto, essa análise só funciona quando usada em comparação a outras companhias do mesmo setor, que servirão como pares comparativos.

Fora toda essa análise, outro influenciador do preço de uma ação é sua imagem frente à opinião pública, que pode ser fragilizada com casos de corrupção ou posicionamentos errados e derrubar sua cotalção.

As notícias e os rumores

Todo trader sabe a importância de estar atento às notícias de um modo geral, não só sobre o mercado. A grande questão é que algumas delas não são verídicas, se tratando apenas de rumores, o que basta para influenciar nos preços. No entanto, basear-se em notícias falsas pode ser uma cilada.

Seja uma especulação sobre o movimento de determinada companhia no mercado ou até um pronunciamento oficial da mesma, é preciso que essas informações sejam conferidas em portais de notícias com credibilidade consolidade. E mesmo assim, se você ainda puder checar a informação será sempre válido.

Pensando em facilitar sua apuração das notícias que impactam diretamente o mercado financeiro, o assinantes do Profit tem acesso diário ao Market Report, com uma curadoria dos principais fatos econômicos e políticos que acontecem no mundo, e que é disparado três vezes ao dia – no ínicio, no meio e no fim de cada pregão.

Calendário econômico

Embora algumas notícias seja imprevisíveis, outros tipos de eventos são programados com antecedência, essencialmente devido ao caléndário econômico. Algumas divulgações como o PIB dos EUA e do Brasil, assim como a inflação oficial e alterações na taxa de juros de países com relevância para o mercado brasileiro são alguns dos eventos que podemos saber com antecedência sua divulgação e é bem provável que eles afetarão o mercado assim que forem divulgados.

No Profit, você confere todos os eventos do mercado, separados por país e relevância, através da ferramenta Calendário Econômico. Quem opera sabe que é sempre importante ficar de olho nesta ferramenta.

As questões políticas

As questões políticas de um país são outro prato cheio para atuar na mudança dos preços de ativos. Em países com cenário político instável, como o Brasil, essa situação é conhecida por boa parte dos operadores do mercado.

Nesse caso, o quadro é muito parecido com as variações que as ações de empresas sofrem com notícias relacionadas a elas. Se há instabilidade política em determinado momento, a tendência é que esses títulos sofram o reflexo disso.

Por exemplo, uma medida política para frear a alta dos preços dos combustíveis vai afetar diretamente a cotações do setor petroleiro; ou se há restrições na circulação de pessoas a partir de decretos, como vimos durante a pandemia de Covid-19, isso vai incidir sobre o preço de ações do segmento varejistas.

Entender esses fatores é fundamental para saber identificar possibilidades futuras de variação nos preços de ações e melhora consideravelmente o seu desempenho como trader.

Conclusão

Agora que você já sabe os principais influenciadores dos preços das ações no mercado financeiro, está na hora de colocar seu conhecimento à prova e a melhor forma de fazer isso é testando de graça o Profit, a plataforma mais completa do Brasil para operar no mercado financeiro.

E para mais conteúdos, siga vendo nossos conteúdos no Blog da Nelogica.

Até a próxima!