Diferenças entre tape reading e análise gráfica
Diferenças entre tape reading e análise gráfica

Você conhece as diferenças entre tape reading e análise técnica?

Todo trader em busca do sucesso deve ter consciência da importância de dedicar um tempo para estudar o mercado e conhecer bem seu funcionamento. Entre os pontos principais a serem observados, está a diferença entre tape reading e análise técnica, já que essas duas técnicas podem fazer diferença na hora de otimizar os resultados.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar as principais características e diferenças entre as duas técnicas, para facilitar a definição da melhor estratégia de acordo com o perfil e objetivos do trader. Continue a leitura.

O que é tape reading?

O principal objetivo do tape reading é analisar o fluxo do mercado, a fim de oferecer informações sobre as tendências que o volume de compra e venda está seguindo no momento da avaliação.

Ela está entre as técnicas mais antigas utilizadas para a atuação na bolsa de valores. O tape reading surgiu com base em uma máquina chamada Ticker Tape Machine, que, em tradução literal para o português, pode ser entendido como leitura de fita.

A  principal função dessa fita era registrar variações nos preços e horários principais de negociações, entre outros pontos. Essas informações eram levadas em consideração para atuação.

Com o passar dos anos e o crescimento do uso do pregão eletrônico, a fita deixou de ser usada, porém a técnica tape reading continua sendo utilizada de maneira eficiente no mundo todo.

O que é análise técnica?

A análise técnica é uma estratégia que tem como objetivo fornecer informações a partir da análise de gráficos que identificam tendências e padrões dos comportamentos de compra e venda em um cenário futuro próximo.

É feita a análise de cada etapa de acordo com as movimentações do mercado, que identificam visualmente as valorizações e desvalorizações do período.

O uso dessa técnica é indicado para traders que precisam desenvolver uma análise consistente, a fim de realizar aplicações com retorno de curto prazo. Com essa ferramenta poderosa, é possível alcançar resultados expressivos e satisfatórios.

Quais as principais diferenças entre tape reading e análise técnica?

Tanto o tape reading quanto a análise técnica são tendências de curto prazo, porém a diferença entre eles é que o primeiro oferece uma análise que tem como base a direção que o dinheiro está tomando no mercado, enquanto a segunda faz esse trabalho tendo como base gráficos completos e atualizados.

Resumidamente, pode-se dizer que no tape trading a ideia é “pegar carona” no fluxo das operações, enquanto na análise técnica a base de análise são diversas representações gráficas.

Ambas as formas de atuação podem trazer ótimos resultados, inclusive podendo ser usadas de maneira combinada. O fundamental, diante isso, é que o trader tenha dedicação e saiba atuar com eficiência no cotidiano.

É importante ressaltar também que, independentemente do perfil e valores aplicados, o trader precisa desenvolver uma visão ampla, bem fundamentada e emocionalmente equilibrada.

Neste artigo, falamos sobre as técnicas tape reading e análise técnica, assim como a importância de o trader se manter sempre atualizado sobre as estratégias existentes no mercado, antes de escolher a que pode lhe trazer retornos mais satisfatórios.

Quer saber mais sobre o tema e receber notícias exclusivas sobre o mercado e nossas soluções? Então, assine nossa newsletter!