Lay Blog 035.1
Lay Blog 035.1

Você sabe o que são lotes de investimentos?

Os lotes de investimentos podem ser entendidos como o número mínimo de unidades de um ativo que pode ser negociado no mercado financeiro. Ter esse entendimento é fundamental na operação com ações.

O trader deve ter a percepção que o lote, por concentrar várias unidades, tem um valor mais alto, o que apresenta maiores possibilidades de ganhos, mas também configura riscos proporcionais na operação.

Você vai poder conferir, ao longo deste post, tudo o que precisa saber sobre os lotes de investimento e o que representam, detalhadamente.

Entenda melhor o que são lotes de investimentos

Poucos investidores iniciantes sabem, mas todas as ações listadas na Bovespa são obrigatoriamente negociadas em modelos de lotes, cujo lote padrão é de 100 ações.

 

A existência do lote padrão facilita e uniformiza as negociações, auxiliando a disponibilização de liquidez para os participantes do ativo.

Há a possibilidade de negociar unidades de ações, o que acontece em menores preços e de forma mais acessível financeiramente. Entretanto, esse tipo de negociação acontece fora da Bovespa, mais especificamente no mercado fracionário.

Mercado fracionário

O mercado fracionário é uma opção aos traders que não disponham de financeiro suficiente para operar na Bovespa. Contudo, esse mercado tem uma característica pouco vantajosa: sua liquidez é prejudicada.

Nesse modelo são vendidas quantidades avulsas de ações, especialmente de grandes empresas, porém o trader deve estar atento aos custos das operações no mercado fracionário, que podem comprometer o lucro.

Veja as vantagens de negociar lotes de investimento

A principal vantagem do mercado integral é a liquidez. Se você pode vender mais ações em menor tempo e com menos negociações, mais fácil você obtém retorno financeiro com esses lotes negociados.

Além dessa possibilidade de conseguir bons valores em curto prazo, os valores são muito maiores também nos lucros.

Conheça os riscos de operar os lotes

É preciso estar atento, também, aos riscos de se operar lotes de investimentos. Com aportes mais altos, naturalmente, há possibilidades de perdas mais impactantes. Por esse motivo, é extremamente recomendável operar nessa modalidade apenas após ter adquirido boa experiência no mercado de investimentos.

Os lotes de investimentos são possibilidades reais e que devem ser cada vez mais consideradas. Eles podem representar ganhos relevantes para quem busca capitalizar em tempo curto.

Se você gostou deste conteúdo e acredita que outras pessoas podem se beneficiar dele, compartilhe em suas redes sociais!