View Blog 049
View Blog 049

Qual a importância do entendimento do cenário macroeconômico no operacional do trader?

A operação do trader é uma atividade muito mais profunda do que se pode imaginar. Há muitos fatores que influenciam os movimentos do mercado financeiro e fazem com que os preços oscilem. O trader precisa ter uma compreensão geral das condições do cenário macroeconômico.

Isso envolve fatores de todos os tipos, de âmbito social, político e econômico, todos com muita influência e reflexo na maneira como o mercado financeiro se comporta.

Neste post, você vai entender melhor a importância do trader ter uma percepção apurada de tudo que envolve sua atuação. Confira!

O impacto da macroeconomia no trading

Entender as oscilações do mercado e a variação dos preços dos ativos requer muitos estudos e observações. Entretanto, quando se trata de questões tão complexas, é importante ter uma visão mais ampla dessa situação.

Para o trader ter cada vez mais condições de entender sobre trading, é fundamental que ele tenha uma compreensão do mercado macroeconômico, ou seja, de todos os fatores que influenciam no comportamento dos ativos.

análise de dados e indicadores como forma de prever movimentos do mercado também passa pelo exercício de entender a macroeconomia e todos os acontecimentos que pertencem a ela.

São muitos os fatores capazes de fazer com que o preço de uma ação caia ou suba, então quanto maior a capacidade de avaliação de um trader sobre esses pontos, melhor será sua atuação.

O poder das notícias e rumores

Quando grandes instituições privadas e governos estão sob a ótica popular, a tendência é que os ativos sofram oscilações, seja para cima ou para baixo. As notícias, a partir do momento que são veiculadas, têm grande capacidade de mexer com o mercado.

Sabendo como isso funciona, muitos traders se aproveitam desse tipo de situação para entrar e sair de posições, conseguindo bons movimentos no mercado. Em algumas ocasiões, essa variação dos preços também pode representar prejuízos, criando um cenário negativo amplo.

Se, por exemplo, há uma crise política no país, a tendência é que títulos privados de renda fixa sofram oscilações. O mesmo acontece em ativos de empresas, quando esses têm faturamento mais baixo.

Veja alguns pontos de impacto no cenário macroeconômico

Alguns fatores específicos têm grande influência no comportamento do mercado e na variação de preços dos ativos. Para um trader, estar atento a esses pontos faz toda diferença na hora de operar. Confira os principais a seguir.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é a melhor indicação de seu desenvolvimento econômico dentro de um ano, mostrando como a produção de bens e a execução de serviços se desenvolveu. Observar esses números permite ao trader ter uma perspectiva mais realista, entendendo se valerá a pena, por exemplo, comprar ativos de empresas daquele país.

Inflação e o IPC

A inflação é o medidor que avalia a estabilidade de preços da economia de um país. Quanto mais controlada ela estiver, menor será a variação desses preços.

O Índice de Preços do Consumidor (IPC) é um indicador que ajuda a definir como anda a inflação em um país. Ele funciona como uma perspectiva de como está o estado do preço de itens dentro de mercados específicos, utilizando estatísticas. Quanto mais alto o IPC, maior a chance de aumento na inflação.

Os preços dos ativos sofrem influência direta da inflação e do IPC, já que, caso haja expectativa de alta, proporcionalmente haverá esforços para que esse aumento seja controlado. Assim, o preço desses ativos acaba também sofrendo oscilações.

Taxa de juros

A taxa de juros, ou taxa Selic é aquela que afeta o valor dos juros gerais para o consumidor, em operações de todos os tipos, como bancárias, juros de financiamento, juros de cartão de crédito e outras. A taxa de juros também é base para o retorno de aplicações, especialmente as de renda fixa. Sendo assim, o aumento dessa taxa também pode causar subida nos juros de operações.

O cenário macroeconômico é amplo e as operações são parte de tudo que acontece nessa escala. Acompanhar de perto e entender os impactos de acontecimentos diversos ajuda o trader a compreender os movimentos do mercado.

Gostou deste post e quer ter acesso a mais conteúdos? Curta nossa página no Facebook e acompanhe tudo de perto.