Trader ou investidor
Trader ou investidor

Você é um trader ou investidor?

Muita gente ainda confunde estas duas palavras: trader e investidor. Nada mais natural, pois não é tão simples defini-las, ainda mais se você está começando agora.

O perfil do investidor

Ser um investidor é lidar com o jogo do valor, é tentar encontrar o “valor justo” de uma ação. O investidor está sempre preocupado com suas estimativas. É por isso que decide comprar uma ação quando o preço está abaixo de suas estimativas, ou vendê-la quando está acima delas.
O investidor é mais calmo e muito mais paciente. Ele neutraliza a volatilidade do mercado com sua convicção sobre o preço justo de uma ação por meio de suas percepções e estudo. Ele consegue ver o que a maioria não consegue e, por isso, desfruta de um longo ciclo de investimento com visão de longo prazo.
O risco de ser um investidor é de sua avaliação sobre o valor da ação não convergir com suas expectativas. Isso porque ainda que o racional esteja certo, ele pode demorar para perceber seu erro. Assim, sua maior frustração é acreditar que entende todos os movimentos do mercado.

E o trader?

O trader é mais sagaz. Ele se importa muito mais com o preço do que com o valor de uma ação. Sua visão é mais de curto prazo e o seu perfil é mais capacitado e pronto para lidar com os ruídos de mercado. Assim, nos momentos de muita ganância e medo, ele sabe tirar o melhor proveito – sobretudo da fraqueza dos outros.
O tempo de ação do trader é curto. Poucos dias, às vezes minutos. Isso porque tudo o que impacta no preço importa para ele, sejam notícias de jornais ou o sentimento de mercado.
Sua maior habilidade é detectar mais rapidamente o humor do mercado e sua maior frustração é achar que está operando com base no valor da empresa e não apenas no preço.

Um trader pode ser um investidor?

Com certeza! É possível que um trader seja um investidor e vice-versa.
Assim, se esta é a sua dúvida, você precisa dar um destino certo ao seu dinheiro. Em outras palavras, você não deve colocar 100% do dinheiro do futuro dos seus filhos em uma operação que irá durar apenas um dia ou horas. Por outro lado, você não pode esperar que seu investimento amadureça e comece a dar retornos elevados da noite para o dia.
Dar o destino certo ao seu dinheiro é o primeiro passo para lidar com as expectativas. O dinheiro do trader é convencional, “dinheiro de pinga”. São poucos os recursos, mas eles possibilitam alavancagens de gente grande. Para isso, uma boa ferramenta de análise e execução de ordem é fundamental. Quanto mais ágil e simples, maior será a eficiência nas operações.
Já o investidor não precisa de tanto, mas a fatia de dinheiro certamente é bem maior que a do trader. Aqui, a intenção é deixar que o dinheiro trabalhe para você. O retorno sobre o investimento vem com o tempo. Por isso, a paciência é essencial para mudar de nível.
É possível ser um trader e um investidor, desde que você entenda as particularidades de cada um.
A Eleven Financial conta com um método exclusivo que faz a combinação das duas análises com os melhores analistas das suas respectivas áreas.
O Adeodato Netto, Dato, meu sócio e estrategista-chefe da Eleven é focado nos investimentos. Com ele, é possível ter uma visão especial e macro de todo o ciclo de negócios, por meio dar seleção e escolha das melhores empresas ou setores – sob a ótica da análise fundamentalista.
Já eu, Raphael Figueredo, RAFI, sou focado em trading. Também componho portfólio, só que para um período curto (semanal, diário, às vezes de minutos), com o objetivo de rentabilizar um grupo específico de ações superando o Ibovespa.

Imagine combinar estas duas análises: fluxo e fundamento?

Misturando técnica com fundamentos e/ou dados da economia com tendências gráficas setoriais, é possível saber para onde o dinheiro está indo, ou seja, seu fluxo. Assim, a eficiência nas indicações de daytrade e swing trade é potencializada.
Este método pioneiro no mercado brasileiro é o Fusion Analysis – a combinação das análises técnica e fundamentalista, que tem o melhor dos dois mundos com um único propósito.
Saia vencedor no mercador, alternando investimentos de curto e médio prazos que superem a rentabilidade do Ibovespa (benchmark) com o plugin Eleven Target.

                                                                Raphael Figueredo, Analista da Eleven Financial