Você sabe o que são lotes de investimentos no mercado financeiro?

Você sabe o que são lotes de investimento?

Eles podem ser entendidos como o número mínimo de unidades de um ativo que pode ser negociado na Bolsa de Valores. Ter esse entendimento é fundamental na operação com ações e contratos futuros, pois representa um importante passo no seu entendimento sobre a dinâmica de negociações.

O tamanho do lote de um ativo vai determinar o preço do mesmo no mercado. Quando você vê que tal ação fechou o pregão cotado a tantos reais, este valor se refere à unidade da ação. 

Já os lotes concentram várias unidades de ações, sendo que o padrão do mercado é que 1 lote congrega 100 ações de uma mesma empresa. 

O trader deve ter a percepção que, por concentrarem várias unidades, eles têm um valor mais alto, o que apresenta maiores possibilidades de ganhos, mas também configura riscos proporcionais na operação.

Siga no artigo para saber mais!

Entenda o que são lotes de investimentos no mercado de ações

Saiba o que são os lotes de investimento:

Poucos investidores iniciantes sabem, mas todas as ações listadas na B3 são obrigatoriamente negociadas em modelos de lotes, cujo lote padrão é de 100 ações. A existência do lote padrão facilita e uniformiza as negociações, auxiliando a disponibilização de liquidez para os participantes do ativo.

A principal vantagem do mercado integral é justamente a liquidez. Se você pode vender mais ações em menor tempo e com menos negociações, mais fácil você obtém retorno financeiro com esses lotes negociados.

Além disso, os lucros também são maiores ao operar com lotes ao invés de uma unidade de ação. Proporcionalmente, a exposição ao risco também aumenta. Por isso, é sempre fundamental estar com sua gestão de risco em dia.

Lotes no mercado futuro

O sistema de negociação por lotes não se resume apenas ao mercado à vista, caracterizado pela compra e venda de ações. Pelo contrário, esta padronização também existe no mercado de futuros, onde são realizadas a maioria das operações de traders brasileiros. 

No caso dos contratos cheios de Índice (WINFUT) e de dólar (DOLFUT) o lote mínimo é de 5 contratos. Já os mini contratos dos mesmos ativos têm a negociação mínima estabelecida em 1 lote. Ou seja, 1 mini contrato. 

Nas negociações sobre a taxa de juros (DI), o padrão é igual a dos contratos cheios de dólar e índice. O lote padrão do DI futuro é de 5 contratos. Normalmente, um contrato padrão de DI tem o valor de R$100.000 ou 100.000 pontos na data de vencimento.

ETFs e BDRs

Em 2020, a B3 anunciou uma redução nos lotes padrões dos fundos de índice, conhecidos também como ETFs, e nos BDRs, que são certificados de ações emitidas por empresas do exterior. 

Desde então, a quantidade mínima negociada (lote) de BDRs Não Patrocinados Nível I, ETFs de renda variável e as Opções sobre ETFs de renda variável passaram de 10 para 1 unidade. Além disso, os BDRs Patrocinados Nível II ou III passarão de 100 unidades para 1 unidade.

Mercado fracionário

O mercado fracionário é uma opção aos traders que não disponham de financeiro suficiente para operar na B3, mas ele vale especialmente para as ações. Contudo, esse mercado tem uma característica pouco vantajosa: sua liquidez é prejudicada.

Nesse modelo são vendidas quantidades avulsas de ações. Porém o trader deve estar atento aos custos das operações no mercado fracionário, que podem comprometer o lucro.

Para acessar o mercado fracionário no Profit, basta você inserir a letra F após o ticker do ativo, como exemplo: PETR4F, ALPA4F e VALE3F.

Conheça os riscos de operar os lotes

Você precisa estar atento também aos riscos de se operar lotes de investimentos. Com aportes mais altos, naturalmente, há possibilidades de perdas mais impactantes. Por esse motivo, é extremamente recomendável operar nessa modalidade apenas após ter adquirido boa experiência no mercado financeiro.

Os lotes de investimentos são possibilidades reais e que devem ser cada vez mais consideradas. Eles podem representar ganhos relevantes para quem busca capitalizar em tempo curto.

No entanto, para este ou qualquer outro tipo de operação, tenha sempre em mente que é preciso seguir sua estratégia pré estabelecida. Além disso, manter sempre sua gestão de risco alinhada ao capital que você dispõe para as operações.

Conclusão

Agora você já sabe o que são os lotes de investimento no mercado financeiro? Para seguir acompanhando tudo sobre o universo trader e renda variável, confira mais conteúdos no Blog da Nelogica.

Com estudo e dedicação, você terá todas as chances de vencer no mercado. E para começar sua jornada da melhor maneira, teste por 15 dias o Profit sem custo nenhum! 

Clique aqui e dê um gain na sua vida!