View Blog 022
View Blog 022

Tipos de trading: como fazer uma boa operação no mercado de ações

Os diferentes tipos de trading mostram como há a diversidade de atuações possíveis nas operações do mercado financeiro. Cada um deles possui suas características próprias na maneira como atuar.

Basicamente esses termos diferenciam o tempo de negociação das ações. Com distintas estratégias, os traders acabam atuando dessas maneiras específicas em relação às operações no mercado. Vamos conhecer mais sobre?

O post a seguir trará um detalhamento maior em relação aos principais tipos de trading existentes nas operações com ativos financeiros. Continue a leitura e confira!

Day trade

Os tradings desse tipo acontecem no mesmo dia. Tanto compra como venda devem acontecer dentro do tempo de abertura e encerramento do pregão, sem se estender ao dia seguinte, podendo se concretizar ou não. Isso significa que o tempo entre compra e venda podem, por exemplo, durar alguns minutos, como podem levar o dia todo, sendo concretizada a venda apenas nos segundos finais do dia.

Esse é um tipo de operação para traders mais experientes e com alta capacidade analítica em relação a gráficos, que são atualizados constantemente. A atuação é dinâmica, então é importante entrar nessas operações já com uma estratégia pré-definida e uma ideia construída sobre o que será feito.

Os ganhos do day trade podem ser altos, diferentemente do que o senso comum costuma analisar. Isso é possível graças às alavancagens futuras.

Swing Trade

No Swing Trade a busca é por manter uma posição até o final da aplicação, que dura, no máximo, algumas semanas e no mínimo 2 dias. Para que o trader consiga aproveitar as melhores altas ofertadas durante o período, é importante operar em poucas outras ações paralelamente.

As possibilidades de ganho variam de acordo com o que o mercado apresenta, necessitando de ativos com boa liquidez diária, assim como nas operações de day trade, porém com resultados finais bem mais consistentes e interessantes. O Swing Trade é fundamental para quem não tem tempo para operar o dia todo, mas quer aproveitar as movimentações que acontecem.

Perfil dos investidores de swing trade

Os investidores que optam pelo swing trade são aqueles que preferem comprar e segurar por um tempo, seja para formar uma boa carteira de ativos com boa rentabilidade, seja para ter lucros no futuro.

Outra característica é não agir com a especulação dinâmica, ou seja, até perder por alguns dias, desde que haja ganhos significativos no futuro. Esse investidor também sempre tem como base a taxa Selic, e costuma fazer comparativos em relação às vantagens da renda fixa, sempre tendo essa possibilidade à vista.

Position Trade

Nessa modalidade, a busca é por ganhos mais elevados e robustos, em aplicações que duram mais tempo. Com esse prazo de operação maior, é possível observar mais possibilidades de trade, com liquidez diária menor.

Toda disciplina e paciência são exigidas do trader, que não pode abrir muitas operações simultaneamente ao longo das semanas. Os ganhos podem acontecer a partir dos 10%, chegando até 20%, com maior consistência, mas exigindo bastante conhecimento técnico.

Atuação em médio prazo

As aplicações de Position Trade podem apresentar características de médio prazo indo de 1 a 5 anos, em operações em que o trader não necessite daquele dinheiro em um tempo curto. Ela é bastante recomendada para quem possui objetivos como a compra de um imóvel ou um investimento grande.

O trader precisa ter alguma experiência no mercado e ter boas noções analíticas, já que não há perspectivas exatas de ganho. Geralmente as compras são de ações de grandes empresas.

Prática de buy and hold

Também conhecido como longo prazo, esse trading, que se encontra dentro de Position, consiste em ações que duram anos. São ideais para quem pretende fazer um investimento e deixar que ele renda por bastante tempo em ações sólidas.

As preocupações devem ser em anualmente analisar os rendimentos e perspectivas, para definir se ainda é válido manter as aplicações.

Os diferentes tipos de trading atendem a distintas intenções em relação a rendimentos, com possibilidades maiores em um prazo proporcional, mas também servindo aos traders que trabalham com várias ações de menor porte.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar a sua opinião, comente no post!