large Lay Blog 016
large Lay Blog 016

Você sabe o que é Chart Trading? Opere pelo gráfico e otimize suas operações!

Nos últimos anos a tecnologia tem evoluído muito em todas as áreas, e não poderia ser diferente no mercado financeiro. Desde os anos 90 as Bolsas de Valores vêm migrando de um pregão presencial para um modelo totalmente eletrônico e, mais recentemente, digital.

Em certo ponto, existiu um gap, uma diferença entre como a tecnologia disponível para facilitar as operações financeiras, e a forma como essa tecnologia chegava ao “consumidor final”, ou seja, operadores de pequenos escritórios de capital e até mesmo o investidor pessoa física.

Essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos, ao ponto que hoje temos até mesmo como operar por meio de aplicativo no smartphone. Mas, chega de papo e vamos entender um pouco dessa evolução e como você pode se beneficiar das operações pelo gráfico.

Uma breve introdução às plataformas digitais

O acesso a trades e investimentos esteve por muito tempo restrito a grandes escritórios, tanto pelas barreiras financeiras (como taxas de corretagem, limite mínimo de operação…) quanto pelas limitações técnicas.

Comprar uma plataforma requeria especificações técnicas muito altas, complexidade de operação e assinaturas exorbitantes. Nos últimos anos, especialmente após a metade dos anos 2000, esse cenário tem se alterado, permitindo a entrada de cada vez mais investidores na bolsa. Plataformas com o Profit, da Nelogica, surgiram com esse intuito, democratizar o acesso aos investimentos.

É consenso no mercado que o Profit é uma das plataformas mais completa em termos de ferramentas para os investidores e operadores. O fato que poucos podem ter conhecimento é o fato que essa plataforma foi uma das grandes responsáveis por democratizar as operações feitas por pessoas físicas.

A plataforma chegou inovando e buscando tornar acessível à grande maioria dos investidores, uma plataforma completa, par a par com as mais sofisticadas tecnologias do mundo em termos de ferramentas e usabilidade, incluindo o tão falado (e até revolucionário) Chart Trading.

Mas, afinal, o que é Chart Trading

O Chart Trading, ou operação pelo gráfico, é um modo de negociação que permite plotar suas ordens diretamente no gráfico, ou seja, não era mais necessário “boletar” os valores por meio da corretora, sem observar a oscilação do mercado, agilizando e otimizando a operação e o envio de ordens.

Além disso, possibilita uma facilidade muito maior na escolha de pontos de entrada e saída das operações utilizando de princípios da análise técnica clássica, por exemplo. Plotar ordens ficou tão simples quanto um clique do mouse (e, mais recentemente, ao toque dos dedos, utilizando as plataformas mobile).

Quais são as vantagens de operar pelo gráfico?

Agora que você já sabe o que pode fazer no Chart Trading, deve estar se perguntando quais as principais vantagens de usar esse método para suas operações na Bolsa de Valores. A primeira delas é também a mais clara de todas: você terá visibilidade total das movimentações dos ativos que está operando.

Acompanhando tudo em tempo real, terá maior rapidez para realizar negociações dentro da plataforma. Agilidade aqui é um ponto-chave, especialmente se tratando do day-trade e, ainda mais, do scalping! São inúmeras decisões a serem tomadas em uma velocidade cada vez maior, e o Chart Trading permite operar com alta performance e em alta velocidade.

Podemos citar ainda, o controle das operações. Tanto pelo painel lateral quanto pelo gráfico é possível controlar seus pontos de entrada, saída, movimentações dos ativos, seleção dos alvos e muito mais, sem contar as outras ferramentas de controle disponíveis no Profit!

Funcionalidades e possibilidades do Chart Trading

Mas o chart trading é muito mais do que isso. Essa funcionalidade não representa somente uma independência em relação ao envio de ordens na corretora, mas permite diversas opções de otimização das operações. Vamos apresentar algumas delas disponíveis no Profit a seguir.

Envio de ordens para compra e venda de ações

Talvez a ferramenta mais simples e mais utilizada no Chart Trading. Oferece acima de tudo agilidade para as operações intraday, permitindo atualizar a posição, enviar ordens, iniciar e encerrar trades de forma praticamente instantânea.

Utilizando o gráfico é possível realizar as operações tanto na barra lateral quanto no próprio gráfico com a combinação de teclas + mouse. Na barra lateral, basta escolher o valor ou pontos do início da operação, e clicar em comprar ou vender.

chart3 1

No Profit Pro, por exemplo, toda a experiência é customizável, como teclas, cores, posicionamento das ordens, entre outros.

opc chart

opc chart2

Configuração de stop loss e/ou alvo (gain)

Vamos explicar esse conceito de maneira mais abrangente, uma vez que o intuito é explicar as funcionalidades do chart trading. Caso queira se aprofundar no conceito de stop, confira esse artigo contando tudo sobre esse conceito.

O que são stops? É um tipo de ordem enviada previamente para “impedir” que um ativo ultrapasse um valor mínimo determinado pelo operador ou investidor, protegendo seu capital. Já para o gain, é utilizado o conceito de ordem limite. Estabelece-se um valor de saída da operação, executada automaticamente assim que uma oferta daquele valor estiver disponível.

Para utilizar ou configurar o stop no chart trading do Profit existem, basicamente, 3 formas:

1) Pelo painel lateral do gráfico

Para escolher o seu stop ou alvo pelo painel lateral, basta digitar o valor (ou pontos do encerramento da posição, e clicar em comprar ou vender). Também é possível encerrar a posição comprando e vendendo “a mercado”, também com botões específicos para isso.

chart1

2) Por meio das ordens no gráfico

Ao abrir uma posição, é possível também escolher sua saída a partir do gráfico. Você pode determinar a saída tanto estabelecendo uma saída “stop”, quanto clicando no “x” da posição aberta no gráfico.

chart2

3) Pelo editor de estratégias

Acessando as opções na barra superior, pelo menu “Roteamento > Editor de estratégias de roteamento”, é possível definir pontos automáticos de saída das operações com margem percentual, por valor, ou ticks (múltiplo dos pontos). Assim, ao plotar ordens no gráfico ou iniciá-las pelo painel lateral do Chart Trading, as opções de stop e/ou gain devem aparecer automaticamente.

estrategias

Configuração de zeragem automática

No Chart Trading do Profit também é possível configurar automaticamente a zeragem das posições, evitando grandes perdas e até mesmo a zeragem por parte da corretora, que geralmente envolve custos.

A zeragem deve ser configurada em até um minuto antes do call de fechamento dos mercados. Assim como os stops, elas podem ser configuradas para zerar sua posição de alavancagem na Bolsa, executando as ordens em aberto automaticamente, evitando prejuízos.

Acompanhar desempenho em tempo real

Se a sua intenção é se tornar um day trader, então a ferramenta de chart trading é ideal para acompanhar lucros e prejuízos dos seus papéis em tempo real. Pelo painel lateral ou pela linha das operações abertas no gráfico é possível acompanhar seu desempenho.

Com isso você evita a surpresa ou um “jogo visual” de escalas onde você acredita que está perdendo pouco visto o tamanho de um candle, por exemplo, mas, na verdade a operação já ultrapassou e muito o seu limite de perdas diárias ou mais!

Outras funcionalidades

Além disso, podemos destacar outras 2 grandes vantagens de operar pelo gráfico utilizando uma das plataformas Profit. São possibilidades que te oferecem grande agilidade e vantagem na hora de operar, ajudando na melhora de performance e busca de resultados. Vamos a elas:

Indicadores técnicos em tempo real

O Profit oferece uma infinidade de indicadores, seja de preço, de performance, volume… são muitas possibilidades para se adequar ao estilo de operação e investimento de cada um. Ao inserir indicadores no gráfico, você não perde de vista as movimentações do mercado com base nos critérios que selecionou!

Histórico das ordens

Ao operar pelo gráfico do Profit você terá não somente acesso ao histórico dos ativos e estudos selecionados, mas também o das ordens que emitiu! Configurando essa opção você enxerga seus pontos de entrada e saída, podendo analisar comportamentos e movimentos passados. Não é demais?

Se ainda ficou com dúvidas ou quer saber um pouco mais a respeito dessa excelente ferramenta, confira também esse vídeo que preparamos:

Conclusão

E aí? Tirou todas as suas dúvidas a respeito da operação no gráfico? Operar pelo Chart Trading é e com o Profit você tem acesso a essa funcionalidade utilizada pelos profissionais.

Conheça nossos produtos e faça um teste gratuito do Profit Pro. Em nosso canal do YouTube você encontra tutoriais e aulas completas sobre como utilizar essa poderosa ferramenta, como iniciar no mercado, e como tirar melhor proveito dos seus trades. Inscreva-se e confira.

Gostou do conteúdo? Deixa seu comentário aqui embaixo e assine a nossa news para ficar sempre por dentro das novidades. Bons gains a todos!