Lay Blog 009
Lay Blog 009

Short Position: saiba tudo sobre a Gamestop e a quebra da Melvin Capital!

Janeiro de 2021. Um daqueles meses aparentemente normais, mas que tem tudo para ficar marcado na história do mercado financeiro como aquele em que o mercado foi vencido. Será?

Se você acompanha as notícias do mercado financeiro, deve ter ao menos ouvido falar sobre a falência ou quebra de um fundo de capital americano a partir de uma página do maior fórum virtual do mundo, o Reddit.

Quer saber como isso aconteceu, ou não faz ideia do que estamos falando? De qualquer maneira, aperte os cintos e acompanhe a gente nesse artigo especial!

Entendendo o contexto

Quem é a Gamestop?

Em resumo, podemos dizer que essa é uma empresa sediada nos Estados Unidos, e que vende jogos físicos em lojas localizadas, principalmente, em shoppings. São mais de 5.000 lojas em 10 países, vendendo jogos e consoles de videogames, novos e usados, além de itens colecionáveis ligados ao mundo gamer, acessórios, jogos de tabuleiro entre outros itens de entretenimento.

Porém, com a crescente migração dos jogos para os ambientes digitais e, especialmente com a crise gerada pela pandemia, a empresa começou a amargar constantes resultados negativos, chegando próximo da falência, ao fecharem mais de 460 lojas até outubro de 2020.

A empresa, no entanto, possuía um capital suficiente para estar listada na bolsa de valores de Nova York (NYSE), sob o código GME. Nos últimos 3 anos, queda de participação no mercado, viu seu valor cair para US$ 300 milhões, acumulando um prejuízo de US$ 1,6 bilhão.

Isso gerou algumas tentativas de venda da operação ao longo dos últimos anos, porém as iniciativas não surtiram efeito, levando a empresa a apostar no e-commerce para tentar repaginar a empresa.

Diante dessa situação, diversos hedge funds, os fundos de proteção de capital, decretaram a morte dessa empresa (entre tantas outras), ao apostar contra o valor das ações da empresa, realizando um movimento chamado “operar vendido” ou short position; o que nos leva ao próximo tópico:

Short Position ou operar vendido

No mercado financeiro existem duas possibilidades, ou duas “pontas” em eterna disputa: a compradora, e a vendedora. No termo original em inglês, operar comprado é sinônimo de estar na ponta longa, ou Long, quanto que operar na posição vendida, contrária, é estar na ponta curta, ou Short.

Existe, inclusive, um movimento de proteção chamado “Long&Short”, na qual se opera nas duas pontas em ativos de finalidade semelhante. Temos um artigo dedicado a falar dessa estratégia.

Acontece que, entre tantas possibilidades oferecidas pelo mercado financeiro, é possível vender ações a descoberto, ou seja, utilizar uma margem de capital para adquirir o direito de recomprar ativos por um preço menor do que o negociado, ao fim de um período predeterminado em contrato.

O risco está em que a operação mude de tendência e se desloque no movimento contrário à tendência observada, ocasionando, muitas vezes, grandes perdas financeiras. Exatamente o que aconteceu nesse caso.

O que faz a Melvin Capital e como ela entrou na jogada?

Acontece que nenhuma empresa se alavancou tanto nessa situação, ou seja, ninguém apostou tanto na queda da empresa quanto o fundo estrangeiro chamado Melvin Capital, que realizou uma operação gigantesca de short position inclusive com short interest acima de 100%, ou seja, tão alavancado que existiam mais ações vendidas que as existentes.

Ao derrubar o valor das ações da empresa, a intenção seria no vencimento do contrato, recomprá-las a um valor muito menor, lucrando milhões (e até bilhões) com o mau desempenho da Gamestop.

Acontece que, no meio do caminho, existia um obstáculo para os planos da empresa: um grupo de seguidores de uma comunidade do Reddit – o maior conglomerado de fóruns de discussão do mundo – chamado WallStreetBets, iniciou um movimento para reverter essa situação.

gamestop

Ao perceberem as intenções desse fundo e a “torcida” pela quebra da empresa, os seguidores desse fórum iniciaram uma campanha para elevar o valor das ações da Gamestop (em movimento conhecido como Pump). Assim, além de salvá-la, obrigariam o fundo a abandonar sua posição vendida. Loucura, certo? Não tão cedo!

Lembrando que ao ativar o stop grandes posições vendidas, esses players que estão zerando posições no prejuízo acabam empurrando o preço ainda mais pra cima, gerando mais stops de outros players. Ou seja: é uma bola de neve!

Desdobramentos

Organizar e coordenar o movimento chamado de ‘pump and dump’ é considerado comum no mercado financeiro, apesar de proibido pelos órgãos reguladores. Entretanto, proxys, VPNs e outras formas de anonimato hoje encontradas na internet e nas redes sociais permitem a articulação de grupos com essa intenção. Além do Reddit, podem existir diversos outros grupos fechados influenciando no resultado.

Nos últimos 6 meses, as ações da Gamestop valorizaram mais de 5.000%! Mas, nos últimos dias, mais precisamente a partir de 13 de janeiro, as ações explodiram, somando uma alta de mais de 700% em 13 dias, passando de USD 20 para mais de USD 160,00 por papel (e após isso chegaram a bater USD 347,00);

GME stock
stop

Isso causou o maior Short Squeeze da história! Entenda: é quando uma empresa vê a operação caminhar na direção contrária da aposta e ser obrigada a abandonar a posição. Acontece que, no caso de um player desse tamanho, os danos são proporcionais. O Melvin Capital entrou em colapso e precisou de um aporte de quase USD 3 BILHÕES para não quebrar.

Mas, e então, um preço tão inflado não pode gerar uma bolha e deixar milhares de investidores na mão? Não nesse caso. A aposta da Melvin e outros fundos foi tão grande que as ações compradas serão liquidadas somente para zerar suas posições.

Conclusão

A situação de ambas as empresas ainda não está definida. Não se sabe se órgãos reguladores irão atuar, se o livre mercado sairá soberano, ou até mesmo se as ações da empresa vão parar de subir.
Uma coisa é certa: aja de todas as maneiras para proteger o seu capital

Utilizando o ProfitPro, da Nelogica, você tem as melhores ferramentas do mercado à sua disposição. Gerencie o risco, proteja o seu capital e muito mais. Se você ainda não conhece nossa plataforma, faça um teste do Profit Pro!

Vamos atualizar o post com os próximos desdobramentos desse caso. Fique ligado no Blog da Nelogica e bons gains!