Qual software de investimento é o mais adequado para você?

Última atualização:

Você sabe que existem diversos tipos de plataformas para operar no mercado financeiro, cada uma com características específicas? Por isso, agora é a hora de entender qual software de investimento é o mais adequado para você! 

Para se tornar um trader consistente e vitorioso é necessário um operador profissional e intuitivo, mas a depender de seu perfil operacional algumas ferramentas podem ser bem mais importantes do que outras. 

Seja no momento de montar os seus setups ou definir o tipo de mercado que você melhor performa – opções, futuro, à vista – escolher a plataforma de investimento de maneira assertiva é o primeiro passo.

Com as diferentes opções de softwares no mercado, é comum estar em dúvida ao decidir qual é a mais adequada. Este post vai lhe ajudar nessa questão: saiba o que analisar antes de escolher o software de investimento mais adequado!

Conheça os diferentes tipos de Profit

Para começo de conversa, é importante lembrar que o Profit é a plataforma mais utilizada por traders brasileiros e é a principal e mais completa nesta modalidade de operacional. Por isso, antes de saber qual o software de investimento é o mais adequado para você, saiba que alguma das versões do Profit vai com certeza se encaixar em suas necessidades. 

Com ele você vai visualizar de diferentes maneiras o mercado acontecendo em tempo real, além de ser um espaço de negociação de compra e venda de ativos financeiros. Reunindo essas funções, o Profit se tornou um software indispensável na lida do trader e demais tipos de investidores. 

A seguir, entenda mais sobre os diferentes tipos de Profit.

ProfitTraining

O ProfitTraining é uma versão de entrada do Profit, indicado para quem deseja dar seus primeiros passos no mundo trader; serve para você praticar no mercado financeiro. Nessa versão, sem ter acesso ao mercado em tempo real, você conta com todas as ferramentas analíticas e operacionais para treinar no Replay de Mercado. Dessa maneira, vai acompanhar pregões passados, identificando como ocorreram as movimentações dos ativos e realizando operações em um ambiente simulado.

Esta versão é a mais indicada para quem quer entrar no mercado, mas esta reticente sobre como irá performar. Aqui você pode simular compras e vendas sem medo de prejuízo!

 

ProfitOne

Uma das duas grandes escolas de análise do trader é, sem dúvida, a análise técnica, também conhecida como análise gráfica. Pensando nisso, o ProfitOne foi desenvolvido exclusivamente para os grafistas que buscam um software voltado para esse tipo de operação. Nesta versão você terá acesso a dezenas de indicadores técnicos, além de poder usar diversos tempos e tipos gráficos, como o candlestick, gráfico Renko, entre outros

No ProfitOne você também já pode enviar ordens de compra e venda para operar de fato no mercado!

 

ProfitPlus

O ProfitPlus já engloba ferramentas e indicadores das duas principais escolas de análise do mercado, o tape reading e a análise técnica, e possibilita que você realize um análise híbrida, mesclando gráficos com ferramentas de fluxo, como o livro de ofertas

Este é um dos modelos mais completos do Profit, dispondo do simulador operacional Replay de Mercado e como dito acima, ferramentas e indicadores de fluxo e de gráfico.

No entanto, nesta versão não é possível acompanhar os pares de moedas e a curva de juros, por exemplo, que são de certa forma um termômetro do humor dos investidores, tanto para o mercado à vista, mas principalmente para o futuro. Também não tem acesso ao recurso de Cross Order, uma novidade do Profit que te permite operar em ativos de Série Histórica, como DOLFUT e WINFUT.

Esta versão não é aconselhada para quem operar opções ou realizar estratégias Long & Short. No entanto, se você é um grafista que opera no mercado à vista ou um leitor de fita ágil e certeiro, esta versão é para você!

Também é possível iniciar com esta versão e, quando seu operacional demandar mais ferramentas, migrar para o ProfitPro.

 

 

ProfitPro

A versão Pro do Profit é a mais completa dentre todas listadas aqui e, por isso, é ideal para quem deseja ter acesso a todas ferramentas e indicadores já mencionados, mais módulos de software e funcionalidades extras. O sistema foi projetado tendo em vista as necessidades e os desafios de Scalpers e Day-Traders. 

No entanto, por dispor de sistema de notícias Profit News, essa versão também é ideal também para formular análises fundamentalistas e ter uma visão macro do mercado financeiro.

A versão Pro abrange todos os tipos de traders, de iniciantes aos mais avançados, passando pela análise técnica, de fluxo e muito mais!

 

Veja o que avaliar antes de escolher seu software de investimento

A escolha sobre qual software de investimento é o mais adequado para você passa por uma avaliação pessoal sua. A seguir, veja alguns parâmetros importantes a se observar antes de decidir pela plataforma.

Recursos disponíveis

Como você costuma operar no mercado? É importante que o software escolhido tenha todas as funcionalidades de que você vai precisar. Boas ferramentas de análise, ampla visualização dos ativos disponíveis e informações completas sobre variação de preços são alguns pontos que fazem toda diferença.

Mobilidade

Um bom trader sabe a importância de se manter frequentemente de olho nos movimentos do mercado — contudo, nem sempre é possível estar à frente do computador.

Para atender a evolução da era digital, as plataformas se adaptaram ao mobile, tornando a operação mais prática e levando todas as opções de um bom software para os smartphones. Assim, é possível negociar e analisar de qualquer lugar, a qualquer hora. Pensando nisso, todas as versões do Profit dispõe da versão mobile para você operar onde e quando quiser. 

Usabilidade

O mercado é dinâmico, exigindo agilidade e precisão nas decisões e comandos dos trades. É impossível conseguir isso sem um software que facilite a operação, com uma interface clara, intuitiva e de operações simples.

Não deixe de testar as plataformas, entendendo se você se adapta à usabilidade delas. Isso é importante para que você não tenha nenhum problema durante o trading.

Relação custo-benefício

O investimento em uma plataforma acelera o desenvolvimento do trader e garante operações com maior qualidade e maior assertividade. Optar por um serviço muito barato não garante qualidade e funcionalidades realmente relevantes. Não há como vencer no mercado sem investir com qualidade. Seria como um empresário tentando lucrar antes de abrir sua empresa.

Conclusão

Agora é com você…chegou a hora de escolher qual software de investimento é o mais adequado na sua jornada trader. Mas saiba que independente do seu perfil operacional o Profit tem diversas versões que se encaixam na sua estratégia e no seu bolso!

Veja qual delas é a melhor para você e faça um teste grátis para começar usar o Profit!

Quer conferir mais conteúdos sobre o mercado financeiro? Siga nos acompanhando no Blog da Nelogica.

Até a próxima e bons gains!