Quer investir no mercado financeiro? Veja esse passo a passo para você começar!
Quer investir no mercado financeiro? Veja esse passo a passo para você começar!

Quer investir no mercado financeiro? Veja esse passo a passo para você começar!

Para muitas pessoas, começar a investir no mercado financeiro é visto como algo muito complicado e arriscado. Porém, o que nem todo mundo sabe é que, com conhecimento e dedicação, essa pode ser uma opção com bom retorno e que se adapta a diferentes perfis e valores disponíveis.

Antes de mais nada, o investidor, ou trader iniciante, deve ter ciência de que todo investimento apresenta riscos. O ideal é quem está começando dedicar um tempo para estudar o mercado financeiro e minimizar as incertezas. Por essa razão, confira o passo a passo que montamos nesse artigo para você começar a investir no mercado da melhor forma.

Entenda o mercado financeiro

Conhecimento é poder! A frase parece clichê mas dentro do universo financeiro ela faz todo o sentido possível, e deve ser seguida com rigor. Quanto mais o futuro trader dedicar um tempo para se informar sobre os acontecimentos, cenários (atuais e futuros) e projeções, maiores serão suas chances de êxito.

Não somente aqui entra a variável macroeconômica, mas o entendimento do mercado financeiro como um todo. Quais os mercado possíveis? à vista? de opções? fracionário? Você sabe como funcionam? Além disso, sabe como, por exemplo, como uma breaking news pode impactar um dia da bolsa de valores? 

O ideal é que, antes de começar a pensar a entrar de fato em uma operação, entender o máximo possível do funcionamento geral do mercado de capitais, com suas regras, técnicas e ativos, vai ajudá-lo a minimizar erros e otimizar futuros ganhos. 

Estude as metodologias

Em um primeiro momento, os termos e metodologias podem “assustar” quem não está acostumado com o cotidiano do mercado financeiro. Análise Técnica, Análise de Fluxo, todos aqueles indicadores com nomes estranhos e por aí vai. Porém, com o tempo e conhecimento adquirido, achar suas melhores alternativas tende a ser tornar uma tarefa bem mais familiar.

Uma dica importante para acelerar o processo é se especializar no assunto por meio de cursos, ebooks, artigos, e todas essas formas de conteúdo. Nosso canal do Youtube, por exemplo, possui uma gama enorme, tanto de conteúdo para quem está começando na bolsa de valores, até para quem já opera a anos e quer continuar se especializando.

Basta reservar algum tempo na sua rotina e estudar. A linguagem assusta, mas prometemos que não é difícil como parece.

Adquira uma plataforma profissional precisa

Um dos grandes desafios, até mesmo dos traders mais experientes, é fazer análises precisas do mercado financeiro para, com base nisso, decidir qual o melhor caminho a ser tomado.

Ok, você já estudou as metodologias, mas precisa colocar em prática agora. Para isso, uma plataforma que dê a você todas as possibilidades para de fato colocar a mão na massa, é fundamental.

Para quem está começando agora, então, a situação pede ainda mais recursos disponíveis, como o simulador, por exemplo. Por isso, utilizar uma plataforma profissional que lhe dê condições de analisar o mercado financeiro de maneira precisa pode ser de grande ajuda para auxiliar traders de diversos perfis.

Existem várias opções disponíveis, cada uma voltada para necessidades específicas. Vale a pena pesquisar e encontrar a melhor opção para o seu caso.

Abra conta em uma corretora confiável

Na hora de escolher a corretora, é importante ficar atento a questões como a credibilidade da instituição e as taxas cobradas, como emolumentos – que são taxas da própria B3 -. Olhe os principais aspectos para levar em consideração:

    • Segurança;
    • Atendimento;
    • Taxas.

Também é relevante se informar sobre o suporte oferecido. Afinal, imprevistos podem acontecer e você precisa saber se vai obter a assistência necessária.

Opere no simulador

Simular é um jeito eficiente de adquirir experiência sem ter que comprometer realmente seus recursos. Depois de todo o estudo, do entendimento do mercado, e dos passos mais burocráticos, normalmente os traders iniciantes pulam essa fase. Assim, eles entram no mercado e começam a perder. Isso porque nunca vivenciaram aquela experiência antes, somente leram ou assistiram sobre.

Antes de começar a operar efetivamente, é aconselhável realizar simulações que vão ajudar a adquirir mais familiaridade com a prática das operações com ativos financeiros, sem que isso signifique perdas iniciais. Também vai auxiliar a lidar melhor com os aspectos técnicos que possam surgir.

Opere no simulador e aperfeiçoe suas habilidades.

Cuide do Psicológico

Aqui é algo que pode ficar faltando durante o passo anterior. Isso porque o simulador, algumas vezes, anula o fator emocional. Sim, você está operando no mercado real, mas não no exato momento real em que as operações estavam sendo realizadas. A expectativa pode não ser fiel à que deveria ser.

Além disso, as performances melhoram quando somos honestos com nós mesmos e sabemos identificar erros. Não tenha medo de rever e apontar falhas nas suas operações. Olhe para si mesmo é faça disso um trabalho que dure para sempre. 

O planejado nem sempre acontece como queríamos. Um bom trader sabe reconhecer deslizes e voltar para o jogo sem abalos, sempre com novas estratégias de otimização de resultado.

Inicie as operações

Depois de todo esse processo, é hora de entrar para o mercado. Preparado?

Não esqueça que o aprimoramento contínuo é essencial para quem quer começar nessa carreira. Desistir no primeiro tombo não é a solução. Se precisar, volte alguns passos, volte a estudar mais, ou retorne ao simulador. Mas seja sincero com você mesmo, sempre.

Se você tivesse que escolher somente duas palavras para definir sua entrada no mercado, escolha disciplina e autoconhecimento. 90% do seu caminho estaria resolvido.

Esse artigo foi útil? Comente o que você achou e aproveite para conferir Quais as principais ações do mercado