large Lay Blog 017
large Lay Blog 017

Você sabe o que é Reserva de Oportunidade?

por Yuri Oliveira

Fala CPF’s, meu nome é Yuri Oliveira, sou o Co-Fundador e Diretor de Operações da Yep Capital e estou aqui hoje para trazer informações de grande valor à vocês!

É o seguinte, você já deve ter ouvido falar do termo “Reserva de Oportunidade”, mas você sabe o que de fato significa?

Definindo Reserva de Oportunidade

Imagine o seguinte, você tem um carro, mas sabe que em breve poderá precisar trocá-lo, então você começa a juntar um dinheiro para que realize essa troca em um futuro não tão distante. Então, um ano antes do previsto que você se planejou para realizar a troca do seu automóvel. Eis que surge uma mega oferta, o carro novo que você queria comprar está com 30% off, além de IPVA e taxas isentas. Você, então, pensa: “Caramba, oportunidade única, é agora ou nunca!”.

No exemplo, você montou uma reserva de oportunidade, imaginando que iria ter de trocar o carro em alguns anos e no momento oportuno. Logo em seguida, surge uma mega oferta, mesmo que antes do previsto, você usou sua reserva para aproveitar a oportunidade.

No mercado financeiro, isso acontece muito, imagine uma ação de uma empresa como a Vale S.A. [VALE3], que devido a tragédia de Brumadinho em janeiro de 2019 fez com que as ações da empresa despencassem 24,5% no pregão seguinte e poucos dias caiu um total de 27,9% antes da retomada do movimento de alta.

Alguns exemplos

A Vale é uma empresa perene, ou seja, possui bons fundamentos, uma tragédia como essa se transformou em uma oportunidade única para muitos, quem comprou as ações da empresa neste evento, chegou a rentabilizar 46,6% no pré-covid em 2020.

Já nos eventos do Covid ainda em 2020, mas uma grandiosa oportunidade apareceu para os investidores que gostam da empresa, quem tinha a reserva de oportunidade nos meses de Fevereiro e Março do mesmo ano, com toda a certeza, se realizou uma boa análise, fez uma boa compra e atualmente já conta com mais de 209% de alta.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é a situação dos juros futuros. Uma vez que são medidores de aversão ao risco, logo, quando os juros estão em alta, há grandes possibilidades, diria até, certezas, de que o mercado poderá enfrentar uma crise. No entanto, é importante lembrar que da crise podem surgir inúmeras oportunidades de compra de ativos a preços imbatíveis. É quase como uma Black Friday da bolsa de valores.

Há inúmeros cases dentro da Bolsa Brasileira, poderia listar muitos e este artigo ficaria imenso. O detalhe aqui é o seguinte, se em nossa bolsa em vários momentos poderão aparecer oportunidades, imaginem então as bolsas mundo afora!

O que quero dizer com isso é, oportunidades vem e vão, se você não aproveitá-las, outras pessoas vão aproveitar por você!

Conclusão

Em resumo, crises são cíclicas, sempre haverá outra e outra. Para muitos é momento de desespero e pânico, para outros é momento de festa e oportunidade. Toda a diferença está nos olhos de quem vê. Acredite, não ter um bom emocional e não realizar análises de forma fria, trás mais prejuízo do que retornos positivos.

Fique ligado que em breve teremos mais conteúdos especiais por aqui! Conta pra gente, qual assunto você gostaria de ver por aqui?