View Blog 064
View Blog 064

Você sabe o que é Índice de Força Relativa?

O Índice de Força Relativa (IFR) é um indicador técnico muito utilizado pelos traders grafistas e serve para confirmar hipóteses e/ou ideias do mercado financeiro. Combinado com outras técnicas de análises, é uma ótima ferramenta em diversas situações importantes.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar a importância do IFR para o trader. Além disso, você também vai entender como utilizar esse indicador otimizar recursos e melhorar os resultados obtidos. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O conceito do Índice de Força Relativa

O IFR foi criado por J. Welles Wilder e é um indicador de oscilações que tem como principal função monitorar e fornecer informações sobre as mudanças de preços, assim como a velocidade que elas acontecem no mercado financeiro.

Ele ainda apresenta bastante eficiência para sinalizar em que momentos o preço de determinado ativo está sobrevendido ou sobrecomprado, apontando, assim, as oscilações que ocorreram no período analisado.

O IFR apresenta uma oscilação fixa que vai de 0 a 100, sendo ela a responsável por apontar os sinais gráficos emitidos pelo indicador, sempre de acordo com as tendências apresentadas no momento.

Como fazer cálculos e análises a partir do IFR

Por tradição, considera-se o IFR superavaliado quando está acima de 70 e subavaliado quando está abaixo de 30.

Você pode conferir o cálculo do indicador a partir da fórmula: IFR = 100 – (100 ÷ (1+ FR)) , na qual FR significa Força Relativa, o resultado do cálculo entre a divisão entre a Média de Ganhos (MG) e a Média de Preços (MP).

  • FR = MG/MP

Para que você ache a média de ganhos e perdas, precisará fazer a anotação durante um período estabelecido, que pode ser de um dia. Na análise, você pode apurar a média de 14 períodos (dias).

Nesse caso, temos as seguintes fórmulas:

  • MG= soma de todo os ganhos ÷ 14
  • MP= soma de todas as perdas ÷ 14

Principais características do IFR

Formações gráficas de preços

O IFR apresenta padrões com informações válidas que muitas vezes não são apontadas em gráficos comuns de preço. No entanto, são valiosas para indicar as tendências, suas variações e reversões.

Linhas de resistência e suporte

O IFR é muito eficaz para validação de linhas de resistência e suporte capazes de sugerir as principais regiões de pressão de compra e venda. São patamares de preço anteriores em que o preço se “apoia”, podendo romper ou seguir direção contrária.

ilustração de resistência
ilustração de linha de resistência
ilustração de suporte
ilustração de linha de suporte

Procura de divergências

As divergências acontecem quando o movimento do IFR não concorda com a direção apontada pelos acontecimentos do mercado. A análise apresenta sinais importantes, como fraquezas quando o mercado se encontra em alta, apontando a possibilidade de venda.

O contrário também é válido: existem situações em que os preços fazem um novo fundo e o IFR não aponta a mesma coisa. Ou seja, você pode inferir o surgimento de uma força de compra relevante.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o Índice de Força Relativa (IFR) e a importância e impacto que ele pode ter para a atuação no mercado financeiro. Um dos indicadores mais utilizados por analistas técnicos do mundo todo, o IFR traz inúmeras vantagens quando utilizado da maneira correta.

Essa é uma das inúmeras ferramentas presentes no Profit Pro, a plataforma de mercado na Nelogica. Somam-se a esta, inúmeras outras ferramentas e indicadores para aperfeiçoar suas operações financeiras. Caso ainda não conheça, faça um teste gratuito! Seu jeito de operar nunca mais será o mesmo!