View Blog 020
View Blog 020

Quer operar no mercado financeiro mas não tem tempo? Conheça 3 ferramentas que podem ajudá-lo

Um trader que deseja operar no mercado financeiro deve ter consciência de que essa tarefa exigirá muita dedicação, estudo e tempo. Porém, nem todos têm disponibilidade para se dedicarem de maneira aprofundada em cada caso e, nesse contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar que, com o apoio de tecnologias, é possível executar funções e tarefas com a mesma qualidade de outros profissionais que possuem tempo disponível, mas não utilizam essas ferramentas. Acompanhe o texto.

Como o uso da tecnologia pode favorecer operações no mercado financeiro

De maneira geral, a regra é: quanto mais ativo for o investidor, maior será a necessidade de ele utilizar ferramentas tecnológicas que podem servir de auxílio na hora de analisar, entender e tomar decisões baseadas nos cenários disponíveis no momento.

Existem diversas opções e, por isso, é preciso atenção na hora de escolher a que melhor se adapta ao seu perfil, necessidade e capital de investimento disponível. Usar recursos tecnológicos apresenta diversas vantagens, entre as quais se destacam estabilidade, diversificação de indicadores e maior precisão nas análises, oferecendo maior segurança ao trader.

Tipos de ferramentas tecnológicas indicadas para atuação no mercado financeiro

1. Replay de mercado

É a ferramenta ideal para traders em busca de aprimoramento, uma vez que oferece a possibilidade de reprodução dos dados de mercado para análises comparativas em diferentes períodos, eventos ou datas. Também é possível acompanhar todos os movimentos de mercado como informações de momentos anteriores, teste de novas estratégias e revisão do seu operacional, entre outros.

2. Ferramentas de facilidades operacionais

São voltadas para execução de decisões de maneira simples e eficiente com entradas e saídas realizadas com rapidez. Entre outras vantagens é possível obter o surgimento e fechamento dos boletos instantaneamente, assim como operações direito-esquerdo e pré-configuração dos mesmos.

Um ponto relevante é o uso de gráficos que podem ser muito úteis para análise da movimentação dos ativos, comparação de preços, momentos de alta de volatilidade, projeções de mercado, desenhos e estudos de gráficos, entre outros.

3. Módulo de simulação

Fornece dados realistas para que o trader possa treinar e aperfeiçoar suas habilidades com informações do pregão em tempo real, porém, com a vantagem de não colocar seu capital em risco nesses testes. 

O que levar em consideração na hora da escolha

Indicadores

Escolha os indicadores que sejam mais adequados para as suas necessidades de acompanhamento do mercado, marcadores, gráficos etc.

Praticidade

A ferramenta precisa ser prática, rápida e compatível com diferentes dispositivos — como computador, smartphones, tablets etc. O ideal é que o seu funcionamento seja o mais intuitivo possível, o que será decisivo para suas ações cotidianas.

Atualização de cotações e histórico de preços

Esses dois pontos são muito importantes, pois servirão de base para a decisão dos próximos investimentos. Com base no histórico de preços, por exemplo, é possível fazer uma análise técnica sobre os comportamentos anteriores da empresa e, a partir daí, escolher o melhor caminho de acordo com o momento.

Preço

Escolha uma ferramenta que atenda a suas necessidades e seja compatível com seus recursos. Existe uma diversidade de preços e, portanto, é preciso fazer uma pesquisa de mercado antes de tomar a decisão de compra.

Suporte

Um suporte técnico eficiente é importante caso aconteça algum imprevisto ou mesmo problema durante o uso. Com a necessidade de agilidade exigida pelo mercado, é preciso que possíveis instabilidades momentâneas sejam resolvidas o mais rápido possível.

Neste artigo, falamos sobre como o uso da tecnologia pode ser útil para um trader operar no mercado financeiro de maneira com muito mais eficácia, rapidez e facilidade. A escolha da melhor ferramenta, no entanto, deve ser feita a partir de uma análise capaz de identificar as maiores necessidades e encontrar a melhor opção para cada caso.

Se você quer continuar por dentro do assunto, assine nossa newsletter e receba mais artigos relevantes sobre como operar no mercado financeiro!