View Blog 158
View Blog 158

Sem tempo para operar? Separamos 3 ferramentas para te ajudar!

Operar na bolsa de valores exige estudo, dedicação e disciplina. Isso já pode ser considerado um desafio por si só. Agora, e se falta tempo até para operar?

Nós sabemos que tempo é quase um ativo de tão valioso. Foi pensando nisso, e sabendo que você tem um rotina pesada, que separamos 3 ferramentas desenvolvidas pensando justamente em otimizar melhor seu tempo durante suas operações no mercado. Preparado?

Faça um uso otimizado do seu dia

Sim, se dedicar ao mundo da bolsa de valores pode ser um desafio e tanto em relação a falta de tempo disponível.

Na verdade, a falta de tempo não é um problema somente do trader. É de qualquer pessoa que tenta administrar mais de uma grande atividade no seu dia. Hoje em dia, gerir a agitada vida padrão, como carreira, família, vida social, com o trade, é um dos maiores desafios que se pode enfrentar.

É claro que todos os caminhos, dicas e conhecimento que passamos nos nossos conteúdos, como por exemplo, no artigo Como fazer um plano de trading? Temos um passo a passo para você, sabemos que é preciso dispor de tempo e paciência para seguí-los.

Foi pensando nisso que decidimos facilitar ainda mais sua vida e te mostrar o que pode te ajudar a otimizar seu tempo no mercado.

Separamos 3 ferramentas que vão servir para otimizar sua rotina e te disponibilizar um bom aprendizado. Mas antes, vamos te contar os pontos que levamos em consideração para escolhê-las:

  • Você precisa aprender sobre o mercado

E você sabe que isso não é somente antes de começar a operar com sua conta real, certo? O aprendizado de um trader é constante. Você nunca sabe tudo.

  • É preciso testar estratégias

Têm uma nova estratégia? Ótimo! Mas não saia operando sem antes testá-la. Essa é a regra que vem antes de iniciar qualquer operação.

  • É importante observar se de fato você está adaptado ao trading

Aqui é parecido com o segundo ponto, mas menos técnico e mais análise de perfil. Isso quer dizer que é preciso operar numa conta de simulação antes de entrar de fato no mercado.

Mas afinal, quais são os recursos, com base nesses pontos, que separamos para te auxiliar?

Simulador

A conta de simulação permite que você faça operações e entre no jogo sem de fato usar seu dinheiro. Isso significa que você deixa de tomar stops desnecessários, que você consegue testar toda e qualquer estratégia que quiser, e que você consegue aprender a dinâmica dos ativos e entender como realmente acontece na prática.

Agora preste atenção nos pontos a seguir que vão te mostrar com clareza os principais os principais benefícios que a conta de simulação te proporciona:

Tenha o cenário fiel do mercado

O mercado é um ambiente com características próprias, características essas que precisam ser dominadas com eficiência. É nesse ambiente que suas operações vão acontecer, além de verificar as taxas e oscilações dos valores. Tudo isso em tempo real e de maneira dinâmica.

Os simuladores são fiéis aos parâmetros do mercado, disponibilizando características como o tamanho das ordens encaminhadas e o ordenamento de fila no book de ofertas. Tudo isso respeita o que ocorre simultaneamente no mercado, promovendo uma experiência realista da atuação de um trader profissional.

Treine e melhore suas operações

Os erros podem ser comuns aos traders, sejam eles experientes ou iniciantes. A ambientação ao cotidiano de constante pressão e volatilidade do mercado é o fator-chave para que as falhas e os enganos diminuam, de modo que o investidor esteja cada dia mais adaptado e com habilidades suficientes para operar.

Treinar por meio do simulador permite ao trader iniciante desenvolver suas capacidades analíticas e de operação, diminuindo os erros e enganos. É como um atleta: quanto mais prática, mais perto da perfeição e longe dos erros e de desempenhos abaixo do esperado.

Estratégias? Treine quantas vezes quiser!

As estratégias são fundamentais para quem atua nesse segmento. Cada ação no mercado pode se desenvolver de determinada maneira, e essa perspectiva estabelece diferentes possibilidades de estratégias de atuação. Entretanto, nem sempre há tempo para testar essas linhas de abordagem, já que isso pode custar dinheiro, arruinando um investimento.

O simulador abre a possibilidade de testar diversos tipos de estratégia em vários tipos de traders, de modo que o investidor consiga colher resultados e observar desempenhos de linhas de investimento distintas, somente com o viés de teste, posteriormente usando isso para realmente operar no mercado.

Detalhe, para você realmente aprender em uma conta de simulação, você precisa que o ambiente seja favorável e que respeite os parâmetros de mercado, como fila e tamanho de ordem. Então preste atenção nisso e escolha a plataforma que te proporciona essa experiência.

Replay de mercado

Outra ferramenta que pode te auxiliar, é o replay de mercado. Com ele, você tem a oportunidade de reproduzir um pregão passado, desde seu início.

É fácil aplicar no gráfico o ativo que escolhemos, revendo no dia escolhido, com a possibilidade de acelerar o processo, realizar o envio de ordens, e tudo que você desejar, como se fosse um pregão em tempo real. Dessa maneira é possível testar estratégias, enviar ordens, ver como os acontecimentos do dia impactaram o mercado, entendendo a dinâmica dos ativos.

Recursos operacionais avançados

Além do simulador e do replay, para você aprender e otimizar seu tempo, ter ferramentas operacionais avançadas é essencial. Isso significa que você precisa ter recursos voltados ao trader que vão te permitir fazer um bom day trade.

Esses  recursos são voltados para execução de decisões de maneira simples e eficiente com entradas e saídas realizadas com rapidez. Entre outras vantagens é possível obter o surgimento e fechamento dos boletos instantaneamente, assim como operações direito-esquerdo e pré-configuração dos mesmos.

Um ponto relevante é o uso de gráficos que podem ser muito úteis para análise da movimentação dos ativos, comparação de preços, momentos de alta de volatilidade, projeções de mercado, desenhos e estudos de gráficos, entre outros.

Entre os destaques, podemos citar o chart trading e o superdom que auxiliam e agilizam o processo de aprendizado.

E aí? Tá pronto pra dar seus primeiros passos para operar com qualidade?

Graduanda em Ciências Atuariais pela UFRGS, associada à Apimec Sul e Produtora de Conteúdo na Nelogica. Têm como motivação diária descomplicar a linguagem do mercado e levar conteúdo de qualidade para que os brasileiros sejam cada vez mais educados financeiramente, e acreditem que qualquer pessoa possa investir na bolsa de valores.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *