View Blog 091
View Blog 091

Saiba como se manter atualizado diante das informações do mercado

Para um trader, as informações do mercado financeiro são fundamentais na sua atuação diária. Entender o que se passa dentro da bolsa e o que acontece no cenário macroeconômico ajuda a compreender comportamentos de variações do preço de ativos. Assim, é possível atuar com mais precisão!

Neste post, você vai entender melhor o que um trader precisa fazer para se manter bem informado e capacitado para atuar no mercado. Confira!

Entenda como opera o mercado financeiro

Tornar-se um trader é o sonho de muita gente que já entendeu como as operações podem oferecer ótima rentabilidade. Entretanto, quando se pensa no assunto pela primeira vez, o mercado pode ser um pouco complexo.

De nada vai adiantar se manter sempre informado se você não entender como o mercado opera, compreendendo os tipos de ativos e as principais figuras envolvidas nesse cenário. Sendo assim, veja alguns pontos fundamentais para você entender!

O mercado em si

O mercado financeiro nada mais é do que um ambiente em que ativos são negociados em prol da valorização de empresas e, no caso dos traders, da busca por rendimentos a partir das atividades de compra e venda.

Novas empresas abrindo capital, variação de preços de ativos, questões políticas e econômicas de um país e uma série de outros fatores são entendidos como informações do mercado. Manter-se atualizado sobre elas é fundamental para operar sabendo exatamente o que está acontecendo.

As negociações com ativos

Há basicamente dois tipos de ativos que são negociados no mercado financeiro: os de renda fixa e os de renda variável. O primeiro é aquele em que, teoricamente, o investidor já sabe o quanto vai lucrar ao final. Geralmente são papéis de títulos públicos, como Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA e Debêntures.

Já na renda variável não há essa certeza dos recebíveis, entretanto, há maiores possibilidades de rendimentos. Nesse tipo de ativo é fundamental estar atento às informações do mercado, já que os valores variam bastante, diante de muitos fatores que contribuem para isso.

A renda variável é composta por ativos de empresas privadas que abrem seus capitais no mercado. Um trader que opera com esses papéis negocia a compra e venda desses ativos, sempre buscando lucrar com essas movimentações.

As figuras do mercado

Os personagens do mercado são fundamentais para que ele exista, sendo responsáveis por todas as atividades que acontecem nesse ambiente. Vamos destacar os três principais: emissores, negociadores e a bolsa.

Os emissores são os responsáveis por disponibilizar os ativos no mercado, sejam eles as empresas privadas ou o governo, com os títulos públicos. Os negociadores são nada menos do que os traders e qualquer pessoa que possua um ativo.

A bolsa é a plataforma em que os ativos são negociados. Lá, são disponibilizados pelos emissores e comprados e vendidos pelos negociadores, sempre com intermédio de corretoras financeiras. 

Informe-se sobre os assuntos que interferem no mercado

As informações do mercado são de extrema importância, independentemente do tipo de ativos com o qual se trabalha. A única diferença é entender quais notícias são mais importantes, de acordo com a atuação.

A economia é um dos mais importantes, já que envolve basicamente todos os tipos de ativos, sejam os de empresas privadas, sejam os de títulos públicos. Se o país passa por uma instabilidade econômica, por exemplo, isso pode influenciar os valores de ativos de renda fixa.

Já na renda variável, é importante se manter ligado em notícias sobre a empresa, ler sobre especulações acerca do futuro da companhia e verificar informações como balanços e notícias sobre perspectiva.

Informações como taxas de juros, cotação do dólar e todos os índices financeiros também ajudam a entender como os ativos podem sofrer variações — e tudo isso influencia nos preços do mercado.

O cenário macroeconômico

O cenário macroeconômico envolve fatores que vão além da economia em si, mas que influenciam diretamente a variação de preços dos ativos. Instabilidades políticas, escândalos de fraudes e corrupções, eleições e uma série de outros fatos de relevância podem fazer índices e preços variarem significativamente.

Mantenha uma atualização diária sobre as notícias

A primeira atividade de um trader ao acordar é ler. É preciso saber as previsões para o dia, ler sobre notícias do mundo, dando o devido valor aos fatores macroeconômicos, e saber tudo que está acontecendo no país.

A volatilidade do mercado financeiro é muito grande, o que abre espaço para que qualquer acontecimento interfira no valor de ativos. Assim, mantendo-se atualizado, o trader é capaz de reagir mais rápido, podendo entrar e sair de posições com eficiência, conseguindo bons negócios e minimizando perdas.

Acompanhe informativos de especialistas no assunto

Os especialistas do mercado financeiro podem oferecer um ótimo suporte para o dia a dia do trader. Eles detêm as mais relevantes informações do mercado, sempre avaliando as reais situações e o que as especulações podem causar aos preços.

Adquira dinamismo e agilidade

Operar no mercado financeiro requer agilidade compatível com o volume de mudanças e variações dos preços, sendo assim, essas notícias decisivas e importantes podem surgir a qualquer momento.

O ideal é que, além do acompanhamento antes e após o fechamento do pregão, também haja uma atenção especial às notícias do mercado ao longo do dia. Isso vai permitir uma reação rápida por parte do trader, que saberá se sair bem de qualquer situação.

Por isso, deixe esses portais abertos no seu computador durante a operação, o que vai permitir o acompanhamento em tempo real, da maneira que deve ser.

Utilize a tecnologia como auxílio

Se o momento atual é a era digital, naturalmente essa também precisa ser a realidade dos traders. Há cada vez mais soluções tecnológicas que auxiliam a atuação, oferecendo informações atualizadas e disponibilizando tudo que é necessário saber sobre os ativos disponíveis no mercado.

 

Recentemente lançamos dois módulos avançados para quem deseja acompanhar análises e notícias do mercado dentro do ProfitChart: Módulo TC News PRO e Plugin Eleven Financial.

Deseja conhecer essas e outras soluções digitais da Nelogica para traders? Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar no dia a dia!